Escola SAGA - Curso Playgame - Criação de Jogos

Curso de desenvolvimento de jogos - PLAYGAME

CURSO PLAYGAME

Por que estudar Desenvolvimento de Jogos?

É o mercado que mais cresce no Brasil e no mundo. Fatura mais que a indústria cinematográfica e musical JUNTAS. Existem diversas profissões distintas dentro do segmento de games: Game Designer, Programador, Designer de Cenários e Personagens, artista 3D, escultor, animador, entre outros.

Por que estudar na SAGA?

  • A SAGA é referência nacional no ensino de games.

  • Curso pioneiro no Brasil.

  • 480 horas – A maior carga horária do mercado.

  • Da arte à programação – tudo o que você precisa aprender para desenvolver jogos empolgantes, personagens e cenários realistas.

  • Equipamentos e softwares profissionais.

  • Criado por apaixonados por jogos, como você.

  • É Academic Partner da Pixologic (ZBrush), Allegorithmic (Substance Painter) Epic Games (Unreal Engine) e Centro Autorizado da Adobe e Autodesk. Todas empresas que dominam o mercado mundial de Visual Effects, Computação Gráfica e Desenvolvimentos de Jogos.

O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIVIDIDOS EM 4 GRUPOS

Game DesignArte3DProdução

MÓDULOS DO PLAYGAME

LEVEL 01 | Introdução ao Game

LEVEL 01 | Introdução ao Game

Nesse módulo o aluno aprenderá todos os conceitos da profissão de desenvolvimento de jogos. Desde o mercado, conceitos de equipe, como se inserir no mercado e quais as jogabilidades, passando por roteiro, criação de personagens finalizando o game design document.

Objetivo: Roteiro, planejamento e criação de projeto de game.

LEVEL 02 | Desenho Básico

LEVEL 02 | Desenho Básico

Introdução as técnicas de desenho básico como aquecimento, traço, luz e sombra, texturas, ponto de fuga entre outros.

Objetivo: Produzir desenhos para treinar sua técnica de desenho.

LEVEL 03 | Concept Arte de Cenários

LEVEL 03 | Concept Art de Cenários

Agora o aluno aprenderá técnicas de pintura digital para criar os concept arts finais dos cenários do jogo. Ele verá teoria de cores, luz e sombra, estilos de pinturas e se aprofundará no Adobe Photoshop.

Objetivo: Criar concept arts do jogo utilizando o Photoshop.

LEVEL 04 | Level Design Fundamental

LEVEL 04 | Level Design Fundamental

Introdução dos conceitos de level design para criação de cenários funcionais e competentes focando na diversão, desafios e interações com a jogabilidade. O aluno verá desde as teorias básicas, passando por teoria do flow, balanceamento entre outros.

Objetivo: Criar todo fluxograma de como funcionará o cenário com seus desafios.

LEVELS 05 | Concept de Personagem I

LEVELS 05 | Concept de Personagem I

O aluno agora será introduzido ao universo de desenho para personagens. Verá técnicas de desenho de personagem, proporção, anatomia entre outros.

Objetivo: Criar o concept art do personagem principal.


LEVELS 06 | Concept de Personagem II

LEVELS 06 | Concept de Personagem II

Nesse módulo o aluno irá ver técnicas avançadas da produção de personagens, como estilização, drapejamento e criação de acessórios, trabalhando também com cores, criando a imagem final para produção do personagem 3D.

Objetivo: Criar o blueprint do personagem principal.

LEVEL 07 | Escultura de Personagem I

LEVEL 07 | Escultura de Personagem I

Aqui os alunos serão introduzidos ao universo da modelagem em clay. Eles verão como criar a estrutura da escultura, como aplicar a massa, definição dos volumes e finalização focada no busto do personagem.

Objetivo: Criar o busto do personagem.


LEVELS 08 | Escultura de Personagem II

LEVELS 08 | Escultura de Personagem II

Agora os alunos farão a escultura de corpo inteiro do personagem. Aprenderão como criar a estrutura de arame para corpo inteiro, a aplicação da massa com os volumes anatômicos corretos e a finalização da peça.

Objetivo: Criar a escultura de corpo inteiro do personagem.

LEVELS 09 | Concept de Armas e Veículos

LEVELS 09 | Concept de Armas e Veículos

Nesse módulo os alunos aprenderão as técnicas e conceitos para criação dos concepts de armas e veículos para o jogo. Vão se preocupar com funcionalidade, visual e aplicabilidade dentro do jogo.

Objetivo: Criar os concepts de armas e veículos do jogo.

LEVEL 10 | 3D Fundamental I

LEVEL 10 | 3D Fundamental I

Nesse módulo o aluno é introduzido ao universo 3D com o Autodesk Maya e aprende os conceitos básicos como modelagem, mapeamento, texturas e render, utilizando ADOBE PHOTOSHOP e SUBSTANCE PAINTER.


Objetivo: Criar um cenário simples para aplicação das técnicas aprendidas.


LEVEL 11 | 3D Fundamental II

LEVEL 11 | 3D Fundamental II

Técnicas avançadas de modelagem de objetos para games como o cuidado com a topologia, modularidade e mapas.

Objetivo: Criar os objetos para composição dos cenários do jogo.

LEVEL 12 | Composição e Textura

LEVEL 12 | Composição e Textura

No módulo de Composição e Textura o aluno é introduzido aos conceitos de criação de texturas utilizando o Adobe Photoshop. Aprenderá como criar os diversos mapas de textura, tile e a sua aplicação nos objetos 3D.

Objetivo: Criar as texturas que serão utilizadas no jogo.

LEVEL 13 | Personagem 3D I

LEVEL 13 | Personagem 3D I

Os alunos produzirão uma basemesh com todos os edge loops necessários para a modelagem high poly.. Será utilizado um blueprint. No final o aluno terá um personagem lowpoly pronto para ser a base da escultura digital.

Objetivo: Criar a base mesh para escultura digital do personagem.


LEVEL 14 | Personagem 3D II

LEVEL 14 | Personagem 3D II

O level de 3D II é destinado ao desenvolvimento das técnicas de escultura digital usando Zbrush, mapeamento, texturização de personagem e preparação para a animação utilizando Maya, criando um fluxo de malha adequada a uma animação dinâmica e impactante, bem como a aplicação das estruturas de controle.

Os alunos agora irão esculpir digitalmente todos os detalhes tanto de anatomia, quanto drapejamento e detalhes de acessórios para que posteriormente possam ser criados os mapas de detalhes para que o personagem fique leve, mas com bastante detalhamento.


Objetivo: Criar o modelo high poly do personagem.


LEVEL 15 | Personagem 3D III

LEVEL 15 | Personagem 3D III

Aqui os alunos farão a malha final para o jogo fazendo a retopologia e otimizando o máximo o personagem para ser inserido na engine gráfica. Também gerarão todos os mapas de textura.

Objetivo: Finalizar o modelo 3D do personagem.

LEVEL 16 | Rigging

LEVEL 16 | Rigging

Nesse módulo os alunos aprenderão a criar o rigging dos personagens que fizeram anteriormente. O rigging é o processo de criação do esqueleto para que esse personagem seja animado posteriormente. Aprenderão os processos de rigging do corpo e facial, criar controladores para o corpo e rosto e já criarão todos os blendshapes para animação facial.

Objetivo: criar o rigging e preparar o personagem para animação.


LEVEL 17 | Animação de Personagem

LEVEL 17 | Animação de Personagem

Conceitos e desenvolvimento de animação aplicados nos personagens já criados nos módulos anteriores, animações perfeitas de caminhada, corrida, salto, agachamento, tiros e todos os movimentos necessários dentro do jogo.

Objetivo: Criar as animações para o personagem.

LEVEL 18 | UE4 Fundamental

LEVEL 18 | UE4 Fundamental

Agora o aluno entrará em contato pela primeira vez com a poderosa Unreal Engine 4, responsável por jogos como Gears of War 3 e Mass Efect entre outros e conhecerá os conceitos básicos do software. Ele já produzirá nesse módulo o primeiro cenário jogável.

Objetivo: Montar os cenários do jogo.


LEVEL 19 | UE4 Blueprint

LEVEL 19 | UE4 Blueprint

Nesse módulo os alunos aprenderão os conceitos de programação utilizando na Unreal Blueprint. Verão os importantes nodes, como criar as programações de todos os aspectos do jogo.

Objetivo: Criar a programação do jogo.


LEVEL 20 | UE4 Materiais e UMG

LEVEL 20 | UE4 Materiais e UMG

Aqui os alunos aprenderão os conceitos de criação de materiais e Unreal Motion Graphics para criação do HUD.

Objetivo: Importar as texturas e criar os materiais e criar o HUD (Interface do jogo).


LEVEL 21 | UE4 Para Personagem

LEVEL 21 | UE4 Para Personagem

Os alunos agora importarão os personagens e texturas feitos e também aprenderão como criar uma biblioteca de animações que produziram no módulo anterior e também criarão os guias de quais animações devem ser executadas quando determinado comando seja feito em jogo. Nesse módulo também produzirão o ragdoll do personagem (configuração que faz com que ele utilize física real) e finalizarão produzindo os scripts dos personagens e fazendo-o ficar 100% jogável.

Objetivo: Produção de Bibliotecas de animação e aplicação de guias e Scripts.


LEVEL 22 | UE4 Inteligência Artificial

LEVEL 22 | UE4 Inteligência Artificial

Aqui os alunos aprenderão a criar a inteligência artificial do jogo e todos os NPCs (personagem não jogável) e inimigos.

Objetivo: Criar os NPCS do jogo.


LEVEL 23 | UE4 Armas e Veículos 3D

LEVEL 23 | UE4 Armas e Veículos 3D

Aprender como fazer as armas e veículos que produziram em 3D serem funcionais dentro do jogo. Os alunos aprenderão os blueprints focado em armas e veículos e poderão customizar e criar suas próprias armas utilizando as funções e comandos aprendidos.

Objetivo: Criar os blueprints de armas e veículos.

LEVEL 24 | Supervisão de Projetos

LEVEL 24 | Supervisão de Projetos

Etapa final de produção orientada do jogo de conclusão de curso, contemplando a apresentação do projeto, modelo de negócio, cronogramas e o game final. Aprovado eles começarão a produzir o jogo final, sempre com orientação dos professores e coordenador de ensino.

Objetivo: Finalizar o jogo de conclusão de curso.

ONDE CURSAR


 

SP | LAPA
+55 (11) 3836-8181

SP | SANTO AMARO
+55 (11) 3796-4003


SP | TATUAPÉ
+55 (11) 2092-9239


MG | BELO HORIZONTE
+55 (31) 3217-8800

BA | SALVADOR
+55 (71) 3328-8888

PE | RECIFE
+55 (81) 3463-5888


 

O MERCADO DE JOGOS

O Mercado de Jogos é o que mais cresce no mundo atualmente. O faturamento da indústria de games, já é praticamente o dobro da Industria de Cinema e música JUNTOS.

O Brasil é o 11º mercado mundial em faturamento e o 4º no número de jogadores.

O mercado não é apenas para os jogos de entretenimento, o mercado corporativo, indústria em geral, está utilizando o Game como principal ferramenta para treinar seus funcionários nas mais diversas funções, assim com o mercado educacional, a chamada GAMIFICAÇÃO.

O Desenvolvedor de jogos pode atuar como autônomo, como funcionário terceirizado ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.

Faturamento da indústria ( Ano: 2016 / mundo )

JOGOS: 99.6 BI / ANO
CINEMA: 38 BI / ANO
MÚSICA: 15 BI / ANO

O Brasil é o 11º lugar no mundo em faturamento e o 4º lugar no Ocidente em número de jogadores.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Conheça abaixo as principais áreas de atuação do mercado de desenvolvimento de jogos.

O curso Playgame da SAGA é de formação generalista com foco em produção de arte e game design. Abrange também programação através da função de bluprints dentro da Unrel Engine. Da ao aluno uma excelente visão global de produção de game, preparando-o para uma interação multidisciplinar em equipes de desenvolvimento.

Artistas 2D / Concept Artist

São os artistas conceituais, com grande habilidade de desenho e pintura 2D, são responsáveis por conceituar a aparência do game. Desde personagens e criaturas a cenários, ambientação, objetos e armas. Eles trabalham diretamente com a direção de arte do game e são focados em manter a consistência visual de estilo do game. Também são alocados para criação de storyboads que exige uma habilidade para desenhos rápidos para passar uma ideia.

Artistas 3D

Modeladores 3D de personagens, criaturas e objetos. Utilizam programas de modelagem 3D como Maya, 3D Max, MudBox e Zbrush. Precisam ter um ótimo conhecimento em anatomia humana e animal para criar aparências críveis.

Texturizadores

São os artistas que texturizam os objetos, personagens, cenários e criaturas dando aspectos de materiais diferentes e coloração. Funções que geralmente são feitas pelo modelador 3D. Mas existem especialistas na área.

Artistas técnicos

Uma função importante para ajudar todo o time de arte. Eles dominam bem os softwares que a equipe usa e cria processos que aceleram a produção. Uma função geralmente ocupada por pessoas com anos de experiências.

Designer de interface / UI artist

São os responsáveis em criar a HUD do game (Informações na tela do game, interface de menu e navegação).

Diretor de arte

O líder da equipe de arte, também conhecido como artista principal. Eles usam sua experiência para gerir todas as áreas da equipe de arte para garantir consistência e qualidade. Decidem o estilo de arte e “sentimento”, embora raramente produzir arte si. A maior parte do tempo é gasto no gerenciamento, orientando tarefas e correspondendo com os produtores e designers.

Game designer

Tem a função de desenvolver o Projeto do Jogo, chamado Game Design. Esse projeto contém toda a descrição de como será o jogo, as interações, o que poderá ocorrer, quando poderá ocorrer, as condições de jogo para que ocorra, enfim, a descrição completa do que é o Jogo e como funcionará. Tudo isso ficará num GDD – GAMER DESING DOCUMENT. É a partir desse documento que toda a equipe irá produzir o jogo da forma como ele foi projetado e idealizado pelo Game Designer.

Level designer

É o responsável por cuidar dos cenários, e seus elementos, de cada nível do jogo, se preocupando com a caracterização de acordo com a sensação que ele deve passar e também com a possibilidade de possíveis armadilhas encontradas pelo caminho, que foram definidas no projeto do jogo.

Programadores

Assim como artistas, programadores tem função primordial para qualidade do jogo. Responsáveis e tornar possível o que foi criado pelo time de game design, programadores podem atuar em várias funções como: gráficos, inteligência artificial, HUD, física, rede, mecânica, etc.

PARCERIAS SAGA

unrel engine

adobe

autodesk

pixologic

Allegorithmic

PLAYGAME

APRENDA A CRIAR O SEU PRÓPRIO JOGO

Entre para o mercado que fatura mais que Cinema e Música juntos. Aprenda a criar Jogos digitais.

Por que estudar Desenvolvimento de Jogos?

  • É o mercado que mais cresce no Brasil e no mundo.

  • Fatura mais que a indústria cinematográfica e musical JUNTAS.

  • Existem diversas profissões distintas dentro do segmento de games: Game Designer, Programador, Designer de Cenários e Personagens, artista 3D, escultor, animador, entre outros.

Por que estudar na SAGA?

  • A SAGA é referência nacional no ensino de games.

  • Curso pioneiro no Brasil

  • 480 horas – A maior carga horária do mercado.

  • Da arte à programação – tudo o que você precisa aprender para desenvolver jogos empolgantes, personagens e cenários realistas.

  • Equipamentos e softwares profissionais.

  • Criado por apaixonados por jogos, como você.

  • É Academic Partner da Pixologic (ZBrush), Allegorithmic (Substance Painter) Epic Games (Unreal Engine) e Centro Autorizado da Adobe e Autodesk. Todas empresas que dominam o mercado mundial de Visual Effects, Computação Gráfica e Desenvolvimentos de Jogos.

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CONHEÇA OS MÓDULOS DO PLAYGAME

LEVEL 01 | Introdução ao Game

LEVEL 01 | Introdução ao Game

Nesse módulo o aluno aprenderá todos os conceitos da profissão de desenvolvimento de jogos. Desde o mercado, conceitos de equipe, como se inserir no mercado e quais as jogabilidades, passando por roteiro, criação de personagens finalizando o game design document.

Objetivo: Roteiro, planejamento e criação de projeto de game.

LEVEL 02 | Desenho Básico

LEVEL 02 | Desenho Básico

Introdução as técnicas de desenho básico como aquecimento, traço, luz e sombra, texturas, ponto de fuga entre outros.

Objetivo: Produzir desenhos para treinar sua técnica de desenho.

