O que faz o Game Tester? Saiba tudo sobre essa profissão

O que faz o Game Tester? Saiba tudo sobre essa profissão

IT A Coisa: entenda as diferenças dos efeitos visuais nas duas versões
01/18/2018
Você sabe a diferença entre efeitos visuais e efeitos especiais?
02/07/2018
Exibir Tudo

Um Game Tester é uma pessoa que trabalha para produtoras de videogame, e seu papel é testar todas as funções de um novo lançamento para garantir que ele está adequado para o mercado. Dessa forma, é um dos primeiros a ver a cara de um novo projeto e recebe uma versão beta dele antes dos demais para experimentar.

Hoje você vai conhecer melhor essa profissão e entender o que é preciso fazer para se tornar um Game Tester. Confira!

O que é um Game Tester?

Como o próprio nome já diz, um Game Tester é a pessoa responsável por encontrar bugs, glitches e outras falhas nessas mídias, a fim de garantir a reputação das produtoras de games.

Eles são necessários em todas as plataformas e gêneros do mercado e podem trabalhar em um console específico (como o XBox ou o PlayStation) ou em múltiplos deles. RPGs, jogos multiplayer online e games de aventura são apenas alguns dos tipos de produtos que o Game Tester deve experimentar ao longo da sua carreira.

Imagem: howcast

O que faz um Game Tester?

O Game Tester recebe cópias completas de games a fim de testá-las em profundidade, antes do seu lançamento para o público. Isso significa que eles têm um papel no processo de construção dos videogames, porque suas opiniões são levadas em consideração pela equipe de desenvolvimento na hora de fazer alterações.

Testadores não tem como papel se divertir e jogar o dia inteiro: seu trabalho é árduo e eles devem navegar por todos os menus instalados em um jogo, passar por suas fases e garantir que não há nenhum problema com elas.

Caso um jogo ofereça a possibilidade de se utilizar mais de um avatar, por exemplo, o testador deverá executar todos os níveis utilizando todos os players disponíveis. Afinal, durante o gameplay, é seu papel tentar descobrir erros e falhas de software que podem tornar a experiência de jogabilidade negativa para os usuários.

Toda vez que um Game Tester encontra um problema, ele deve reportá-lo a produtora responsável pelo videogame, fazendo para isso um relatório. Muitas vezes o game tester fica dias e horas na mesma fase para ver se não tem nenhum bug. Ele precisa mandar relatórios para os desenvolvedores para que possam ser corrigidos todos os erros e depois disso, volta a testar novamente, para se certificar de que foi tudo corrigido.

Imagem: NYFA

Onde trabalha o Game Tester?

O Game Tester pode trabalhar de casa, e essa é uma das grandes comodidades da profissão. Entretanto, em alguns casos, pode ser pedido que ele frequente um escritório como em qualquer outra carreira. É importante que testadores de jogos saibam cumprir prazos, tenham muita disciplina e sejam naturalmente curiosos, pois esses traços podem favorecer o seu sucesso.

Imagem: Digital Spy

Quais são os requisitos para me tornar um Game Tester?

Para se tornar um Game Tester você precisa construir um currículo impressionante, demonstrando sua experiência na área. Isso pode ser feito com especializações, cursos e praticando bastante. Vídeos de gameplay no YouTube podem funcionar como o seu portfólio.

Gostou de conhecer a profissão de Game Tester e acha que ela é a certa para você? Entre em contato agora mesmo com a Escola SAGA e descubra como se tornar um!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no curso PLAYGAME