Dia da Criatividade - 7 dicas para ser mais criativo

Dia da Criatividade – 7 dicas para ser mais criativo

Games corporativos: conheça essa tendência do mercado
11/14/2016
O que é modelagem 3D?
12/10/2016
Exibir Tudo

Dia da Criatividade – 7 dicas para ser mais criativo

Hoje, dia 17 de novembro, é também o dia da criatividade, e aproveitando a data, a SAGA decidiu passar umas dicas interessantes sobre a capacidade criativa que todos nós temos.

Então, se liga nessas 7 dicas para desenvolver e inspirar a sua criatividade.

O MITO DA CRIATIVIDADE

Antes de começarmos com as dicas, precisamos estabelecer o que NÃO esperar: Você, ao ler isso, muito provavelmente não terá centenas de milhares de ideias que irão te deixar nadando em dinheiro em pouquíssimo tempo. Ao contrario da crença popular, a criatividade não é um talento, mas sim uma habilidade. Aqueles que são considerados os mais criativos não nasceram com isso, mas desenvolveram suas criatividades por mais tempo ou mais eficientemente

“A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração” – Thomas Edison

1 – SEM PRESSÃO

Antes de qualquer coisa, não force ideias a saírem de sua cabeça, ninguém gosta de fazer nada forçado, seu cérebro incluído. Esqueça os prazos, esqueça as preocupações, relaxe, durma se quiser, qualquer coisa, se a sua cabeça não conseguir pensar direito, não espere uma chuva de ideias que valem ouro.

2 – SEJA SEM VERGONHA

Timidez, autocriticas, orgulho, medo… Isso tudo são barreiras para sua liberdade criativa. Lógico, não é para sair pelado(a) na rua gritando palavras em uma língua que você nem conhece ou coisa do tipo, há muitas coisas para você ter medo: Medo de alguém te assaltar, medo de morrer, medo de ser abduzido por alienígenas, de ser atingido por um meteoro, medo de acidentalmente causar uma explosão atômica ao dividir um átomo… Seja o seu medo racional ou de origem questionável, você não precisa ter medo de uma ideia ruim ou de que alguém ria da sua ideia, você pode até escolher não mostrar para os outros mas nunca descarte nada, os próprios criadores das Tartarugas Mutantes Ninja, Kevin Eastman e Peter Laird, tiveram a ideia das tartarugas em um brainstorm casual levando até mesmo como uma piada.

3 – MÚSICAS NOVAS

Música, um incrível meio de arte, todo ser humano tem algum tipo de musica que lhe agrada. A música consegue transmitir sentimentos, experiências e causa inspiração em milhões de pessoas diariamente. Mas só ouvir sua musica favorita de novo e de novo e de novo não vai lhe dar novas ideias. Para aumentar seu repertório criativo, procure novas músicas, preferindo musicas cujas letras você conhece, ou ao menos procurar a tradução da musica que você achou interessante, saber as letras te permitirá ter uma noção do tipo de pensamento que a pessoa que escreveu a música teve quando a criou, não apenas musicas ou bandas especificas, mas experimente novos estilos: Rock, Rap, Reggie, Eletrônica, Dubstep, Jazz, Clássicas, Pop, Alternativo, Metal… Etc.

4 – ASSISTA PALESTRAS ONLINE

Não existe essa de “eu não sou criativo” porque ninguém é criativo, criação é uma ação que se é praticada a partir da informação que você já possui. Informação é o que faz o mundo girar. Palestras online gratuitas, principalmente no YouTube, podem ser valiosas fontes de informação que você jamais pensaria do nada.  Palestras online, são apresentações de anos de pesquisa feitas por profissionais de renome e só exigem de alguns minutos de seu tempo. Você se torna criativo e inovador quando você possui mais que o seu próprio repertório. Uma boa palestra é quase garantida de inspirar qualquer um.

Uma excelente fonte de palestras no YouTube pode ser encontrada no canal – TED TALKS

5 – CARREGUE UM CADERNO DE ANOTAÇÕES

Observar o comportamento de crianças, pássaros, paisagens entre outros, pode ser uma boa fonte de repentina inspiração, e é bom levar um caderno de bolso para anotar essas ideias imprevisíveis. E, repetindo a dica #2, seja sem vergonha, não tenha medo de escrever uma ideia que pareça ridícula, escreva o que vier a cabeça, depois você pode pensar em como essa ideia sem sentido possa funcionar… Se não der certo, deixa lá mesmo assim. Vai que você encontra uma solução ou uma complementação para essa ideia.

6 – SIGA SEUS INSTINTOS

Essa é bem simples, às vezes você não terá uma ideia e não terá uma base lógica, às vezes, para gerar uma boa ideia, você tem que tomar o primeiro passo baseado no instinto, algumas pessoas fazem melhor as coisas sem pensar a respeito. Liberte seu instinto e deixe a sua criatividade passar por cima de você.

7 – TRAVOU? FAZ OUTRA COISA

Variedade na agenda pode quebrar a monotonia do dia a dia, e não há coisa mais comum do que você travar enquanto tenta escrever uma boa história para um livro, um artigo ou mesmo um roteiro para um jogo. Não há motivo para esquentar a cabeça com um problema que você não tem como resolver, faça uma pausa e faça outra coisa, MAS… Não faça qualquer coisa. Se um dia você fez a pausa e assistiu a um filme, no dia seguinte faça um exercício, no outro jogue videogame, no outro converse com alguém, leia um livro, faça uma caminhada, tire um cochilo… Evite repetir a mesma pausa por dois dias seguidos.

Todos nós temos plena capacidade imaginativa, muitos fatores da sociedade nos limitam, mas basta apenas nos libertar dessas barreiras que não haverá limites para o que você pode imaginar. A partir daí, é apenas questão de desenvolver a sua ideia e dar a ela forma.
A SAGA trabalha para que você possa utilizar das mais modernas ferramentas digitais para dar forma as suas ideias, seja essa arte: Uma pintura digital, uma escultura, um jogo… Ou mesmo um legado inteiro para dividir com as gerações futuras.

Material formatado através dos artigos dos sites: Bitrebels, Fastcompany, Hypeness, Superabril,Acidezmental, Descola e Nomadesdigitais

Confira também o Facebook e o Instagram da SAGA

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START