Você já ouviu falar em renderização em tempo real? Saiba mais aqui! - Escola SAGA

Você já ouviu falar em renderização em tempo real? Saiba mais aqui!

Veja quais são os 7 personagens nerds mais conhecidos no mundo
03/02/2020
Deseja trabalhar com ilustração 3D? Saiba mais sobre o mercado agora mesmo!
06/30/2020
Exibir Tudo

Você já ouviu falar em renderização em tempo real? Saiba mais aqui!

Como o seu videogame é capaz de gerar tantas imagens de maneira simultânea? Você já se fez essa pergunta? Neste texto, falamos sobre a renderização em tempo real, uma das ferramentas responsáveis por esse avanço no mundo digital!

O objetivo de inúmeros cientistas é desenvolver tecnologias avançadas o suficiente para que os seres humanos não percebam a diferença entre o virtual e a realidade. Imagine a possibilidade de não conseguir diferenciar o que é simulação gráfica do que não é.

Entender a importância dessa ferramenta e quais as vantagens de trabalhar com um processo imediato é essencial para garantir o sucesso profissional na área de design! Para saber mais, leia nosso post agora mesmo!

O que é essa tal de renderização em tempo real?

Neste tópico, explicamos o que significa o processo de renderização e como ele é importante para o desenvolvimento de produções gráficas, como filmes e videogames.

Esse processo é um procedimento para o processamento da combinação de um material bruto digitalizado, como imagens, vídeos e áudio, que é incorporado a softwares de efeitos, legendas e transições.

Ao combinar esse material bruto e unificar todo o conteúdo em apenas um arquivo, esse recurso consegue melhorar significativamente a experiência do usuário . Diversos programas de edição de vídeo, como o Final Cut e Adobe Premiere, precisam renderizar os arquivos antes de entregar o produto final.

Existem duas possibilidades de renderização, são elas:

  • em tempo real;
  • off-line ou pré-renderização.

Hoje, falamos sobre a ferramenta em tempo real, muito utilizada em games que processam as informações simultaneamente para os jogadores. Dessa forma, os cenários e gráficos são apresentados aos gamers de maneira instantânea, o que aumenta a velocidade e a qualidade do jogo.

Durante a execução de um game, cada pessoa se comporta de uma maneira, e o videogame precisa responder aos comandos conforme as expectativas dos gamers. Com isso, a renderização precisa ocorrer em tempo real para que a narrativa seja comandada por quem está com o joystick nas mãos.

Quais são as principais vantagens de utilizar essa ferramenta?

Agora que já explicamos o conceito de renderização em tempo real, apresentamos uma lista com os principais benefícios dessa ferramenta que facilitam o trabalho de muitos profissionais.

Quer compreender como a renderização em tempo real ajuda no desenvolvimento de trabalhos mais eficientes e rápidos? Veja a lista com as vantagens dessa ferramenta a seguir:

Otimiza o fluxo de trabalho

Com essa sincronização em tempo real, os projetos são concluídos mais rapidamente e os profissionais conseguem organizar, de maneira prática, os seus ritmos de tarefas.

Empresas de arquitetura, profissionais freelancers, estúdios de animação, produtoras de jogos são apenas alguns dos inúmeros espaços que manipulam altos fluxos de trabalho e precisam encontrar estratégias para agilizar a produção de materiais com qualidade e precisão.

Sendo assim, a possibilidade de renderizar um projeto em tempo real, sem precisar passar por todo esse processo a cada ajuste, é extremamente eficiente e produtiva.

Reduz o tempo e o esforço

A renderização em tempo real permite que o profissional consiga finalizar um trabalho mais rapidamente, uma vez que não é necessário esperar horas para que um projeto seja renderizado pelo software.

Assim, como esse processo ajuda a otimizar o trabalho, os profissionais que utilizam a ferramenta conseguem reduzir o tempo de criação e evitam a necessidade de renderizar o material a cada edição.

Melhora a apresentação do trabalho

Um projeto que passou por uma renderização fica muito mais atraente ao público. Esse processo proporciona uma imagem de qualidade em conjunto com um som sincronizado e efeitos combinados para proporcionar uma experiência aprimorada.

Dessa forma, quando um profissional deseja elevar a qualidade dos trabalhos apresentados, a renderização em tempo real pode ser a solução que faltava para adquirir os resultados desejados.

As novas tecnologias permitem que os profissionais utilizem toda a criatividade disponível na apresentação de um projeto. Sendo assim, em conjunto com a renderização, é possível disponibilizar temáticas em 3D, jogo de iluminação e ilusão de ótica e exemplos de como os produtos apresentados podem ser utilizados na vida do consumidor.

Gera mais eficiência

Atualmente, as empresas precisam apostar em tudo para apresentar o melhor trabalho e surpreender as expectativas de seus clientes. Em razão disso, um projeto eficiente e que utilize novas tecnologias, como a renderização em tempo real, é uma estratégia positiva para alcançar a aprovação necessária do consumidor.

Um exemplo disso são os profissionais que trabalham com arquitetura e desenvolvimento de projetos em 3D. Os seus clientes raramente têm acesso aos softwares de criação. Sendo assim, apresentar um modelo sem a renderização realizada em tempo real pode prejudicar a aceitação do trabalho.

Qual é a diferença entre renderização em tempo real e animação?

Um dos principais fatores que diferenciam essas duas funcionalidades são os equipamentos responsáveis pela produção dos materiais renderizados e animados. A CPU (Central de Processamentos) é utilizada para gerar animações, imagens 3D e rodar programas. A GPU (Unidade de Processamento Gráfico), encarregada do cálculo de gráficos, é ideal para videogames ou programas de modelagem em três dimensões, contudo ela não consegue desempenhar outras atividades complexas do computador.

A CPU é utilizada em animações, uma vez que é preciso transmitir a ideia de realismo, proporcionando uma riqueza de detalhes durante toda a sua produção. No caso da renderização em tempo real, é utilizado a GPU, que nem sempre consegue trabalhar fielmente em todos os detalhes, mas oferece a velocidade necessária que os profissionais precisam para oferecer aos gamers, por exemplo, a agilidade de movimentos e ações rápidas de um game com resposta imediata.

Ao final deste texto, podemos perceber a importância da renderização em tempo real para todos os processos de produção de materiais que demandam agilidade e rapidez em suas produções. Sendo assim, contar com essa ferramenta é essencial para quem deseja seguir carreira no mercado. Com ela, os trabalhos são apresentados de maneira positiva, atraindo possíveis clientes que confiam nas suas ideias e garantindo um espaço no marcado de trabalho!

Curtiu este texto sobre a renderização em tempo real? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de e-mail!