Você sabe o que é arte digital?
5 filmes que marcaram época pelos seus efeitos especiais
07/27/2018
Transformar hobby em carreira? Dicas para apaixonados por games
08/14/2018
Exibir Tudo

Você sabe o que é arte digital?

Embora esteja presente em nossas rotinas diárias, não é todo mundo que sabe o que é arte e como ela se expressa no cotidiano. Ela é uma das expressões mais intrínsecas ao ser humano, acompanhando a nossa trajetória desde o período Paleolítico.

É por ela que transmitimos sentimentos, ideias e histórias, expressando o que somos e o como vemos o mundo ao nosso redor. Os meios artísticos sempre acompanharam a evolução da tecnologia e na era digital isso não seria diferente.

Veja em nosso post o que é a arte digital e como ela tem se desenvolvido desde o seu surgimento até o sucesso da evolução das tecnologias!

start_Salvador_pinturadigital_Zana-Souza_01

Arte: Zana Souza

O que é a arte digital?

Existem vários modos de definir o conceito, mas pode-se afirmar que a arte digital engloba toda e qualquer manifestação artística executada com a ajuda de meios eletrônicos — computadores, smartphones ou similares.

Tais aplicações artísticas podem estar expostas tanto em meios virtuais quanto em suportes tradicionais. Como exemplos de manifestações artísticas, temos a web art, as ilustrações digitais, as técnicas de video mapping e os gifs.

nake-all-artworks-matrizen--dam-11382-zB0mK-de-2

Frieder Nake, Matrizen

Warhol-amiga05

Crédito da imagem: Konbini.com

Como ela surgiu?

A arte digital foi possível devido ao surgimento das formas de arte contemporâneas, que começaram a ganhar força no período pós-guerra, quebrando seu vínculo com as tradições e regras rígidas do movimento modernista que, por sua vez, havia substituído as escolas de arte academicistas.

A evolução das técnicas e dos suportes apontava cada vez mais para formas de arte flexíveis, inovadoras e que cruzassem barreiras consolidadas. Com o aparecimento dos primeiros computadores, de dimensões colossais e capacidade de processamento ínfima, artistas de vanguarda viram um novo espaço de experimentação aberto.

Um destes inovadores foi o alemão Frieder Nake, que, com a ajuda de um algoritmo e um computador, interpretou matematicamente a pintura “Highroads and Byroads”, de Paul Klee, transferindo o resultado para uma mesa de desenho.

Já em 1967, dois engenheiros de computação da Bell Labs utilizaram um cartão perfurado de computador para traduzir uma fotografia capturada para a linguagem ASCII. O resultado foi a obra Nude, que ganhou destaque em jornais de grande circulação à época.

Saltando à década de 1980, Andy Warhol, gênio da pop art, é contratado pela Commodore para promover o computador Amiga, um dos primeiros modelos fabricados em grande escala, e produz uma série de 28 experimentos em arte utilizando o exemplar.

Atualmente, a arte digital tem avançado em técnicas interativas, convidando o espectador a ser também parte da obra, como na instalação “Treachery of the Sanctuary” ou nas paredes cobertas por QR codes na área russa da Bienal de Veneza, em 2012.

Cenário 3D: Alexandre Marchi

Qual é o perfil do artista digital?

No Brasil, o artista digital é, em média jovem, e acompanha as últimas inovações tecnológicas e as movimentações do mercado e da arte mundial. Tanto aqui como no resto do mundo, ainda é uma profissão dominada por homens, embora as mulheres estejam ganhando cada vez mais o merecido espaço.

Vimos aqui o que é a arte digital, como o seu surgimento foi possibilitado, sua evolução nas últimas décadas e quais são as tendências para o futuro próximo. Aproveite e descubra mais sobre este campo tão inovador e cheio de possibilidades ainda pouco exploradas!

Arte : Caio Brito

Arte Vetorial: Caio Brito

Personagem 3D: Daniel Sanches

Quais são os tipos de arte digital?

Por se tratar uma área em grande expansão, existem diversas maneiras de expressar esse movimento. Os resultados dessas criações podem ser admirados por meio de impressões gráficas ou nas telas de computadores, smartphones, tablets, televisões ou notebooks.

Abaixo, listamos os principais tipos de arte digital que podemos encontrar facilmente quando estamos conectados em nossos dispositivos eletrônicos, são eles:

  • Desenho vetorial: imagens que podem ser facilmente diminuídas ou aumentadas, conforme a necessidade do artista;
  • Pixel Art: técnica que envolve a criação de uma imagem por meio de manipulação individual de pixels e suas cores;
  • Desenho/ilustração: técnicas de criação gráfica que simulam a arte tradicional por meio de softwares específicos;
  • Animação digital: além da criação, a arte digital permite que esses materiais sejam animados em modelos bidimensionais ou tridimensionais;
  • Modelagem 3Dconsiste na criação de esculturas e arquiteturas digitalmente. Esse trabalho pode se transformar em um material tão real que pode ser comparado a uma fotografia.

Pintura digital: Igor Braga

Qual é o mercado para esses profissionais?

A grande abrangência que a arte digital oferece atualmente faz com que a procura por novos talentos nessas áreas seja cada vez mais alta. Portanto, quem deseja começar a se especializar e trabalhar com essas carreiras pode ter certeza que oportunidades de emprego não vão faltar.

Um dos grandes responsáveis pela expansão da demanda por profissionais das áreas de arte digital é o surgimento de novas tecnologias e a acessibilidade das pessoas em adquirirem videogames, smartphones, televisores etc. Ou seja, tudo que relacionado ao entretenimento e a criação de maneiras de entreter a população ao redor do mundo.

Imagem: Lifehack

Imagem: rawi

Quais carreiras podem ser seguidas com essa formação?

As variadas possibilidades de áreas que abrangem a arte digital oferecem aos futuros profissionais um leque gigante de profissões que são, cada vez mais, importantes no mercado de trabalho. Separamos as principais carreiras que você pode seguir ao se especializar em arte digital, dê uma olhada e comece a escolher o seu futuro!

Game Designer

Que tal elaborar todo o planejamento e todos os elementos que vão fazer parte do próximo jogo do momento? Essa profissão é importantíssima para o ramo do entretenimento e as empresas responsáveis pelo desenvolvimento desses games estão sempre buscando novos talentos para fazerem parte de seus times.

Fotografia

A fotografia, em si, já é uma arte, mas quando combinada com o digital os resultados são surpreendentes para os admiradores. Um bom fotógrafo que saiba utilizar as ferramentas de edição para incrementar os seus registros têm tudo para obter sucesso no mercado de trabalho.

Designer de Interiores

Os designers responsáveis por melhorar os ambientes interiores tem a capacidade de elaborar projetos para desenvolver melhorias em edifícios, apartamentos, escritórios etc. Esses profissionais precisam de conhecimento em softwares como o AutoCad para realizar essas criações.

Designer Gráfico

Diferente das duas outras profissões que já citamos que são relacionadas ao design, esse profissional é responsável pela criação de peças gráficas que vão ser utilizadas, principalmente, em publicidades tradicionais ou digitais.

A principal função do designer é elaborar materiais para facilitar o entendimento do público-alvo, ajustando as cores, fontes e padronizando a linguagem de cada marca. Esses profissionais podem encontrar vagas de trabalho em agências de publicidade, emissoras de TV, grandes empresas ou até mesmo, montar o seu próprio negócio.

Com todas as informações que disponibilizamos no decorrer deste texto, você já tem um entendimento a respeito do que é arte e quais caminhos você pode seguir se optar por uma carreira no meio digital. Porém, não se esqueça de que a realização de cursos de especialização é essencial para uma formação de qualidade e auxilia na conquista de boas oportunidades de emprego no mercado de trabalho.

Agora que você já sabe o que é arte, conheça o START, nosso curso sobre Computação Gráfica para iniciantes. Estude desde noções básicas até modelagens 3D, produção de games para web e efeitos visuais!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START