Comunicação visual no Brasil: conheça as tendências de mercado

Comunicação visual no Brasil: conheça as tendências de mercado

O que um Concept Artist para games faz?
O que um Concept Artist para games faz?
05/02/2017
Game Engine: como escolher um motor de jogo 2D
Game Engine: como escolher um motor de jogo 2D
05/27/2017
Exibir Tudo
Comunicação visual no Brasil: conheça as tendências de mercado

A área de comunicação visual no Brasil está se expandindo rapidamente. Isso acontece lado a lado com uma tecnologia que evolui cada vez mais depressa, dando impulso a esse crescimento.

Mas para acompanhar esse ritmo, é preciso estar capacitado. A todo momento surgem novas vagas de trabalho neste setor. O problema é a falta de conhecimento técnico para a maioria dos candidatos que deseja ocupar esse espaço.

Para atender a essa necessidade, há ofertas de muitos cursos voltados para a área, entre eles, arte vetorial e digital, jogos, modelagem e animação 3D, edição e produção de vídeos. Existem também inúmeros aplicativos para apoiar toda essa bagagem.

Conheça, então, algumas tendências de mercado e coloque em prática toda sua veia criativa:

Arte do aluno SAGA Felipe Ramos

Arte vetorial e digital

Você pode criar sua arte digital com a ajuda de aplicativos vetoriais, como o CorelDRAW e Illustrator. Com a ajuda deles, você será capaz de elaborar seus trabalhos com acabamento profissional. São ferramentas muito usadas no desenvolvimento de sinalização comercial e corporativa, para a produção de itens como: fachadas, totens, outdoors, placas, sinalização interna e outros.

Para trabalhar com edição e tratamento de imagens, o Photoshop ainda é o aplicativo preferido dos profissionais da área de design gráfico. Com ele, é possível conseguir resultados incríveis, com uma interface bastante acessível.

Seus recursos são amplos, permitindo a realização de trabalhos de arte digital, fotografia, diagramação de sites, editoração e até efeitos em 3D. É um aplicativo útil para praticamente todas as atividades gráficas de comunicação visual.

Modelo 3D de Rapunzel, do filme da Disney “Enrolados”. Fonte: “Typical Stages in a 3D Production Pipeline”

Concept 3D de Vi, personagem de League of Legends, feito por LeRoy Strauss. Fonte: dingosniperr.wordpress

Modelagem 3D e suas aplicações

Quem nunca viu pelo menos uma das grandes produções de animação em 3D no cinema? Toy Story, Vida de Inseto, Shrek e tantos outros grandes sucessos de bilheteria brilharam nesse mercado que não para de crescer.

A modelagem 3D veio para revolucionar, não só o cinema, mas tudo que possa ser representado em três dimensões com formato totalmente digital, como logotipos, personagens, propagandas para TV, ambientes, jogos e cinema.

No mundo dos games, o que antes era apenas brincadeira infantil, ganhou terreno e tomou conta do mundo adulto se transformando em profissão. Jogos como Minecraft, Counter Strike foram criados por artistas 3D, que são as estrelas por trás da sua popularidade.

É uma área em expansão no Brasil que necessita de profissionais qualificados. Os estudos exigem conhecimentos básicos de diversas especialidades como anatomia e física que ajudam a entender a interatividade dos personagens.

Por se tratar de um segmento que evolui muito rápido, os designers precisam ficar atentos às novas técnicas e efeitos usados nos projetos. Os softwares são atualizados constantemente e todo ano suas ferramentas se renovam.

Trabalho em agência ou como freelancer

Ao contrário do que se pensa, no Brasil existem diversas agências que trabalham bem com 3D. É uma área bastante carente de profissionais especializados, pela falta de conhecimento mais aprofundado.

Mas, para aqueles que investem em aprendizado, é uma porta de entrada para ganhar experiência, aprender a trabalhar em equipe e entender como funciona esse cenário.

Trabalhando como freelancer você abre espaço para um conhecimento bem variado, já que poderá se envolver em diversos projetos diferentes ao mesmo tempo.

Essa forma de trabalho é interessante pela sua flexibilidade de horários e seleção de clientes. Por outro lado, isso exige uma boa dose de disciplina para não acabar se perdendo nos compromissos assumidos.

Sala de aula na unidade SAGA Recife

Cursos para capacitação profissional em comunicação visual no Brasil

Existem inúmeros cursos para treinamento profissional em todos os segmentos de comunicação visual. As técnicas ensinadas abrangem tratamento de imagem, vetorização, criação de efeitos especiais, edição de vídeo, animações, modelagem 3D, utilizando ferramentas como Photoshop, Illustrator, Premiere, InDesign.

Cursos para modelagem 3D incluem Maya, Studio 3D Max, Z-Brush. Este último é muito usado em desenvolvimento de personagens para jogos devido ao seu alto nível de detalhamento.

Então, se você deseja trabalhar com o que gosta, saiba que as oportunidades são reais. Vale a pena investir em cursos presenciais, uma vez que esses oferecem um suporte direto ao aprendiz, em tempo real. É essencial manter um trabalho duro para alcançar seus objetivos nesse mercado tão fascinante, no qual poucos se aventuram.

Ficaram dúvidas sobre o mercado de comunicação visual no Brasil? Conheça o curso START e descubra todo o seu potencial criativo!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START