6 dicas para produzir vídeos para o YouTube

6 dicas para produzir vídeos para o YouTube

Entrevista com o porta voz da SAGA sobre o mercado animação e games do Brasil
03/24/2016
De panfleteiro a dono da rede de Escolas SAGA
A Saga do Bomfim
04/04/2016
Exibir Tudo

6 dicas para produzir vídeos para o YouTube

6 DICAS DE OURO PARA O YOUTUBE

Está pensando em criar um canal no YouTube para divulgar seu trabalho e suas ideias?
Ou você já tem o canal mas precisa de inspiração para fazer vídeos mais interessantes e aumentar a sua audiência?
Confira aqui seis dicas valiosas que vão te ajudar a produzir vídeos de qualidade, mesmo que com pouco investimento e com equipamentos que você já tem em mãos ou, se fizer questão de aparelhos profissionais, não vai gastar tanto assim.

DICA #1 - PREPARAÇÃO

Quando iniciar um projeto, pense no tema e no conteúdo que vai abordar, crie um roteiro, seja para um vídeo explicativo (tutoriais) ou até mesmo uma encenação (curta ou um longa-metragem). Para ajudar na inspiração, assista bastante vídeos, principalmente os relacionados ao assunto que você quer abordar, para aprender ainda mais e ter boas ideias.

A parte da atuação é superimportante, independente da linha do seu canal. (tutorial/curtas)

Você precisa se soltar e agir o mais natural possível em frente às câmeras para um vídeo tutorial, para que seu tom de voz fique agradável e transmita segurança.

Assim como, também, você pode seguir uma linha teatral para as interpretações no caso de ser um vlog ou canal voltado para humor.

DICA #2 - VOCÊ NÃO PRECISA DE VÁRIAS CÂMERAS

Mesmo com uma câmera só, você pode ter efeito de múltiplas câmeras, é só gravar diversas vezes a mesma cena em diversos ângulos. Sim, pode dar um pouco de trabalho ter que gravar a mesma coisa várias vezes, mas é o jeito mais econômico para a sua produção. E, no final, o resultado vai ser animador e vai mostrar que vale a pena. Até mesmo com o celular é possível fazer um vídeo bacana. O mais importante é ter um aparelho que consiga gravar em HD.

Microfone de lapela - Fonte: Site Repel Microfone de lapela – Fonte: Site Repel
Microfone Shotgun - Fonte: Site Playtech
Microfone Shotgun – Fonte: Site Playtech

DICA #3 - QUALIDADE DO ÁUDIO

Ter um áudio limpo é também superimportante. Se o áudio estiver ruim, mesmo que a sua imagem tenha qualidade, o vídeo perde audiência, e as pessoas não vão querer assistir até o final. A recomendação aqui é utilizar um microfone externo para captar melhor o som.
Você pode usar um microfone direcional, também conhecido como boom ou shotgun. Esse é o tipo usado em produções que têm mais movimentos, fica por cima no ambiente, fora do enquadramento da câmera e tem um alcance maior do som.
Já para vídeos onde uma pessoa apresenta parada ou faz uma entrevista, o mais indicado é o de lapela, aquele que prende na roupa e fica próximo à boca. O alcance dele é menor.
Se você já tiver um microfone portátil em casa, também consegue utilizá-lo para as filmagens.
Alguns smartphones têm qualidade do som superior às câmeras filmadoras. Você pode captar o som por ele e, depois, na edição do vídeo, sincronizar som e imagem.
E, se mesmo assim, seu áudio continuar com ruídos, utilize programas editores que eliminam o chiado do som para garantir uma melhor qualidade do seu vídeo.

DICA #4 - UTILIZE TRILHA SONORA

Não se esqueça de mesclar sons ambientes e/ou músicas às cenas (sons de efeitos). A trilha sonora em si, possui um peso muito grande no desenvolvimento do vídeo, ela evita que o clima fique muito silencioso ou até mesmo tedioso.
Elas podem ser utilizadas também para intensificar a emoção de quem está assistindo o vídeo. Exemplo: Em uma cena de ação, utilize uma música agitada que intensifique a sensação de adrenalina, como um rock.
Se a cena é de suspense, utilize uma trilha instrumental; ou uma baladinha romântica para cenas mais leves e de amor.
Mas atenção! Tome cuidado com os termos do YouTube para utilização de uma música com direitos autorais, porque se utilizar músicas sem a autorização, o YouTube pode excluir seu vídeo.
Há diversos sites que disponibilizam trilhas sonora sem direitos autorais, como por exemplo: Jamendo.comOpsound.orgDig.ccmixterRoyaltyfreemusiclibrary.com e Freemusicarchive.org, entre muitos outros.

DICA #5 - CUIDADO COM AS SOMBRAS

Trabalhe bem os enquadramentos, o foco e o zoom, escolha bons ângulos para se trabalhar. Para evitar sombras, que não ficam legais no vídeo, utilize bastante iluminação. Isso vai enriquecer bastante a qualidade da sua produção.

Confira no site Sambatech algumas dicas sobre iluminação.

Crédito da imagem: Rocketjump

Fonte: Rocketjump

DICA #6 - EDIÇÃO

Esse é mais um processo importante da produção de um vídeo. Escolher os melhores momentos, melhores ângulos, melhores tomadas, excluir o excesso são decisões cruciais para tornar seu vídeo interessante e transmitir o que você quer para a audiência.

Por exemplo: se uma cena demora muito tempo, você pode editá-la para que dure apenas alguns segundos, mostrando ao espectador apenas o principal, para não ficar cansativa.

É importante ter uma introdução bem elaborada, isso fideliza seu espectador e faz com que ele se lembre facilmente do seu canal.

Se você está começando e não conhece muitos softwares de edição, o próprio YouTube tem editor de vídeo.

Para incrementar sua edição, é legal também utilizar alguns efeitos especiais. O site Pond5.com é bastante utilizado por quem produz vídeos de baixo orçamento para Youtube. Lá você encontra a preços baixos de músicas, vídeos, efeitos especiais, fotos.

Curtiu as dicas? Ficou com vontade de aprender mais sobre as técnicas de produção e edição de um vídeo e efeitos visuais?
Venha para a SAGA! No curso START, você aprende desde noções básicas de computação gráfica, tratamento de imagens e até produção e edição de vídeos e como criar os melhores efeitos visuais (VFX).

Aguardamos a sua visita na SAGA!

Aqui você encontra o apoio necessário para a formação da sua futura carreira no mundo dos games, encontra diversos tipos de cursos que capacitam você para esse mercado gigante e crescente. Entre em contato com a unidade mais próxima de você para saber mais detalhes sobre os cursos e conhecer histórias de sucesso de ex-alunos que hoje são profissionais da área e podem te ajudar a aprender e a crescer profissionalmente.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START