Como se tornar um desenvolvedor de jogos?
SAGA Entrevista Felipe Folgosi na Fest Comix 2016
08/02/2016
Como serão os cinemas em realidade virtual?
08/15/2016
Exibir Tudo

Como se tornar um desenvolvedor de jogos?

Se você gosta de games, provavelmente já parou para pensar em como eles são criados, não é? E a verdade é que existe muito mais por trás do produto final do que as pessoas costumam conhecer.

Para que um jogo fique pronto, ele passa por artistas gráficos, designers, engenheiros, compositores de som e, claro, pelos programadores. Depois disso, eles ainda passam pelos testadores e pelos jogadores beta, para evitar que passem erros de lógica e bugs do sistema.

Diante de tudo isso, para que você aprenda a desenvolver jogos, é importante ter alguns conhecimentos específicos. Por isso, no post de hoje, separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira!

programmer

Crédito da imagem: Digitaltrends

ESTUDE PROGRAMAÇÃO

Programar não é algo considerado fácil, mas é importante que um desenvolvedor de jogos saiba ao menos o básico de programação. Para isso, você pode conseguir experiência programando jogos desde o início, tentando entender como funciona cada etapa.

Programadores precisam aprender sobre vetores e suas operações, lógica de programação e estrutura de códigos de software, além da programação orientada a projetos. Além disso, você precisará entender linguagens de programação, como C, C++, Java e Lua.

epic-games-unreal-engine-4-logo_1280.0

Crédito da imagem: Polygon

ESCOLHA UMA BOA FERRAMENTA

Atualmente, existem vários engines de game disponíveis no mercado. Engines são, basicamente, programas de desenvolvimento com diversas funcionalidades que têm o objetivo de facilitar a produção do jogo, para que ele não precise ser criado do zero. Entre os mais utilizados atualmente, estão a CryEngine, a Radiant, a Source e a Unreal Engine.

Com essas ferramentas, é possível criar personagens, mapas e níveis, além de outras milhares de funcionalidades. A mais popular entre elas é a Unreal, pois é a mais simples de usar e possui excelentes ferramentas para desenvolver jogos de todos os tipos.

design

Crédito da imagem: blog.welancer

APRENDA DESIGN

Atualmente, a maior parte dos jogos é feita com engines como esses que foram citados acima. Eles proporcionam uma grande variedade de ações para a criação dos jogos, mas, para conseguir realizá-las adequadamente, é fundamental aprender design.

Até porque as engines atualmente já podem até substituir a programação. Sendo assim, criar cenários motivadores, personagens interessantes e toda a parte de design deve ser uma de suas primeiras tarefas se você deseja se tornar um desenvolvedor de jogos.

game-design-1024x799

Crédito da imagem: mkgstudios

SEMPRE CONTINUE A SE ESPECIALIZAR

Para começar, é fundamental fazer um bom curso de desenvolvimento de jogos, para que você entre em contato com as ferramentas e sistemas que serão essenciais para sua formação.

Contudo, mesmo após ter feito um curso base, ainda é essencial que você continue se especializando sempre, afinal, o que não faltarão são novidades e novas técnicas de programação, já que essa área evolui constantemente.

Além disso, não se esqueça também de acompanhar os lançamentos dos jogos e analisá-los com um olhar de desenvolvedor de jogos — eles podem ser uma ótima fonte de inspiração.

IMG_0414

Crédito da imagem: the-witness.net

COMUNIQUE-SE COM OUTROS DESENVOLVEDORES

Ter contato com outros desenvolvedores é uma excelente forma de aprender e trocar experiências. Além disso, conversar em chats, fóruns e acompanhar o trabalho de outros desenvolvedores pode ser uma ótima forma de conseguir contatos, seja para parcerias ou mesmo para se inserir no mercado profissional.

gameArt_092-093

Crédito da imagem: Nerdywithchildren

SAIBA COMO E QUANDO ESCOLHER UMA ESPECIALIZAÇÃO

É muito importante que, no começo, você compreenda um pouco sobre todas as etapas de criação e desenvolvimento de jogos. No entanto, depois de entender os aspectos de forma geral, você deverá se especializar na área que mais lhe atrair.

Você pode ser um programador e escrever códigos-fonte e scripts, pode criar materiais de divulgação, ser um editor de vídeo, e várias outras opções; o importante é escolher a área com a qual você mais se identifica e que mais gosta.

E então, o que achou deste artigo? Você tem vontade de ser um desenvolvedor de jogos? Conta pra gente nos comentários!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME