PS4 Pro: o que muda na nova versão do console da Sony?

PS4 Pro: o que muda na nova versão do console da Sony?

VENCEDORES DO SAGA TALENT STUDENTS 2016
10/24/2016
Entenda de uma vez por todas o que é HDR
11/01/2016
Exibir Tudo

PS4 Pro: o que muda na nova versão do console da Sony?

O novo modelo de videogame da gigantesca japonesa Sony já está a caminho e tem data marcada para chegar ao mundo: 10 de novembro de 2016. Chamado a princípio de PS4.5, PS4 Neo e, agora, PS4 Pro, o novo console da Sony promete trazer uma nova experiência em gráficos e em velocidade de jogos.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre essa novidade da Sony? Então, continue com a gente e fique ligado.

O QUE TEM DE NOVO NO PS4 PRO?

horizon-zero-dawn-2-930x504

Crédito da imagem: Venturebeat.com

Poder Gráfico

A grande novidade do PS4 Pro é o suporte a resolução 4K e HDR (High Dynamic Range), atualmente não suportados pelo PS4 (apesar da Sony informar que vai lançar uma atualização de firmware para que o console suporte jogos com tecnologia HDR). Isso vai trazer uma nova experiência em gráficos e desempenho para os jogadores.

É importante lembrar que para conseguir tirar proveito desta tecnologia, a TV utilizada também deve possuir suporte a resolução 4K. Caso contrário, as melhorias serão quase que imperceptíveis.

Para que fosse possível manter um preço justo e competitivo com o mercado atual dos videogames, a Sony optou em manter o leitor de Blu-Ray em Full HD, sem estender a ele o suporte à resolução 4K.

maxresdefault

Crédito da imagem: Cycu1

Processador Gráfico — GPU

Em termos técnicos, as mudanças do primeiro PS4 para o PS4 Pro ficam mais evidentes por conta da GPU. Com sua nova placa de vídeo ADM Radeon de 4,2 TFLOPS (TFLOPS = trilhão de operações por segundo), o poder de processamento gráfico mais que dobrou em relação à versão anterior, que era de apenas 1,8 TFLOPS.

playstation-4-pro-horizontal-product-shot-01-us-07sep16

Crédito da imagem: Playstation.com

CPU

Apesar de possuir o mesmo CPU do seu antecessor, o AMD Jaguar de oito núcleos, o CPU também será incrementado. Ele vai adquirir melhorias advindas da tecnologia Polaris, desenvolvida pela própria AMD e também ganhará um overclock de frequência, mas o valor não foi divulgado pela Sony.

O PS4 Pro vai continuar com os mesmos 8GB de Ram GDDR5, mas com uma velocidade de transferência maior: 218 GB/s contra 176 GB/s do PS4. Em questão ao armazenamento de dados, o PS4 Pro só vai contar com a versão com 1Tb.

scorpio-xbox-one-s-2

Crédito da imagem: 4k.com

Com o PS4 Pro, como fica a briga Sony x Microsoft?

O novo console da Sony vem consolidar de vez a superioridade em relação ao atual console da Microsoft, o XBOX One, que apesar de possuir o mesmo processador do PS4 Pro, já era inferior ao PS4 (a placa de processamento gráfico trabalha a 1,23 TFLOPS e a comunicação com a memória RAM é de apenas 68,3 GB/s).

Contudo, a Microsoft já anunciou que vem por ai um concorrente de peso, o XBOX One Scorpio, que promete trazer um GPU com capacidade de 6 TFLOPS de processamento e velocidade de troca de arquivos entre processador e memória de 320GB/s, além de um novo processador da AMD, o Zen, que tem lançamento previsto para 2017.

A promessa é de que o XBOX One Scorpio seja extremamente superior ao PS4 Pro, porém, resta saber se terá um preço competitivo e quanto essas diferenças serão visíveis.

maxresdefault (1)

Crédito da imagem: Tested

Existem outras novidades relacionadas ao PS4 Pro?

Junto com o PS4 Pro, que será vendido nos EUA por US$ 399 (contendo 1 DS4 e 1 mono headset além do console, a Sony apresentou o novo Dualshock 4, que trará a possibilidade de que a luz emitida na parte de baixo do controle  possa ser vista também na frente, em meio ao sensor de toque.

Em outubro começam também as vendas do Playstation VR (óculos de realidade virtual). Todos os PS4 (PS4, PS4 Slim e PS4 Pro) darão suporte ao PVR, porém, somente com o PS4 Pro, será possível extrair o máximo que a tecnologia de realidade virtual tem para oferecer.

E aí? Gostou das novidades que vem por aí com o PS4 Pro? Compartilhe nas suas redes sociais!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME