Entenda o que são desenhos vetoriais

Entenda o que são desenhos vetoriais

O mercado de Games
O Mercado de Games
09/06/2016
SAGA na BGS – Relembrando o evento
09/16/2016
Exibir Tudo

Entenda o que são desenhos vetoriais

Todo aficionado por tecnologia e design já deve ter se deparado com algum desenho vetorial, mesmo sem saber do que se tratava. Este tipo de desenho está cada vez mais saindo dos meios especializados, como artistas e designers, e passando para o gosto do grande público, por sua qualidade e vantagens.

Mas afinal, o que são desenhos vetoriais? Saiba o que são e quais as suas vantagens no post de hoje!

Arte feita por Fabio Sales.

O QUE SÃO DESENHOS VETORIAIS?

Desenhos vetoriais são imagens que utilizam formas geométricas primitivas, como linhas, curvas, pontos, formas e polígonos, como base de sua construção. Todos estes elementos são baseados em fórmulas matemáticas específicas para serem construídos.

Para desenhar estes formatos geométricos, usam-se os vetores, que dão nome à técnica, apoiados em pontos ou nós, que definem pontos de começo, fim e curvaturas de linha.

Arte feita por Lucas Lourenço.

QUAL SEU DIFERENCIAL EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS IMAGENS?

Antes de tudo, é necessário explicar que existem dois tipos de imagens: as vetoriais, já explicadas, e as raster, ou imagens de mapa de bits (bitmap). A diferença crucial entre elas está na estrutura: enquanto imagens vetoriais baseiam-se em cálculos matemáticos para serem feitas, as raster são divididas em milhares de pixels, onde cada unidade guarda um tom de cor específico.

Além delas, existem também as figuras de arte fractal, geradas a partir de um algoritmo matemático em um computador (como os vetores) porém renderizadas como raster.

Arte : Caio Brito

Arte feita por Caio Brito, de Recife.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DOS VETORES SOBRE AS RASTERS?

Não é à toa que desenhos vetoriais são tão populares entre profissionais da área de criação. Em primeiro lugar, o fato de serem calculadas matematicamente as torna escaláveis, ou seja, é possível aumentar ou diminuir suas dimensões sem perda de qualidade, ao contrário de imagens bitmap, que apresentam serrilhados e perda de definição assim que redimensionadas.

Outro ponto forte é o tamanho dos arquivos. Enquanto as raster precisam guardar informações de cor para cada pixel constituinte, tendo seu peso aumentado conforme seu tamanho também aumenta, as imagens vetoriais precisam apenas registrar seus atributos, os cálculos matemáticos usados, sendo muito mais leves.

Por fim, temos a capacidade de edição: uma imagem vetorial pode ser facilmente editada e refeita – em um programa compatível – sem perda de qualidade, enquanto editar uma imagem bitmap requer um grande esforço para garantir boa resolução e evitar uma aparência grosseira.

Arte feita por Diego Oliveira.

QUAIS OS MELHORES SOFTWARES VETORIAIS DISPONÍVEIS?

As grandes estrelas da ilustração vetorial são o Adobe Illustrator e o Corel Draw. O primeiro tem ganhado mais destaque por sua performance mais estável e a sincronização com a suíte Adobe. Para os entusiastas do software livre, existe o Inkscape, com excelentes atributos e que trabalha com a extensão SVG, a recomendada pelo conselho gestor da internet (W3C).

No entanto, até mesmo o Photoshop pode ajudar! Com a ferramenta Pen Tool¸ é possível criar seus desenhos do zero ou “vetorizar” por cima de imagens bitmap. Embora seja uma ferramenta de uso complicado no início, o estudo e prática constantes logo tornarão você um especialista na caneta!

Neste post vimos uma introdução sobre desenhos vetoriais: o que são, quais são suas vantagens, porque são preferidos pelos grandes criativos e os softwares que podem criar e editar vetores. Agora é só colocar mãos à obra e criar incríveis desenhos!

Gostou do texto e está animado para treinar desenhos em vetor? Deixe seu comentário!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START