Entenda de uma vez por todas o que é HDR (High Dynamic Range)

Entenda de uma vez por todas o que é HDR

PS4 Pro: o que muda na nova versão do console da Sony?
10/25/2016
OVERWATCH - Blizzard Gamers day
De fã para fã: Overwatch | Blizzard Gamers Day
11/03/2016
Exibir Tudo

Entenda de uma vez por todas o que é HDR

Você sabe o que é HDR? Da sigla em inglês “High Dynamic Range” — em português “Alto Alcance Dinâmico” —, HDR é um recurso que tem como origem a fotografia e é utilizado para aumentar a gama de valores entre as áreas claras e escuras de uma imagem.

Na prática, se você quiser uma imagem onde a grama esteja bem verde e o céu azul, mesmo com a diferença de iluminação, use o HDR.

that-sounds-great-lets-see-some-examples

Crédito da imagem: businessinsider.com

Como o HDR é usado nos games?

Com a crescente evolução gráfica no universo dos games, a técnica do HDR vem ganhando cada vez mais espaço. Antigamente, na hora de se reproduzir uma cena com uma fonte luminosa, existiam limites para a exploração de fontes luminosas e para a reflexão dessas luzes nos objetos.
Em 2004, com o lançamento de Half Life 2: Lost Coast, a utilização do HDR começou a ser mais palpável para os desenvolvedores de games, que passaram a explorar todo o potencial das placas de vídeo da época.

Assim como acontece na fotografia, o HDR permite que existam detalhes nas áreas de sombras e altas luzes, ao mesmo tempo. Com isso, os gráficos apresentam cada vez mais detalhes, cores mais vivas e iluminação cada vez mais real.

Sabe aquela sombra que você vê durante uma jogatina e se impressiona com a maneira como ela reage às mudanças de luz? Então, a técnica do HDR tem grande parte nisso.

Para que fosse possível manter um preço justo e competitivo com o mercado atual dos videogames, a Sony optou em manter o leitor de Blu-Ray em Full HD, sem estender a ele o suporte à resolução 4K.

hdr-tv-ces-1500x10001

Crédito da imagem: 4k.com

Como o HDR é usado nas TVs e outros aparelhos?

Diferentemente da técnica do HDR, a função HDR é novidade nos televisores e consoles. Quanto mais avançadas as TVs são, mais recursos de ajustes elas necessitam. No caso de uma TV 4K, são tantos detalhes, que é necessário um ajuste fino para que a percepção entre as áreas mais claras e escuras da imagem não seja diminuída.

Basicamente, se temos uma TV com resolução 4K com recurso HDR, uma imagem com mais brilho e cores fica melhor equalizada, mantendo os detalhes na tela como um todo. Hoje, as televisões já são capazes de produzir uma imagem de qualidade absurda mesmo sem o recurso, mas, caso você esteja procurando uma para comprar, porque não já incluir o HDR na sua lista de especificações?

Devemos ressaltar, porém, que nem todas as TVs 4K possuem o recurso de HDR. Na verdade, no mercado de televisores isso é tão novidade, que só os modelos mais recentes estão incluindo o HDR nas funções.

Portanto, uma TV com HDR não é necessariamente mais cara somente por ter esse recurso, mas simplesmente por ser um modelo mais novo.

Xbox-One-S-Vs-PS4-Pro

Crédito da imagem: valuewalk.com

O que você precisa ter para usar o HDR?

Para poder usufruir de um game ou filme exibido com a ajuda do HDR, você deve prestar atenção em alguns detalhes. O primeiro, que já foi falado acima, é possuir uma TV com esse recurso. Porém, não apenas a televisão deve ter a função de HDR, mas também o console. Atualmente, apenas o Xbox One Slim e o PS4 Pro possuem suporte ao HDR.

No entanto, um dos maiores problemas para se reproduzir conteúdo em HDR é justamente a falta de conteúdo. Enquanto filmes e jogos em 4K vêm crescendo no mercado, apesar de em pequena quantidade, o conteúdo em HDR é ainda mais tímido e escasso. As produtoras precisam programar os títulos para que sejam reproduzidos com esse recurso e isso só deve acontecer para os próximos lançamentos.

Entre os jogos compatíveis com HDR, estão Call of Duty: Infinite Warfare, Final Fantasy XV e Horizon: Zero Dawn, sendo todos esses para PS4 Pro. Enquanto a lista de games ainda é muito pequena e você precisa de um console e televisão com suporte ao HDR, pelo menos não irá precisar de um cabo novo: um HDMI com certificação HDMI 2.0a já é suficiente.

Gostou da novidade? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e mostre para eles como o HDR veio para ficar!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME