Pintura digital: qual o melhor curso para investir nesse ramo?

Pintura digital: qual o melhor curso para investir nesse ramo?

Aprenda a melhorar o desempenho de jogos no PC
10/24/2017
Modelagem 3D: entenda a importância da escultura para jogos
11/09/2017
Exibir Tudo

Pintura digital: qual o melhor curso para investir nesse ramo?

A pintura digital tem ganhado cada vez mais espaço no mundo da arte e do design, se tornando uma parte essencial do mercado de comunicação visual, seja no desenvolvimento de aplicativos, gamesquadrinhos e mídia no geral.

Para quem tem criatividade e deseja entrar nessa área, a boa notícia é que existem várias opções de cursos voltados a desenvolver essas habilidades. Mas como garantir que o investimento que se vai fazer é a melhor opção? Basta conferir as dicas a seguir!

Pintura digital feita pela aluna SAGA Zana Souza

Por que investir em pintura digital?

Hoje em dia, o mercado de ilustração é quase todo digital, com a exceção de artistas mais antigos que ainda fazem ilustração tradicional. Todos os dias surgem novos softwares e programas, com recursos e ferramentas cada vez mais desenvolvidos e que contribuem para a área.

Assim, quem quer entrar nesse campo, seja por hobby ou por interesse profissional no mercado de trabalho, precisa dominar essa técnica e estar antenado para as novidades do setor.

Imagem: Fantasio

Pintura digital feita pela aluna SAGA Milena Buzzinaro.

O que é preciso saber para investir em pintura digital?

Alguns elementos são fundamentais para quem deseja entrar na área de pintura digital. Confira quais são eles:

Ferramentas

Há uma vasta quantidade de programas que podem ser utilizados para trabalhar com pintura digital. Os mais comuns são o Corel Painter, o Adobe Photoshop e o Gimp.

Um bom ilustrador ter, pelo menos, noções de todos eles, sabendo que um serve de complementação para o outro. Por exemplo, o Painter tem mais opções de pincéis, enquanto o Photoshop é mais rico em finalizações.

Hardware

É importante que o equipamento seja adequado para o tipo de trabalho que você pretende realizar. Não é preciso que seja uma máquina da última geração, mas lentidão e erros de processamento podem atrapalhar no processo de desenho.

Então invista em computadores e equipamentos de marcas já reconhecidas, que te ofereçam fidelidade de cor e rapidez de processamento.

Técnica

Esse é um aspecto que, com o investimento em um bom curso, poderá ser desenvolvido. Não basta ter os melhores equipamentos e dominar os softwares: quem quer se destacar em pintura digital precisará ter habilidades de desenho e criatividade.

Será importante, também, desenvolver habilidades como editar fotos, aplicar filtros, trabalhar com pincéis, borrachas, cores e paletas, além de dominar práticas de manipulação ou técnicas como anatomia e proporção, estudando os volumes e concavidades de um corpo e suas variações.

Pintura digital do aluno SAGA Elton Carlos

Pintura digital da aluna SAGA Gabriele Sousa

Sala na unidade SAGA Recife

Alunos SAGA na matéria do GLOBONEWS sobre o mercado de jogos.

Como acertar na escolha de um curso de pintura digital?

Para garantir que você está fazendo a melhor escolha ao optar por um curso de pintura digital, fique de olho nos seguintes aspectos:

Professores

Esse é o primeiro detalhe que deve ser analisado no momento de escolher um curso. Uma boa equipe de professores é o que traz o diferencial para uma organização. Procure conhecer o trabalho do corpo docente do curso em que você quer investir — se possível, encontre seus portfólios e observe se as técnicas usadas se aproximam do que você quer.

Infraestrutura

Em um curso de pintura digital, a infraestrutura é essencial para a eficácia da aprendizagem. Afinal, como você poderá aprender a manusear os softwares utilizados no mercado se a escola não conta nem com os programas, nem com hardware eficiente?

Além disso, observe também se há equipamentos para todos os alunos e qual é a disponibilidade de materiais para estudo.

Grade curricular

Na grade curricular estará especificado o que você aprenderá e quais conteúdos serão contemplados durante a sua formação profissional. Analise se o currículo estará atualizado e atende às suas necessidades de qualificação.

Depoimentos de ex-alunos

Os depoimentos de ex-alunos são muito relevantes para conhecer a qualificação do curso que você pretende fazer. Se a escola é muito elogiada e os resultados para os antigos alunos são positivos, então, esse será um curso que valerá a pena.

Muitas escolas vendem diferentes métodos e técnicas de aprendizado; contudo é importante saber se essas informações são verdadeiras. É preciso visitar o site do curso e, se possível, fazer uma aula experimental presencial e ver se aquele curso é o ideal para você.

Gostou das nossas dicas sobre como investir em um bom curso de pintura digital? Gostaria de saber mais? Então venha conhecer o nosso curso START e torne-se um artista digital completo!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no curso START