O que é VFX
3 dicas para produzir vídeos de gameplay
09/26/2016
6 Motivos para o Game Mobile dominar o mundo
09/28/2016
Exibir Tudo

O que é VFX

O que é VFX

VISUAL EFFECTS – O que é?

Apesar dos visual effects ou VFX serem um conceito tão presente no cinema e nos jogos, muita gente ainda confunde VFX com SFX CGI.

Então, se você também se confunde, talvez possamos esclarecer as dúvidas.

Vamos começar pelo CGI, depois para o SFX, e finalmente, o VFX, que será o foco do artigo.

CGI breakdown do game The Witcher 3

CGI breakdown do game The Witcher 3

CGI

Computer-Generated Imagery ou “imagens geradas pelo computador” é qualquer imagem dentro de um filme que não foi gravada pela câmera, mas desenhada e posicionada na cena pelo computador. Há incontáveis filmes e jogos, onde o personagem é criado por um rascunho no programa e passa por diversas etapas até o produto final.

SFX

Special Effects são os conhecidos efeitos especiais, porém, diferente do CGI, os efeitos especiais não são feitos pelo computador, mas contam como qualquer efeito utilizado durante a gravação. Isso inclui maquiagem, luz, explosões de verdade, canhões de ar, entre outros efeitos práticos, o que pode soar um tanto ultrapassado, mas os resultados podem ser surpreendentes. Um bom exemplo é uma das mais famosas cenas do filme Inception, também conhecido como A Origem no Brasil, onde os dois personagens estão conversando em uma cafeteria e, quando um deles percebeu que estava em um sonho, os elementos na cena começam a explodir, e isso não foi feito através da computação gráfica, mais sim através de canhões de ar estrategicamente posicionados e gravados em slow motion!

Cena do filme Inception, do canal de Adrijan Arsovski

Breakdown de Vingadores

Breakdown de Vingadores (Crédito da imagem: Site cgramp)

Mas então… se o CGI são os efeitos que são criados pelo computador e o SFX são os efeitos que NÃO são feitos pelo computador… então o que exatamente é o VFX?

VFX

Agora que estabelecemos os elementos, a resposta fica mais clara, VFX é o artifício no qual um profissional ou um artista VFX reúne os elementos gravados no filme, juntamente com o SFX e, em seguida, passa o material por um processo complexo para adaptar a gravação em um ambiente virtual, e depois transferir o elemento feito pelo computador(CGI) para renderizar e adaptar o máximo possível cada elemento através de técnicas sofisticadas, deixando a cena com os efeitos o mais real possível, ao ponto dos espectadores não serem capaz de diferenciar o que é real e o que não é, possibilitando a imersão dos espectadores e fazer de uma cena fictícia um dos momentos mais memoráveis da história.

Não é que ninguém percebe um bom VFX, é que a maioria dos efeitos acaba passando despercebido na telona, na forma de cidades, objetos, veículos, partículas, entre muitos outros. E enquanto os efeitos práticos, muitas vezes, roubam a cena, o CGI é o resto, mas estamos falando de um “resto” muito, muito importante. E, a não ser que você seja podre de rico, você não vai (mas NÃO VAI MESMO) conseguir fazer uma cena no estilo de Vingadores sem um excelente trabalho no CGI e VFX.

Interessado pelo ramo de VFX? A SAGA pode te preparar para entrar nesse mercado! Tanto no curso START de computação gráfica para iniciantes, quanto no curso PLAYGAME, de desenvolvimento de jogos, os alunos aprendem diversas técnicas de 3D, renderização, produção e edição de vídeo e muito mais, permitindo que os alunos tenham uma grande variedade de onde usar suas habilidades, seja como desenvolvedor de jogos, artista VFX para um estúdio de cinema, produtor indie ou mesmo como um artista digital.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START.