7 informações importantes sobre a Unreal Engine que você precisa saber

7 informações importantes sobre a Unreal Engine que você precisa saber

Você sabe o que é ZBrush? Tire todas as suas dúvidas
Você sabe o que é ZBrush? Tire todas as suas dúvidas
10/04/2017
Profissional de Audiovisual: como escolher um curso e quais habilidades desenvolver?
10/18/2017
Exibir Tudo

7 informações importantes sobre a Unreal Engine que você precisa saber

Já faz um tempo que a última versão da Unreal Engine ficou disponível de graça para quem quisesse se aventurar no mundo do desenvolvimento de jogos eletrônicos. No post de hoje vamos explicar o que é a Unreal Engine e falar um pouco sobre o que ela já viveu — afinal de contas, ela já tem quase vinte anos!

Se você não sabe, engines são conjuntos de programas e bibliotecas que funcionam como utensílios genéricos para itens como criação de personagens, armas, cenários e a programação da inteligência artificial dos NPCs.

Fazendo uso de uma engine, o desenvolvedor não precisa escrever cada linha de código dos seus jogos. Ele pode criar boa parte do seu conteúdo com auxílio da interface dos softwares e deixar só o que for muito específico do game para programar de perto.

No post de hoje, nós trouxemos sete informações imprescindíveis sobre essa ferramenta poderosíssima que é a Unreal Engine. Confira!

Demo da Unreal Engine no Firefox.

Demo da Unreal Engine no Firefox. Fonte: tecnoblog.net

1. O que é a Unreal Engine?

A Unreal Engine é um kit de desenvolvimento criado pela Epic Games em C++. Ela vem sendo aprimorada há quase vinte anos e marcou presença nos jogos de computador e nos consoles do Game Cube e do Xbox até hoje.

Ela é tão relevante entre os desenvolvedores de games que ganhou o recorde do Guinness de game engine mais bem-sucedida.

Capa do game DOOM

Capa do game DOOM. Fonte: Tech Times.

2. Como surgiu?

Numa época em que jogos como Doom e Wolfenstein 3D eram muito populares e criavam as bases dos FPS (first person shooters, ou jogos de tiro em primeira pessoa) que conhecemos hoje. Durante três anos, Tim Sweeney e sua equipe da Epic Games trabalharam no desenvolvimento de uma engine para acabar com a concorrência.

Print screen do game Unreal (1998)

Print screen do game Unreal (1998). Fonte: Demiath

3. A primeira versão chega em 1998

O poder da Unreal Engine apareceu para o público pela primeira vez com o jogo Unreal, da própria Epic Games, em 1998. Ela contava até com uma linguagem de programação nativa que poupava os programadores de utilizarem linguagens de baixo nível para realizar o desenvolvimento de características mais específicas dos seus jogos.

Além do jogo da Epic Games, que apresentou a engine, ela também está por trás de títulos como Deus Ex, Clive Barker’s Undying e X-COM: Enforcer.

Imagem do game America's Army: Operations

Imagem do game America’s Army: Operations. Fonte: Shack News

4. A segunda é lançada em 2002

Essa versão debuta com America’s Army, um shooter multiplayer criado pelo exército americano que apresentava suporte para Game Cube e Xbox.

Houve uma grande atualização da engine que reciclou, entre outras coisas, o sistema de partículas e a física. As novidades estrearam com Unreal Tournament 2004Bioshock também usou essa versão!

Imagem do game Borderlands 1

Imagem do game Borderlands 1. Fonte: Gearbox Software

5. A terceira surge em 2004

Uma das grandes novidades da UE3 está no sistema de sombras e iluminação, que passou a ser feito por pixels ao invés de vetores.

Essa versão foi disponibilizada gratuita alguns anos depois, em 2009, em um kit de softwares chamado Unreal Development Kit (UDK).

Alguns jogos das franquias Assassin’s Creed e Batman utilizaram a Unreal Engine 3, assim como Borderlands 1 e 2.

Cenário do game Bloodborne recriado na UE4 por Simon Barle

Cenário do game Bloodborne recriado na UE4 por Simon Barle. Fonte: VG24.com

6. Novidades da quarta versão

A UE4 chegou em 2012 com muitas novidades e um realismo incrível. Para garantir esse visual cinematográfico, o sistema de física e partículas foi atualizado mais uma vez.

Além disso, essa versão apresenta uma ferramenta de cinemática sequencial e, em um futuro próximo, permitirá que o designer edite tudo usando realidade virtual.

7. A Unreal Engine é totalmente gratuita

No começo de 2015, a Epic Games liberou de graça a última versão da engine e todas as futuras atualizações.

Para obter a engine e começar a experimentá-la, basta entrar no site da Unreal Engine e se registrar. Se você tem planos de se tornar um desenvolvedor e criar os seus próprios jogos, esse vai ser um bom primeiro passo!

Ah, vale lembrar também que a SAGA é Academic Partner da Unreal Engine, o que significa que ela está presente no nosso curso de Desenvolvimento de Games.

Aqui no nosso blog nós sempre trazemos novidades sobre game design, arte digital e o mercado de trabalho nessas áreas. Se você tem vontade de seguir alguma dessas carreiras, assine nossa newsletter e fique por dentro!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME