Mercado de games no Brasil: conheça as oportunidades Escola SAGA
Tudo o que você queria saber sobre Pintura Digital. Confira!
05/20/2019
Quer criar portfólio on-line? Conheça 6 ferramentas ideais!
05/28/2019
Exibir Tudo

Quem gosta de games certamente já parou para pensar como são produzidas essas obras que enchem os olhos e são capazes de nos trazer emoções de todos os tipos. Tornar-se um profissional por trás de grandes jogos também é algo que, muito provavelmente, já passou pela sua cabeça, certo?

Se a resposta foi sim e você está se preparando para seguir carreira nessa área, saiba que o mercado de games é o que mais cresce no mundo. Ficou animado? Então continue a leitura deste post e saiba em quais áreas você pode atuar.

Produtor

Todo tipo de produção precisa de financiamento, cumprimento de metas e outros aspectos que necessitam de muito suporte e atenção. Por isso, os game producers — ou produtores de games — são extremamente necessários. São eles que vendem a ideia do jogo e cuidam das partes que não são técnicas.

A função desse profissional pode variar de acordo com o estúdio, mas, no geral, ele é responsável por manter o projeto vivo, garantindo recursos, contratos de parcerias, divulgação, grupos de testes adequados para cada estágio e, claro, é ele que procura distribuidoras para que o game alcance a maior quantidade possível de pessoas.

Desenvolvedor

Aqui temos a opção ideal para aqueles que curtem fazer a mágica toda acontecer. Desenvolvedores são a base que alimentam o mercado dos games e, embora poucos fiquem famosos, eles são os caras responsáveis por garantir que a sua “ult” carregue no tempo certo, não precise ser “nerfada” e que ela realmente guiará seu time à vitória.

A formação necessária para atuar como desenvolvedor de games geralmente é mais complexa, exigindo uma faculdade ou cursos específicos para o assunto, mas nada impede que você aprenda a programar por conta própria e crie seus próprios jogos. De qualquer forma, os que optarem por seguir carreira nesse ramo podem chegar a ganhar até R$ 18 mil por mês, em caso de serem gerentes e supervisores experientes.

Game Designers

Os game designers são os arquitetos do escopo dos games, fazendo escolhas técnicas e criativas que podem modificar o futuro da produção. Além disso, eles também são os responsáveis por gerenciar o projeto à medida em que ele é executado, interligando os times e unificando os objetivos.

É importante salientar que ele se difere dos designers de artes visuais, que ainda existem nos games. Modeladores, designers de mundo e outros tipos de criadores ainda são necessários para que os jogos alcancem bem o seu potencial. Quem está começando pode receber algo em torno de R$ 1.800,00.

Esses foram os três principais cargos de destaque no mercado de games nacional atualmente, porém, existem outras opções que não são tão mencionadas, mas que também podem gerar estabilidade dentro dessa indústria. Conheça alguns deles logo abaixo:

  • Roteirista: responsáveis por desenvolver, revisar e finalizar as histórias e os roteiros dos games. É uma área abordada no curso superior de Desenvolvimento de Jogos em diversas universidades;
  • Engenheiro de som: esse é o cara que lida com a parte sonora, fazendo personagens, efeitos e cenário mesclar suas características ideais ao visual do mundo;
  • Atleta de e-sports: embora não esteja diretamente relacionado com o mercado de produção de games, os atletas de e-sports movimentam muita grana em torneios e outros eventos, sendo uma boa opção para quem quer se aproximar desse universo;
  • Jornalista e criador de conteúdo: youtubers e outros profissionais que lidam diretamente com a formação de opinião dos gamers por meio de reviews, notas, vídeos de gameplays e outros tipos.

Como você pôde conferir, não faltam áreas para que você possa seguir carreira no mercado de games. É preciso escolher o curso certo, garantindo que suas habilidades e talentos serão melhor trabalhados para alcançar o sucesso.

Se você quer saber ainda mais sobre o mercado de games, não deixe de conhecer o nosso curso Playgame. Ele ensina tudo o que você precisa saber para mergulhar de vez nessa profissão.

 

Gostou das dicas? Agora é só preparar a pipoca e fazer uma maratona.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START!