O que rolou na E3 2015 - Escola Saga

Relembrando tudo que rolou na E3 2015!

SAGA no Gamepólitan 2015
06/25/2015
Pele em VFX da ICT Graphic Lab chega muito perto da realidade!
07/03/2015
Exibir Tudo

Relembrando tudo que rolou na E3 2015!

E3 2015!

A E3 2015 teve um enorme impacto para os gamers, com uma notícia explosiva atrás de outra, surpresas, risadas e muito hype. Tantas coisas aconteceram em tão pouco tempo, o evento mal acabou, mas já dá saudades e um gostinho de quero mais.

Que tal rever mais uma vez, os dias 14 a 18 que tanto deram a falar?

Um dos gigantes este ano, como de costume, a Microsoft teve seu destaque principalmente em tecnologia. E uma coisa foi deixada bem clara: este ano está cheio de ideias ambiciosas.

Começando com seu game mais icônico, a Microsoft soltou o teaser e gameplay de HALO 5: Guardians e o vídeo demostrando o multiplayer de até 24 jogadores. Seguido por Recore, novo projeto ambicioso, descrito como uma mistura de Star Wars e Wall-E, é uma das novidades com grandes expectativas.

Para a alegria dos fãs, a retrocompatibilidade foi anunciada para o XBOX ONE, permitindo que rode jogos dos consoles mais antigos. Ainda na parte de tecnologia, foi anunciado o controle ELITE do XBOX, com novo layout, componentes removíveis e mais funções e desempenho.

Indo já para um dos games mais aguardados, Fallout 4 teve trailer, gameplay e inclusão da possibilidade de utilizar e compartilhar mods criados em PC no XBOX ONE. Em seguida, foi anunciado o Plants VS Zombies: Garden Warfare 2, descrito como o game mais engraçado e absurdo da franquia e que sairá na primavera de 2016.

Apresentado por ninguém menos que Henry Ford III, Forza Motorsport 6 exibe seus gráficos de dar inveja, novas funções, novas possibilidades para multiplayer, com data de lançamento programada para 15 de setembro. Logo após o vídeo de Forza 6, sem aviso ou introdução nenhuma, Dark Souls 3 pegou os fãs de surpresa, com um teaser exibindo seus gráficos lindos e assustadores, no melhor sentido possível. Foi anunciado também, que será o último game da trilogia de Dark Souls.

E, logo após, houve, sem introduções, outra estreia do trailer de Tom Clancy’s The Division. O game é um RPG pós-apocalíptico com armas, conceitos complexos de multiplayer e altíssima expectativa. E ainda no tema de Tom Clancy´s, Rainbow Six Siege teve seu trailer exibido com novos conceitos destrutivos, sendo programado para outubro deste ano.

   Gigantic, um novo MOBA que terá seu beta liberado em agosto deste ano, foi anunciado na E3, mostrando diferentes conceitos para o gênero, mas de forma divertida, carismática e interessante. E como previsto, indie games também tiveram sua atenção merecida, em um vídeo dando um gostinho dos indies que estão por vir no XBOX ONE, como, por exemplo, CupHead, Rise and Shine, The Mean Greens: Plastic Warfare, Outward, MMO Goat Simulator, entre diversos outros.

E, em seguida, os indie games mais diferenciados tiveram uma atenção extra, como por exemplo Ashen e Beyond Eyes. O primeiro é um game explorativo e superinterativo, onde suas decisões definem o rumo da história. Já o segundo, uma das ideias mais surpreendentes do ano, com o conceito de um jogo protagonizado por uma jovem garota cega, com a ideia é de tentar visualizar como a personagem descobre o ambiente enquanto se aventura mundo afora.

Teve também CupHead, um dos indie games mais antecipados com o visual e estilo dos desenhos da Disney da velha guarda dos anos 1930 misturados com a precisão dos grandes clássicos 60 bits. É um game hardcore que vale a pena acompanhar.

Outra novidade lançada na semana passada foi o XBOX PREVIEW,permite demonstrações gratuitas antes de comprar o beta. E logo depois, dos mesmos criadores de DAY-Z, o anúncio de ION, um game de exploração universal, regido não por quests, mas pelas leis da biologia e da física. Em seguida, veio a demonstração de gameplay ao vivo de Rise of Tomb Raider, com paisagens de tirar o fôlego, voltando às origens exploratórias dos clássicos de Tomb Raider, anunciado para 10 de novembro deste ano.

Já a Rare anunciou o Rare Replay, 30 dos grandes clássicos juntos, por 30 dólares. Trata-se de uma coletânea nostálgica dos games que se tornaram os alicerces da cultura gamer de hoje. A empresa inglesa apresentou ainda o Sea of Thieves, um game de aventura explorativa de piratas em um mundo aberto e fantástico, dito ser o game mais ambicioso da Rare.

Mais um exclusivo, Fable LEGENDS, desta vez, diferente dos outros games da franquia, um MMO gratuito. Seguido do ápice tecnológico da conferência, o HoloLens, com a demonstração ao vivo de Minecraft, e as capacidades criativas da ferramenta. A Microsoft pode não ter tido os maiores impactos nos jogos, mas sem dúvida nenhuma, dominou quando o assunto foi tecnologia, trazendo o futuro para a mesa dos gamers.

E, como não poderia faltar, GEARS OF WAR – Ultimate Edition, anunciado com multiplayer liberado no mesmo dia e com gráficos melhorados, conteúdo adicional e tudo o que poderia se esperar da versão ULTIMATE do game. E, para encerrar ainda com o mesmo tema, Gears of War 4 teve seu World Premiere com um gameplay ao vivo. Fãs foram à loucura. Microsoft, missão cumprida.

ELETRONIC ARTS

A Eletronic Arts (EA) começou pisando fundo, Need For Speed, um dos grandes clássicos de jogos de corrida, foi anunciado com trailer de história e gameplay, mostrando novas possibilidades para quem gostar de sair da estrada e atravessar caminhos imprevisíveis.

Em seguida, o anúncio da nova expansão do RPG online de Star Wars Old Republic, Knights of the Fallen Empire, ou Cavaleiros do Império Caído, contendo teaser com relação à história, mais personagens relevantes e maior interatividade com os jogadores.

Indo do espaço ao mundo cômico de Plants vs Zombies: Garden Warfare 2, com gameplay ao vivo e, pela primeira vez, são as plantas invadindo e os zumbis defendendo.  Como não poderia faltar a parte de esporte, NHL 16 e NBA 16 tiveram seus vídeos promocionais com novos gráficos, novas mecânicas e novas possibilidades para os fãs do esporte.

   Minions Paradise, o game dos Minions, passa-se em uma ilha deserta, cujo objetivo é criar um verdadeiro paraíso para os Minions um game de construção que, sem dúvida, irá alegrar os fãs.

Voltando ao esporte, a aparição do Pelé na E3 torna fácil adivinhar o próximo anúncio: FIFA 16, acompanhada de uma entrevista ao vivo com Pelé, mostrando novo conteúdo, novos gráficos e melhorias desde o último game e a adição das jogadoras femininas, uma nova era para as garotas gamers.

E falando em poder feminino, Mirror’s Edge Catalyst foi o próximo game apresentado, com um mundo completamente aberto, sem níveis, sem telas de carregamento, verdadeiramente gameplay livre.

Novamente de volta para os esportes, Madden 16, com teaser, gameplay ao vivo e novas adições à franquia foi o penúltimo a ser apresentado. E, finalmente encerrando com chave de ouro, com o gameplay praticamente cinematográfico de Star Wars BattleFront, tendo gráficos impressionantes, combate repleto de adrenalina e personagens e momentos icônicos de Star Wars.

UBISOFT

A conferência foi super bem-humorada, a anfitriã Aisha Tyler, representante da Girl Power na E3, fez uma apresentação com humor carismático e sarcástico.  Começando com o novo game de South Park, continuação de Stick of Truth, e até o nome foi afetado pelos trocadilhos, South Park: The Fractured but Whole.

Logo em seguida veio For Honor, um game novo que surpreendeu os fãs com gráficos lindos, batalhas épicas e brutais, com direito a uma demonstração do multiplayer ao vivo. Variando o tema mais um pouco, The Crew: Wild Run teve seu trailer exibindo as novas possibilidades e novos carros em um próximo passo do game que se passa nos Estados Unidos, ocupando o país inteiro.

Eu já disse que a UBISOFT teve uma conferência bem-humorada? Porque tratando-se de humor, este próximo game deixou todo o resto comendo poeira, literalmente. Trials Fusion: Awesome Level MAX retrata um gato com a faixa do Rambo na testa, enquanto cavalga em um unicórnio que cospe fogo e o felino atira com sua arma dourada aos céus, e a paisagem ao redor deles transforma-se em um mar de chamas e explosões à la Michael Bay.

Logo em seguida foi apresentado o gameplay cinemático de Tom Clancy’s The Division, mostrando um mundo aberto e hostil, onde não se pode confiar em ninguém. Seguido por Anno 2205, um RTS ou Estratégia em Tempo Real que, pela primeira vez, permite ir e voltar do planeta Terra e que você explore as maravilhas do desconhecido no espaço.

Seguindo para mais um Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, com a participação de Angela Bassett, atriz vencedora do Globo de Ouro, conhecida por diversos filmes, como por exemplo, “Família do Futuro” (2007) da Disney e “Malcolm X” (1992), e o gameplay ao vivo do modo TerroHunt.

E, logo após o hype que seguiu o game, o trailer de Trackmania Turbo foi mostrado ao público junto com os criadores que explicaram a premissa do game, que já possui mais de 200 pistas, mas também pode gerar pistas randomicamente, ou seja, um número infinito de pistas diferentes.

O próximo a ser exibido foi o trailer cinemático de Assassin’s Creed Syndicate, mostrando novas ferramentas, personagens e temática contra corrupção.

   Para encerrar, mais um trailer cinemático de mais um Tom Clancy’s, o terceiro do dia, Ghost Recon Wild Lands, game de mundo aberto projetado na luta contra o cartel.

SONY

Nesse evento, a Sony foi a que pareceu ter a maior vantagem sobre o público, começando com estilo ao mostrar o aguardado trailer do gameplay do jogo The Last Guardian, dos mesmos criadores de Shadow of Colossus e ICO, seguido pela introdução do novo game HORIZON: Zero Dawn, que foi produzido pelos criadores de Killzone, que vieram ao palco e explicaram a ideia do game. HORIZON: Zero Dawn possui gráficos assustadoramente bonitos e um conceito criativo apaixonante. Também teve um Teaser de Hitman seguido por gameplay de Street Fighter V, agora exclusivo para PS4 e PC.

   No Man’s Sky é um dos jogos mais interessantes que surgiu na E3, se cumprir o que foi prometido, será considerado, de longe, o maior game de todos os tempos. Permitindo incontáveis galáxias e sistemas solares, cada um com múltiplos planetas exploráveis com diferentes ecologias e geologias únicas para cada planeta. Nem se sabe se essa ideia é possível, mas o mundo inteiro está curioso sobre no que irá se resultar esse game.

Logo após uma viagem pelo universo afora, DREAMS, outro game da Sony, apresentou uma viagem para o subconsciente, um game artístico abstrato e surreal, possivelmente o projeto mais complexo da E3. Depois de tanta viagem ao inexplorado, os gamers voltam a uma região mais familiar, com trailers para a Expansão de Destiny, Assassin’s Creed Syndicate com o trailer de Eve Frye.

Vindo logo após Assassin’s Creed, a curta apresentação de World of Final Fantasy acabou se tornando apenas uma introdução para uma das revelações mais chocantes da E3: o teaser surpresa do remake de Final Fantasy VII.

Posteriormente a grande revelação do dia, foram revelados 4 games da Devolver Digital para PS4: Ronin, Eitr, Mother Russia Bleeds e Crossing Souls.

E, como se o tema da E3 fosse nostalgia, Shenmue 3, a continuação de uma franquia extremamente popular, mas com sua história inacabada, teve seu Kickstarter anunciado ao vivo. Ao final do anúncio, um fã podia ser visto levantando as mãos ao céu, como se agradecendo a Deus, isso sim que é emoção!

O trailer de Batman Arkham Knight, que veio em seguida, deu muitas pistas com relação à história do game, narrado pelo policial que foi responsável por cremar o cadáver do Coringa.

Project Morpheus, o aparelho de realidade virtual da Sony foi apresentado com diversos jogos em que o sistema funciona, dando um gostinho do que está por vir. A novidade foi seguida imediatamente pelo Playstation Music com Spotify adicionado no sistema e depois com o Playstation Vue, um canal de televisão pago pela Sony que permite que os consumidores escolham seus canais individualmente, e não em pacotes.

   Call of Duty Black Ops 3 também teve seu espaço merecido, sendo anunciado como o mais profundo e atraente de todos os tempos com dois vídeos de gameplay. Ambos os vídeos mostram como a franquia está explorando o poder do extraordinário.

Logo após o anuncio de Black Ops 3, um vídeo mostrando uma coletânea dos jogos que já vieram, que não foram apresentados e jogos que ainda estão por vir, como por exemplo, Metal Gear Solid V, Mad Max, Tony Hawk Pro Skate, entre outros foram exibidos.

   Star Wars the Twilight of the Republic, uma nova aventura da franquia, foi anunciado para Disney Infinity 3.0. Terá também Rise Against the Empire. E, seguindo o tema de Star Wars, o gameplay do modo Survival de Star Wars Battlefront mostra gráficos chocantemente realistas, batalhas fantásticas e múltiplos modos.

O próximo e último game da conferência da Sony nem precisou ser apresentado, Uncharted 4: A Thief’s End mostrou seu gameplay estonteante, com ação fluida e impecável, finalizando a apresentação da Sony com tanto estilo quanto se iniciou com The Last Guardian.

NINTENDO

Intro bem-humorada. Satoru Iwata, Reggie Fils-Aime e Shigeru Miyamoto são introduzidos como bonecos, de forma icônica, como se fossem justiceiros prestes a salvar o mundo. E, antes de aparecerem ao vivo, começam a sofrer uma mutação, Miyamoto ganha pelos e focinho, Reggie começa a tossir penas e Satoru Iwata cria orelhas de coelho. Ao final da metamorfose, eles se tornam o trio estrela de Star Fox.  Miyamoto se torna Fox, Reggie se torna Falco e Satoru se torna Peppy Hare. Isso tudo pra introduzir o primeiro game, isso sim é um começo excêntrico. Star Fox Zero, o primeiro game anunciado na conferência. Após o trailer, houve um pequeno trecho onde os criadores explicavam a mecânica do game e a origem das ideias.

E, assim, foi anunciado, demonstrando o conceito básico da ferramenta, Super Mario Maker. Jogadores se tornam criadores, níveis que você cria serão compartilhados no mundo inteiro. Amiibos tiveram um bom espaço na conferência, anunciando mais games para os Amiibos, mais modelos, entre outras discussões a respeito da filosofia da empresa.

Seguindo os Amiibos, Legend of Zelda Triforce Heroes, um game da franquia pensado com a adição de uma mecânica de multiplayer cooperativo com até três pessoas, foi anunciado com novas mecânicas, junto ao trailer os criadores explicaram de onde surgiu a ideia.

E, ainda no universo de Hyrule, Legend of Zelda: Hyrule Warriors está vindo para 3DS com mais personagens de outros games da franquia e conteúdo extra, incluindo Majora’s Mask, Wind Waker e até mesmo Ocarina of Time!

Com a volta de mais um título clássico, Metroid Prime Federation Force é um game também como Triforce Heroes, pensado em cima de coop, com 4 jogadores, diversas missões a serem feitas no universo de Metroid Prime.

   Fire Emblem Fates é apresentado com teaser, com pouco tempo de tela, mas o RPG de estilo anime, onde o jogador terá de escolher o caminho a ser tomado em um período de guerras entre dois reinos em conflito.

O teaser de Xenoblade Chronicles foi revelado em seguida, mostrando um pouco da história e gameplay, com a data de lançamento para 4 de dezembro de 2015. Com gráficos surpreendentes, batalhas épicas de Sci-fi e inimigos monstruosos, Xenoblade Chronicles pode ter sido o game mais surpreendente por parte da Nintendo.

   Ainda durante a apresentação da empresa, foram anunciados outros games, como Animal Crossing, Yoshi’s Wooly World, Mario and Luigi Paper Jam e Mario Tennis Ultra Smash, finalizando com a explicação mais aprofundada de Super Mario Maker, comentando as origens dos projetos, liberando a capacidade criativa dos jogadores, interatividade com Amiibos. Os criadores explicaram como desenvolveram seus games, recomendaram Super Mario Maker para jogadores que pensam em entrar na área de design de games.

SQUARE ENIX

A empresa tomou seu tempo descrevendo em mais detalhes cada game. Iniciando com Just Cause 3, demonstrando um mundo aberto com muitas armas, ferramentas e novas possibilidades destrutivas, adicionados ao charme de filmes de ação, característico do game, e sendo considerado o filme mais explosivo da E3, literalmente. Misterioso e artístico, NIER era um jogo relativamente conhecido, mas não tão popular, a Square Enix arriscou e dessa vez tem a participação da Platinum Games.

   Rise of Tomb Raider mostra ter uma abordagem mais clássica dos games de Tomb Raider. E, logo depois, Lara Croft GO, game de estratégia em turnos mobile foi anunciado com um vídeo de gameplay. Diversos anúncios menores, mas certamente relevantes, tiveram seu espaço: Heaven’s Ward: Final Fantasy XIV, Life is Strange e Dragon Quest Heroes, por exemplo.

Mesmo após o grande estouro que ocorreu no dia anterior, a Square Enix não podia deixar de mostrar o teaser do Final Fantasy VII Remake e, logo após, o público começou a delirar assim que foi mencionado o Kingdom Hearts. Tratava-se de Kingdom Hearts Unchained, game mobile que mesmo fazendo parte da história e tendo um estilo diferenciado, teve os aplausos mais desanimados ao fundo. Imediatamente após esse último, com a maior naturalidade, o executivo anunciou o próximo game, e Kingdom Hearts III surgiu na tela. Surpresos, os fãs foram à loucura nesse momento, e ainda mais durante a gameplay mostrada.

   World Of Final Fantasy foi apresentado logo em seguida com explicação de gameplay e ideias que geraram o game. Depois, o teaser e gameplay de HITMAN, STAR OCEAN: Integrity and Faithlessness e DEUS EX: Mankind Divided, revelando história e a mecânica por trás dos próximos games, seguido por Final Fantasy Portal, aplicativo para noticias da franquia. Para finalizar, o anúncio de um novo projeto para um RPG emocional criado com RPG TOKYO FACTORY.

Essa E3 foi realmente memorável, e aposto que os games anunciados serão ainda mais memoráveis. Qual game você mais curtiu? O que ficou faltando? E essa realmente foi a melhor E3 de todos os tempos?

Comenta aí!


Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME