Como serão os cinemas em realidade virtual?

Como serão os cinemas em realidade virtual?

Como se tornar um desenvolvedor de jogos?
08/09/2016
Dicas de Photoshop Edição de Imagem com Vanish Point
08/17/2016
Exibir Tudo

A realidade virtual é a nova grande promessa tecnológica para o entretenimento. A tecnologia atual redimensionou essa experiência por meio dos filmes imersivos em 360 graus e os resultados se mostram realmente impressionantes.

Hoje, empresas como Google e Facebook, têm investido cada vez mais em tecnologias de realidade virtual. O que nos leva a estimar que, em um futuro muito próximo, várias novidades interessantes ainda surgirão nesse campo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post!

IMG_1375

Crédito da imagem: Platoon.org

AMSTERDÃ NA VANGUARDA DOS CINEMAS EM REALIDADE VIRTUAL

A capital da Holanda conta com o primeiro cinema inteiramente dedicado à realidade virtual do mundo, o VR Cinema. O principal equipamento disponibilizado ao espectador dos seus filmes são os óculos Samsung Gear VR — óculos de realidade virtual que funcionam com os smartphones mais recentes da linha Galaxy.

O áudio surround em 360 graus é recebido pelos Sennheiser HD 201, headphones super high end que garantem total imersão auditiva. Além disso, as poltronas são giratórias, o que também contribui para a experiência em 360 graus.

Ainda há poucos filmes para essa plataforma VR: em sua maioria, são filmes de média metragem, com cerca de 35 minutos de duração. Entre as opções disponíveis, destacam-se o White Room: 02B3, uma espécie de suspense syfy; o 11:57, que é uma adaptação do game homônimo, e Colosse, uma animação afiadíssima.

oculus_rift_sideon_02

Crédito da imagem: Deviante

O FUTURO DA REALIDADE VIRTUAL ESTÁ ENTRE OS GAMES E O CINEMA

Nas últimas décadas, especialmente a última, a indústria dos games tem alcançado proporções inimagináveis, crescendo mais rápido que a indústria do cinema — as grandes produtoras de games, como a Rockstar, lucram hoje muito mais que as grandes produtoras de filmes de Hollywood.

Além disso, o nível de detalhamento gráfico conseguido nos jogos mais recentes tem possibilitado uma aproximação cada vez maior entre esses dois universos, à medida em que os games estão cada vez mais realistas e complexos. Nessa perspectiva, acreditamos que o futuro da realidade virtual seja a simbiose entre essas duas plataformas: cinema e videogame.

Isso quer dizer que a imersão do expectador nos filmes — que é o objetivo da VR — tem muito a ver com a experiência de se jogar um game. Desde os consoles da quinta geração, que vieram ao mundo na longínqua década de 1990, os videogames já se tornaram sinônimos de imersão em um universo virtual, por conta do aprimoramento gráfico nas plataformas PlayStation, Sega Saturn e 3do.

De lá para cá, muito evoluiu no mundo dos games nesse quesito, e o cinema também tem se aprimorado a passos largos com a passagem do analógico para o digital. Com isso, filmes em resoluções altíssimas e taxas de quadros por segundo inacreditáveis já são realidade.

samsung-vr-bedtime-stories-ep-2016

Crédito da imagem: Adweek.com

O FUTURO DO CINEMA DIANTE DA EVOLUÇÃO DO ENTRETENIMENTO DOMÉSTICO

Na década de 1950, o cinema enfrentou um grande declínio graças à popularização das TVs, o que resultou na eclosão de diversos cinemas em 3D — com a tecnologia da época, é claro — justamente com o objetivo de reconquistar esse público perdido. De maneira análoga, o Cinema em Realidade Virtual ou os Filmes 360 se impõem como as novas respostas tecnológicas à indústria do entretenimento doméstico que vinha ganhando a cena.

Assim como aconteceu no passado, o desafio de tirar as pessoas de casa e propor um entretenimento à altura dos consoles de videogame de nova geração ou de serviços de streaming como Netflix será uma tarefa difícil, mas pode possibilitar mais inovações e transformações para o mundo do cinema.

E então, gostou do post? Está ansioso para saber como os cinemas de realidade virtual vão se desenvolver daqui para frente? Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START