LEVEL 03 | Concept Arte de Cenários

LEVEL 03 | Concept Art de Cenários

Agora o aluno aprenderá técnicas de pintura digital para criar os concept arts finais dos cenários do jogo. Ele verá teoria de cores, luz e sombra, estilos de pinturas e se aprofundará no Adobe Photoshop.

Objetivo: Criar concept arts do jogo utilizando o Photoshop.

LEVEL 04 | Level Design Fundamental

LEVEL 04 | Level Design Fundamental

Introdução dos conceitos de level design para criação de cenários funcionais e competentes focando na diversão, desafios e interações com a jogabilidade. O aluno verá desde as teorias básicas, passando por teoria do flow, balanceamento entre outros.

Objetivo: Criar todo fluxograma de como funcionará o cenário com seus desafios.

LEVELS 05 | Concept de Personagem I

LEVELS 05 | Concept de Personagem I

O aluno agora será introduzido ao universo de desenho para personagens. Verá técnicas de desenho de personagem, proporção, anatomia entre outros.

Objetivo: Criar o concept art do personagem principal.


LEVELS 06 | Concept de Personagem II

LEVELS 06 | Concept de Personagem II

Nesse módulo o aluno irá ver técnicas avançadas da produção de personagens, como estilização, drapejamento e criação de acessórios, trabalhando também com cores, criando a imagem final para produção do personagem 3D.

Objetivo: Criar o blueprint do personagem principal.

LEVEL 07 | Escultura de Personagem I

LEVEL 07 | Escultura de Personagem I

Aqui os alunos serão introduzidos ao universo da modelagem em clay. Eles verão como criar a estrutura da escultura, como aplicar a massa, definição dos volumes e finalização focada no busto do personagem.

Objetivo: Criar o busto do personagem.


LEVELS 08 | Escultura de Personagem II

LEVELS 08 | Escultura de Personagem II

Agora os alunos farão a escultura de corpo inteiro do personagem. Aprenderão como criar a estrutura de arame para corpo inteiro, a aplicação da massa com os volumes anatômicos corretos e a finalização da peça.

Objetivo: Criar a escultura de corpo inteiro do personagem.

LEVELS 09 | Concept de Armas e Veículos

LEVELS 09 | Concept de Armas e Veículos

Nesse módulo os alunos aprenderão as técnicas e conceitos para criação dos concepts de armas e veículos para o jogo. Vão se preocupar com funcionalidade, visual e aplicabilidade dentro do jogo.

Objetivo: Criar os concepts de armas e veículos do jogo.

LEVEL 10 | 3D Fundamental I

LEVEL 10 | 3D Fundamental I

Nesse módulo o aluno é introduzido ao universo 3D com o Autodesk Maya e aprende os conceitos básicos como modelagem, mapeamento, texturas e render, utilizando ADOBE PHOTOSHOP e SUBSTANCE PAINTER.


Objetivo: Criar um cenário simples para aplicação das técnicas aprendidas.


LEVEL 11 | 3D Fundamental II

LEVEL 11 | 3D Fundamental II

Técnicas avançadas de modelagem de objetos para games como o cuidado com a topologia, modularidade e mapas.

Objetivo: Criar os objetos para composição dos cenários do jogo.

LEVEL 12 | Composição e Textura

LEVEL 12 | Composição e Textura

No módulo de Composição e Textura o aluno é introduzido aos conceitos de criação de texturas utilizando o Adobe Photoshop. Aprenderá como criar os diversos mapas de textura, tile e a sua aplicação nos objetos 3D.

Objetivo: Criar as texturas que serão utilizadas no jogo.

LEVEL 13 | Personagem 3D I

LEVEL 13 | Personagem 3D I

Os alunos produzirão uma basemesh com todos os edge loops necessários para a modelagem high poly.. Será utilizado um blueprint. No final o aluno terá um personagem lowpoly pronto para ser a base da escultura digital.

Objetivo: Criar a base mesh para escultura digital do personagem.


LEVEL 14 | Personagem 3D II

LEVEL 14 | Personagem 3D II

O level de 3D II é destinado ao desenvolvimento das técnicas de escultura digital usando Zbrush, mapeamento, texturização de personagem e preparação para a animação utilizando Maya, criando um fluxo de malha adequada a uma animação dinâmica e impactante, bem como a aplicação das estruturas de controle.

Os alunos agora irão esculpir digitalmente todos os detalhes tanto de anatomia, quanto drapejamento e detalhes de acessórios para que posteriormente possam ser criados os mapas de detalhes para que o personagem fique leve, mas com bastante detalhamento.


Objetivo: Criar o modelo high poly do personagem.


LEVEL 15 | Personagem 3D III

LEVEL 15 | Personagem 3D III

Aqui os alunos farão a malha final para o jogo fazendo a retopologia e otimizando o máximo o personagem para ser inserido na engine gráfica. Também gerarão todos os mapas de textura.

Objetivo: Finalizar o modelo 3D do personagem.

LEVEL 16 | Rigging

LEVEL 16 | Rigging

Nesse módulo os alunos aprenderão a criar o rigging dos personagens que fizeram anteriormente. O rigging é o processo de criação do esqueleto para que esse personagem seja animado posteriormente. Aprenderão os processos de rigging do corpo e facial, criar controladores para o corpo e rosto e já criarão todos os blendshapes para animação facial.

Objetivo: criar o rigging e preparar o personagem para animação.


LEVEL 17 | Animação de Personagem

LEVEL 17 | Animação de Personagem

Conceitos e desenvolvimento de animação aplicados nos personagens já criados nos módulos anteriores, animações perfeitas de caminhada, corrida, salto, agachamento, tiros e todos os movimentos necessários dentro do jogo.

Objetivo: Criar as animações para o personagem.

LEVEL 18 | UE4 Fundamental

LEVEL 18 | UE4 Fundamental

Agora o aluno entrará em contato pela primeira vez com a poderosa Unreal Engine 4, responsável por jogos como Gears of War 3 e Mass Efect entre outros e conhecerá os conceitos básicos do software. Ele já produzirá nesse módulo o primeiro cenário jogável.

Objetivo: Montar os cenários do jogo.


LEVEL 19 | UE4 Blueprint

LEVEL 19 | UE4 Blueprint

Nesse módulo os alunos aprenderão os conceitos de programação utilizando na Unreal Blueprint. Verão os importantes nodes, como criar as programações de todos os aspectos do jogo.

Objetivo: Criar a programação do jogo.


LEVEL 20 | UE4 Materiais e UMG

LEVEL 20 | UE4 Materiais e UMG

Aqui os alunos aprenderão os conceitos de criação de materiais e Unreal Motion Graphics para criação do HUD.

Objetivo: Importar as texturas e criar os materiais e criar o HUD (Interface do jogo).


LEVEL 21 | UE4 Para Personagem

LEVEL 21 | UE4 Para Personagem

Os alunos agora importarão os personagens e texturas feitos e também aprenderão como criar uma biblioteca de animações que produziram no módulo anterior e também criarão os guias de quais animações devem ser executadas quando determinado comando seja feito em jogo. Nesse módulo também produzirão o ragdoll do personagem (configuração que faz com que ele utilize física real) e finalizarão produzindo os scripts dos personagens e fazendo-o ficar 100% jogável.

Objetivo: Produção de Bibliotecas de animação e aplicação de guias e Scripts.


LEVEL 22 | UE4 Inteligência Artificial

LEVEL 22 | UE4 Inteligência Artificial

Aqui os alunos aprenderão a criar a inteligência artificial do jogo e todos os NPCs (personagem não jogável) e inimigos.

Objetivo: Criar os NPCS do jogo.


LEVEL 23 | UE4 Armas e Veículos 3D

LEVEL 23 | UE4 Armas e Veículos 3D

Aprender como fazer as armas e veículos que produziram em 3D serem funcionais dentro do jogo. Os alunos aprenderão os blueprints focado em armas e veículos e poderão customizar e criar suas próprias armas utilizando as funções e comandos aprendidos.

Objetivo: Criar os blueprints de armas e veículos.

LEVEL 24 | Supervisão de Projetos

LEVEL 24 | Supervisão de Projetos

Etapa final de produção orientada do jogo de conclusão de curso, contemplando a apresentação do projeto, modelo de negócio, cronogramas e o game final. Aprovado eles começarão a produzir o jogo final, sempre com orientação dos professores e coordenador de ensino.

Objetivo: Finalizar o jogo de conclusão de curso.

UNREAL ENGINE PARTNER

24

MÓDULOS

480

HORAS

24

MESES

ONDE CURSAR


SP | LAPA
+55 (11) 3836-8181


 SP | SANTO AMARO
+55 (11) 3796-4003

 


SP | TATUAPÉ
+55 (11) 2092-9239


MG | BELO HORIZONTE
+55 (31) 3217-8800


BA | SALVADOR
+55 (71) 3328-8888


PE | RECIFE
+55 (81) 3463-5888

O MERCADO DE JOGOS

O Mercado de Jogos é o que mais cresce no mundo atualmente. O faturamento da indústria de games, já é praticamente o dobro da Industria de Cinema e música JUNTOS.

O Brasil é o 11º mercado mundial em faturamento e o 4º no número de jogadores.

O mercado não é apenas para os jogos de entretenimento, o mercado corporativo, indústria em geral, está utilizando o Game como principal ferramenta para treinar seus funcionários nas mais diversas funções, assim com o mercado educacional, a chamada GAMIFICAÇÃO.

O Desenvolvedor de jogos pode atuar como autônomo, como funcionário terceirizado ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.

Faturamento da indústria ( Ano: 2016 / mundo )

JOGOS: 99.6 BI / ANO
CINEMA: 38 BI / ANO
MÚSICA: 15 BI / ANO

O Brasil é o 11º lugar no mundo em faturamento e o 4º lugar no Ocidente em número de jogadores.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Conheça abaixo as principais áreas de atuação do mercado de desenvolvimento de jogos.

O curso Playgame da SAGA é de formação generalista com foco em produção de arte e game design. Abrange também programação através da função de bluprints dentro da Unrel Engine. Da ao aluno uma excelente visão global de produção de game, preparando-o para uma interação multidisciplinar em equipes de desenvolvimento.

Artistas 2D / Concept Artist

São os artistas conceituais, com grande habilidade de desenho e pintura 2D, são responsáveis por conceituar a aparência do game. Desde personagens e criaturas a cenários, ambientação, objetos e armas. Eles trabalham diretamente com a direção de arte do game e são focados em manter a consistência visual de estilo do game. Também são alocados para criação de storyboads que exige uma habilidade para desenhos rápidos para passar uma ideia.

Artistas 3D

Modeladores 3D de personagens, criaturas e objetos. Utilizam programas de modelagem 3D como Maya, 3D Max, MudBox e Zbrush. Precisam ter um ótimo conhecimento em anatomia humana e animal para criar aparências críveis.

Texturizadores

São os artistas que texturizam os objetos, personagens, cenários e criaturas dando aspectos de materiais diferentes e coloração. Funções que geralmente são feitas pelo modelador 3D. Mas existem especialistas na área.

Artistas técnicos

Uma função importante para ajudar todo o time de arte. Eles dominam bem os softwares que a equipe usa e cria processos que aceleram a produção. Uma função geralmente ocupada por pessoas com anos de experiências.

Designer de interface / UI artist

São os responsáveis em criar a HUD do game (Informações na tela do game, interface de menu e navegação).

Diretor de arte

O líder da equipe de arte, também conhecido como artista principal. Eles usam sua experiência para gerir todas as áreas da equipe de arte para garantir consistência e qualidade. Decidem o estilo de arte e “sentimento”, embora raramente produzir arte si. A maior parte do tempo é gasto no gerenciamento, orientando tarefas e correspondendo com os produtores e designers.

Game designer

Tem a função de desenvolver o Projeto do Jogo, chamado Game Design. Esse projeto contém toda a descrição de como será o jogo, as interações, o que poderá ocorrer, quando poderá ocorrer, as condições de jogo para que ocorra, enfim, a descrição completa do que é o Jogo e como funcionará. Tudo isso ficará num GDD – GAMER DESING DOCUMENT. É a partir desse documento que toda a equipe irá produzir o jogo da forma como ele foi projetado e idealizado pelo Game Designer.

Level designer

É o responsável por cuidar dos cenários, e seus elementos, de cada nível do jogo, se preocupando com a caracterização de acordo com a sensação que ele deve passar e também com a possibilidade de possíveis armadilhas encontradas pelo caminho, que foram definidas no projeto do jogo.

Programadores

Assim como artistas, programadores tem função primordial para qualidade do jogo. Responsáveis e tornar possível o que foi criado pelo time de game design, programadores podem atuar em várias funções como: gráficos, inteligência artificial, HUD, física, rede, mecânica, etc.

  • Equipe Playgame
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