Por que os Oculus Rift são uma revolução no universo gamer?

Por que os Oculus Rift são uma revolução no universo gamer?

Conheça 5 curiosidades sobre Street Fighter
06/16/2017
Confira as 5 melhores dicas para ser um programador de jogos
06/30/2017
Exibir Tudo

Por que os Oculus Rift são uma revolução no universo gamer?

Desde que foram lançados, os Oculus Rift se tornaram objeto de desejo da maioria dos fãs de tecnologia.

A promessa de um acessório que mudaria completamente as experiências interativas fez com que sua desenvolvedora conseguisse arrecadar mais de 2 milhões de dólares por meio do site de financiamento coletivo Kickstarter. E agora eles vêm com tudo para trazer ao universo dos games a revolução da realidade virtual.

Vale lembrar que, por muito tempo, os videogames geravam uma experiência passiva, sendo controlados quase exclusivamente pelos joysticks. Até que o Nintendo Wii trouxe aos jogadores a possibilidade de usar os controles não apenas para apertar botões, mas também para jogar por meio de movimentos.

Não demorou para que o Xbox chegasse com outra novidade: o Kinect, que revolucionou ainda mais essa indústria ao descartar o uso de acessórios, proporcionando aos usuários a possibilidade de utilizarem apenas seus próprios corpos para executar qualquer ação no jogo.

Depois disso tudo, quem está entrando em cena para trazer a próxima grande novidade para os videogames são os Oculus Rift.

Oculus Rift desconstruído. Fonte: popsci.com

Como funcionam os Oculus Rift?

O grande segredo dos Oculus Rift é que seu visor não exibe uma imagem inteira, e sim uma imagem para cada olho, com uma leve diferença entre elas. E, graças aos seus magnetômetros, giroscópios e acelerômetros, os óculos seguem perfeitamente os movimentos da cabeça do usuário, causando assim uma experiência incrivelmente interativa e imersiva em 3D.

Fonte da imagem: billboard.com

Como os Oculus Rift podem revolucionar os games?

Imersão é, sem dúvidas, a principal ideia quando se começa a discutir a importância da realidade virtual no mundo dos games. Com gráficos que impressionam por seu realismo, os Oculus Rift conseguem fazer o jogador se sentir realmente estando em outro universo, como se fizesse parte do jogo, em vez de apenas controlar um personagem.

Com óculos mais acessíveis chegando ao mercado, o interesse das desenvolvedoras por essa tecnologia vem aumentando e novas possibilidades estão surgindo. Alguns jogos já foram lançados, como Left 4 Dead, Dear Esther, Portal, Elder Scrolls V: Skyrim e, ao que tudo indica, muitos outros ainda vêm por aí.

Fonte da imagem: imhotep-medical.org

Fonte da imagem: Oculus.com

Como a realidade virtual é usada em outras áreas?

Apesar das enormes possibilidades que ela gera para os games, é sempre bom ressaltar que a realidade virtual não é algo voltado somente para jogos. A medicina também vem se beneficiando dessa tecnologia para simular cirurgias e até para tratamento de pacientes.

A indústria cinematográfica também está de olho na realidade virtual. Em breve assistir filmes deixará de ser algo feito passivamente e os espectadores poderão se sentir parte deles por meio dessa tecnologia. A tendência é que, muito em breve, cinema e games acabem se fundindo e tenhamos filmes interativos, com uma dinâmica de jogo.

Enfim, é fato que a realidade virtual será responsável por grandes e positivas mudanças no setor de entretenimento, especialmente dos games. Com os Oculus Rift, muitas possibilidades se abrem para desenvolvedores e podemos esperar novas experiências enquanto jogamos.

Se você se animou com o que vem por aí, compartilhe esse post no Facebook! E aproveite para se preparar com o Playgame, o curso de desenvolvimento de jogos da SAGA!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME