Gamification: 3 marcas que estão fazendo história com essa estratégia

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Gamification: 3 marcas que estão fazendo história com essa estratégia

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Que a gamification é uma das principais ferramentas tecnológicas do nosso presente e futuro, ninguém duvida. Para se ter uma ideia, estima-se que cerca de 40% das 1000 empresas mais bem-sucedidas do mundo usam algum tipo de gamification para transformar suas operações.

Mas aprender o que é gamificação na teoria é uma coisa, na prática, as coisas são diferentes. Como será que as principais empresas do mundo estão utilizando esse conceito hoje? Que tipo de soluções elas estão criando para mostrar o quão poderosa é a gamification?

É o que vamos descobrir hoje! Veja abaixo:

Volkswagen e a loteria do limite de velocidade

O recurso de gamification pode ser usado para aumentar a eficiência interna dos empregados de uma empresa ou até mesmo aumentar o faturamento dela, mas a Volkswagen encontrou uma outra aplicação para esse conceito.

A empresa utilizou um sistema de gamification em Estocolmo, Suécia, para tentar diminuir a velocidade média das vias da cidade e diminuir o risco de acidentes no processo. A ideia foi simples:

Utilizando um radar inteligente, o sistema conseguia identificar os carros que passavam por um certo trecho. Cada carro que cumprisse as regras de velocidade ganharia um bilhete para um sorteio. No fim do período experimental, a empresa pegou o dinheiro que foi poupado em multas na cidade e sorteou entre os carros participantes.

O resultado dessa iniciativa? Uma queda de 22% na velocidade média do trecho participante da ação e menos acidentes no local. Incrível, não?

Pokémon GO e as lições de gamification

Dá para falar de gamification e não citar Pokémon GO? O jogo da Niantic em parceria com a Nintendo é a personificação perfeita de todos os elementos que fazem do gamification uma das ferramentas mais poderosas para criar engajamento com as pessoas.

O game faz tudo certo para engajar os seus jogadores: oferece um ótimo sistema de recompensas para motivar os players a entrarem na caça ao tesouro proposta pelo jogo. Além disso, o jogo cria uma demanda dentro desse contexto (você fica sem pokébolas para poder prosseguir) e supre com a sua própria oferta (você pode comprar novas pokébolas na loja do game).

Não foi à toa que Pokémon GO se tornou um dos maiores fenômenos tecnológicos em 2016, com até mesmo figuras políticas jogando o game da Niantic abertamente. Mesmo o título perdendo jogadores ao longo do tempo, Pokémon GO serviu para apresentar o bê-a-bá do gamification e como utilizá-lo para obter o melhor resultado possível.

Duolingo e a aprendizagem de idiomas eficiente

Transformar uma experiência em jogo pode ser algo tão poderoso que empresas estão se formando única e exclusivamente por causa desse conceito. O caso mais famoso desse tipo de empresa é a Duolingo, claro.

No Duolingo, os usuários podem aprender os mais diversos idiomas do mundo por meio de um sistema de ensino altamente focado no gamification. No serviço, cada lição nova é como uma fase de videogame. Existe até mesmo um sistema de pontos de vida — a cada resposta errada, você perde um coração e quando ficar sem eles, tem de recomeçar a lição do início!

Atualmente, os assinantes brasileiros podem aprender 4 idiomas por meio do sistema (Inglês, Espanhol, Francês e Alemão) com o curso de Italiano sendo preparado. O negócio tem dado tão certo que são mais de 70 milhões de usuários no mundo todo e o Brasil é o terceiro país com mais inscritos: 3 milhões.

Até mesmo Barack Obama, ex-presidente dos EUA, já conheceu o programa, que recebeu um investimento de US$ 45 milhões da Google em 2015.

Deu para entender como o gamification é uma ferramenta poderosa e cheia de oportunidades para explorar? Que tal curtir a nossa página no Facebook para receber mais conteúdos como esse?

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