Advergames: conheça 3 cases de sucesso de empresas

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Advergames: conheça 3 cases de sucesso de empresas

Para atingir o público da nova era, as marcas precisam entrar no mundo virtual. Entender os hábitos e hobbies dos usuários é essencial para que a publicidade seja divulgada nos lugares corretos. Uma das formas de atingir o público são os games, que ganham cada vez mais jogadores. Pensando nisso, a publicidade desenvolveu o advergames.

As pessoas, principalmente jovens, passam cada vez mais tempo em jogos. Além disso, o entretenimento que os games propiciam são uma excelente maneira de captar atenção do consumidor. Entenda como eles podem ser utilizados e como as empresas podem se beneficiar do uso de advergames!

Sim, Pepsi Man foi um jogo de verdade do playstation 1. Imagem: Silvia Gunner Wikia

O advergames como estratégia de marketing

Para entendermos o que é advergames, devemos começar pelo significado da palavra. Ela é, basicamente, a junção do termo Advertise (propaganda) com Game (jogo). Ou seja, é a publicidade em forma de jogos.

A ferramenta de marketing digital funciona como um jogo, no qual a marca promove algo de seu interesse. Por exemplo, é possível divulgar um produto, uma ideia, um serviço ou até mesmo a própria marca.

Conheça, a seguir, empresas que conseguiram sucesso utilizando o advergames como ferramenta!

3 empresas que obtiveram sucesso com advergames

Os advergames são utilizados por muitas marcas para solidificar seu nome entre seus consumidores. Eles podem ser utilizados tanto para captar novos clientes quanto para fidelizá-los. Confira algumas estratégias que deram certo a seguir!

Imagem: Freak Sense

Imagem: leoburnett

1. Duolingo

O Duolingo é um aplicativo para aprender idiomas. A plataforma utiliza a gamificação(transformar tarefas cotidianas em jogos desafiadores) para reter seus usuários. A estratégia utilizada é aproveitar de elementos como fases e desafios para entreter os aprendizes. Assim, eles sempre retornam ao aplicativo.

Hoje, milhares de professores utilizam o programa em sala de aula para ensinar aos alunos. Alguns países, como a Costa Rica e a Guatemala, possuem projetos para implementar o Duolingo na rede pública de educação.

2. Coca-Cola

A gigantesca multinacional Coca-Cola já utilizou muitas estratégias como essa para atrair a atenção dos consumidores. Uma das ações que ganhou muita repercussão foi a campanha Coca Cola Shake it, lançada em Hong Kong.

A marca convidou telespectadores a baixar seu aplicativo e interagir para ganhar descontos e brindes. Milhares de pessoas fizeram download e interagiram com o dispositivo, promovendo ainda mais o nome da empresa.

3. Starbucks

A rede Starbucks sem dúvida é uma das empresas mais fortes em termos de solidificar o nome de uma marca no mercado. Uma das estratégias que a cafeteria lançou para aumentar a fidelização dos clientes foi o aplicativo My Starbucks Rewards.

No app, a rede utiliza da gamificação para pontuar e classificar clientes de acordo com o seu grau de fidelidade. A partir daí, é possível obter benefícios como bebidas e descontos. Atualmente, a plataforma conta com 12 milhões de usuários apenas nos Estados Unidos.

Imagem: Pinterest

Como implementar o advergames em sua empresa

O advergame é uma ferramenta poderosa, principalmente para empresas que querem aumentar seu alcance entre os jovens. Encontrar uma maneira de atrair a atenção do consumidor e fazê-lo interagir com a marca se torna uma tarefa fácil.

Mas não apenas as empresas multimilionárias podem promover ações do tipo. Para conseguir tal engajamento para sua empresa, é possível contratar uma empresa de marketing e produção de jogos executar um projeto semelhante.

Defina qual retorno que você espera de seus clientes: promoção da marca, aumentar as vendas, fidelizar consumidores, etc. A partir daí, um jogo que corrobora com esse propósito pode ser criado e distribuído para os usuários como parte da sua estratégia de marketing.

A gamificação expandiu o marketing para o âmbito virtual. Com ela, as marcas podem se aproximar dos usuários e promover mais interação com seus clientes. Seja para promover seu nome ou fixar clientes, a estratégia é poderosa para divulgação utilizando elementos atrativos para o consumidor.

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