Quer criar portfólio on-line? Conheça 6 ferramentas ideais! Escola SAGA
Mercado de games no Brasil: conheça as oportunidades
05/20/2019
Saiba como funcionam as técnicas de animação
06/04/2019
Exibir Tudo

Criar portfólio on-line é um passo de extrema importância para os profissionais da área de design. Com ele, o profissional pode mostrar todas as suas qualidades, competências e trabalhos realizados. Para te ajudar nessa missão, vamos listar algumas ferramentas indispensáveis para os profissionais criativos se destacarem no mercado.

As famosas pastas com portfólio em papel ficaram no passado, hoje em dia a utilização do portfólio digital é imprescindível. Além de mais prático, ele permite que você divulgue e mostre seu trabalho para um número ilimitado de pessoas com apenas um clique.

Por que é importante criar portfólio on-line

O principal objetivo do portfólio é atrair clientes e despertar o interesse deles pelo seu trabalho. A pasta vai validar os seus conhecimentos, mostrando que você realmente tem as habilidades para fazer determinada peça.

O portfólio é uma vitrine do seu trabalho, ele faz com que clientes novos confiem em você, pois conseguem ver que você realmente entrega o que promete.

Além disso, outro ponto positivo da utilização do portfólio é mostrar ao cliente qual é o seu estilo. Sabendo claramente qual a sua linha de design, as rejeições e alterações ao longo do trabalho diminuirão, pois, o cliente não vai ter expectativas frustradas.

Dicas para montar seu portfólio on-line

É importante que, independentemente da plataforma utilizada, o portfólio seja visualmente interessante e confortável para a pessoa que está navegando. Por isso, fique atento a algumas dicas:

Simplicidade

É indicado que você utilize um layout simples e direto, evitando que o visitante se distraia ou não consiga chegar facilmente às páginas importantes. Lembre-se sempre de que menos é mais quando se trata de design e passe a sua mensagem de forma clara.

Usabilidade

Usabilidade é outro conceito básico do design. Se o visitante não consegue chegar ao objetivo em pouco tempo, seja por problemas técnicos ou por excesso de páginas, você não está oferecendo uma boa experiência de navegação.

Foco

O foco do portfólio é captar novos clientes e vender o seu trabalho, por isso, a seleção de material deve ser feita de forma criteriosa. Escolha somente as suas melhores peças, que poderão impressionar o visitante, e opte por trabalhos variados, que mostrem que você é um profissional versátil.

Organização

Organização é muito importante, principalmente quando falamos de mercado de trabalho. Organize seu material de forma que o visitante consiga encontrar facilmente a categoria que procura. Você pode criar categorias distintas, como logotipos, sites, banners, embalagens, entre outras.

Identificação

Seu portfólio é sua vitrine, por isso, não esqueça de colocar uma página com seus dados pessoais. Apresente-se, fale das suas qualificações e experiências e disponibilize um e-mail ou telefone para contato.

 

As melhores ferramentas para designers

Já percebeu que você vai precisar montar o seu portfólio on-line, né? Então, vamos te mostrar algumas ferramentas essenciais de design para que você possa colocar a mão na massa e criar as peças que vão preencher a sua plataforma.

  1. Adobe Photoshop

Provavelmente a ferramenta mais conhecida no mundo do design, o Photoshop revolucionou a computação gráfica e o mundo das publicações de beleza. Ele oferece uma gama imensa de possibilidades de criação, manipulação, correção e composição de imagens, além de ser muito utilizado para pintura digital e criação de peças gráficas impressas e digitais.

  1. Adobe Illustrator

Se você já ouviu falar sobre objetos vetoriais, com certeza também já ouviu falar sobre esse programa. Os vetores permitem que você aumente ou diminua suas artes sem perda de qualidade, pois utiliza como base os cálculos matemáticos no lugar dos pixels. Com o Illustrator você pode criar logotipos, ilustrações, letterings e diversos elementos em 2D e 3D.

  1. COLOURlovers

Já ficou em dúvida sobre quais cores utilizar em um projeto? O COLOURlovers é uma comunidade on-line, na qual os usuários criam e compartilham milhares de paletas de cores personalizadas, além de texturas e cores específicas. Essa ferramenta te ajuda a encontrar as melhores combinações de cores e agiliza muito o processo de criação.

  1. Adobe After Effects

Para quem quer se aventurar no motion design, o Adobe After Effects é a ferramenta mais popular. Ela permite a criação de elementos animados para introduções de vídeos ou identidades visuais em movimento, além de contar com menus intuitivos e um sistema de bibliotecas de mídia.

  1. Dafont

Os textos são parte importante do design e, para isso, é preciso sempre escolher a fonte certa que converse com o projeto. O Dafont é um site para download gratuito de fontes e conta com um catálogo incrível com mais de 12 mil fontes. O site dispõe de uma interface intuitiva e você pode visualizar um preview on-line do texto que quiser.

  1. Maya

Se você sonha em trabalhar com 3D, o Maya é a ferramenta perfeita para você. Esse software é utilizado para animação, modelagem, simulação e renderização em 3D e fornece um conjunto avançado de ferramentas. Com ele você pode criar personagens, ambientes e gráficos animados.

 

As melhores plataformas para criar seu portfólio

A internet oferece diversas plataformas para que você mostre o seu trabalho de forma digital. Entre elas, você pode optar, por exemplo, pelas redes sociais, como Facebook, Google+, Twitter ou Pinterest. Contudo, existem ferramentas pré-formatadas que facilitarão a montagem do seu portfólio. Conheça algumas das melhores plataformas:

  • Behance: é uma plataforma focada em designers que, além de hospedar seu portfólio, também funciona como rede social entre os profissionais;
  • Carbonmade: é uma ferramenta simples com um design padrão, porém com layouts personalizáveis;
  • Designrelated: indicado para profissionais mais experientes, a rede funciona como um sistema de hospedagem para designers;
  • Dunked: nessa ferramenta você pode criar portfólios responsivos e personalizados sem precisar entender de programação. A plataforma é bastante personalizável, permitindo que você edite templates, logotipos, cores e tipografias do site.

Criar portfólio on-line pode parecer um bicho de sete cabeças à primeira vista, porém, seguindo as nossas dicas, você poderá organizar o seu material e conquistar novos clientes, mostrando todo o seu potencial como designer.

 

 

Curtiu o post? Então, conte para a gente nos comentários quais são as ferramentas que você mais utiliza no dia a dia e quais são as suas preferidas.