Profissional de Audiovisual: como escolher um curso e quais habilidades desenvolver?

Profissional de Audiovisual: como escolher um curso e quais habilidades desenvolver?

7 informações importantes sobre a Unreal Engine que você precisa saber
10/11/2017
Aprenda a melhorar o desempenho de jogos no PC
10/24/2017
Exibir Tudo

Profissional de Audiovisual: como escolher um curso e quais habilidades desenvolver?

Você tem pavor de rotina, não consegue ficar parado e gosta de tecnologia? Também adora games, quer desenvolver sua criatividade e se preparar para ser um profissional de audiovisual?

Então, este post é um achado! Em primeiro lugar, é essencial que você faça um curso especializado, com as melhores técnicas, para começar sua carreira com o pé direito e chegar onde quer.

A seguir, damos algumas ótimas dicas sobre essa área e as principais competências que você precisa desenvolver para se tornar um grande profissional de audiovisual. Confira!

Qual é a área de atuação?

O profissional de audiovisual é o responsável pelo desenvolvimento dos processos que envolvem a utilização simultânea de componentes visuais e sonoros. Ou seja, tudo que pode ser visto e ouvido ao mesmo tempo, como cinema, televisão, internet, games e todas as produções que unem imagem e som.

Você vai poder trabalhar em agências publicitárias, produtoras de cinema, emissoras de rádio, televisão e centros de documentação privados e estatais, entre muitos outros lugares. Além disso, a criação de vídeos, o desenvolvimento de games, a internet e o celular também são áreas em expansão e possibilitam o trabalho autônomo.

Imagem: Rocket Stock

Cena de Godzilla (2014) antes e depois da inserção de efeitos visuais. Imagem: brainberries.

Imagem: ohiounion

Qual é a qualificação necessária?

mercado de trabalho está em busca de profissionais com formação na área de audiovisual. Que tal procurar um curso especializado, para aprender e desenvolver suas habilidades?

Algumas escolas oferecem cursos muito práticos e acessíveis, ministrados por quem entende do assunto e tem prazer em ajudar a desenvolver carreiras. Você vai conhecer um ambiente favorável para absorver os conhecimentos que precisa, dominar os recursos disponíveis e saber a melhor forma de aplicá-los de maneira natural, com qualidade e ótimos resultados.

Gostou dessa ideia? Então, conheça algumas das etapas que envolvem o profissional de audiovisual e veja como o processo é muito legal.

Edição e animação de imagens

Além dos desenhos animados, a edição e animação de imagens também é muito usada em vídeos institucionais, comerciais de TV e no desenvolvimento de games, entre outras produções. Na edição, com softwares específicos, as imagens são manipuladas e tratadas, possibilitando correções de cor, brilho, contraste e imperfeições.

Na animação, a imagem é desenhada muitas vezes, cada uma com diferenças bastante sutis, gerando um novo frame (ou quadro). Ao serem exibidas com muita rapidez — no mínimo, 30 frames por segundo — nossos olhos não conseguem perceber que elas estão sendo trocadas a cada quadro e o cérebro identifica essas mudanças como movimento.

As ferramentas certas permitem a adição de efeitos nos frames, como o uso de filtros e inserção de textos, por exemplo.

Efeitos visuais

Efeitos visuais são os artifícios aplicados nas imagens, em um ambiente virtual, a fim de integrá-las de forma sutil e homogênea em uma cena. Os diferentes elementos são combinados, por meio de técnicas sofisticadas, para que elas se tornem uma imagem única e passem essa sensação visual.

Podem ser usados tanto em fotos quanto em filmes, com excelentes resultados. Quando bem-feitos, deixam a cena tão perfeita, que o espectador não consegue distinguir o que é real e o que é fictício.

Edição de áudio

A edição de áudio é, ao mesmo tempo, um processo artístico e técnico. Nele, uma sequência de sons é reunida e alterada a partir da sua forma original para a criação de uma nova versão.

Você precisa decidir quais elementos devem ser mantidos, apagados ou combinados, para que as partes se juntem de uma forma organizada, lógica e agradável. Para isso, também existem muitos softwares com diversos formatos de entrada e saída, que possibilitam a edição de qualquer tipo de arquivo.

E aí, gostou dessas dicas? Elas podem ajudar você a se tornar um grande profissional de audiovisual! Então, não perca tempo. Entre em contato com a gente, conheça nossos cursos e comece a se preparar para a sua carreira!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME