Você sabe o que é ZBrush? Tire todas as suas dúvidas

Você sabe o que é ZBrush? Tire todas as suas dúvidas

Conheça as 6 tendências nos games mobile para ficar de olho
09/28/2017
7 informações importantes sobre a Unreal Engine que você precisa saber
10/11/2017
Exibir Tudo

Você sabe o que é ZBrush? Tire todas as suas dúvidas

Você sabe o que é ZBrush? Tire todas as suas dúvidas

Um grande problema de quem quer começar a trabalhar com modelagem e animação 3D é decidir qual software usar para o tipo de trabalho que você sonha em fazer. Hoje, vamos falar de uma das opções que se tornou indispensável na indústria de games e em Hollywood.

Você sabe o que é o ZBrush? Neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre o software e te mostrar as vantagens de começar a usá-lo:

Logo do Zbrush 4R7. Imagem: academicsuperstore.com

Entendendo o que é ZBrush

Criado pela Pixologic, o ZBrush é referenciado muitas vezes como o Photoshop da modelagem 3D, por seu foco na criação livre para que artistas digitais desenvolvam seu estilo único.

Você já deve ter visto como funcionam os programas tradicionais de modelagem e animação. Neles, você cria e une polígonos básicos e modela adicionando detalhes progressivamente. É principalmente uma tarefa de manipular arestas, vértices e faces.

Já o ZBrush tem uma abordagem bem diferente, mais humana e próxima da modelagem tradicional de bonecos de argila (você já deve ter visto em filmes de stop motion). Ao abrir o programa, ele oferece de cara uma esfera base e uma quantidade de pincéis para escupi-la da forma que você quiser.

Ao usar uma mesa digitalizadora, a sensação é como desenhar em três dimensões. Em alguns instantes, você pega o jeito da coisa e naturalmente começa a desenvolver seus primeiros projetos.

É por essa característica que o software se tornou essencial na produção de filmes e jogos digitais. O ZBrush dá liberdade artística ao mesmo tempo em que torna o trabalho mais rápido e produtivo.

Escultura feita no Zbrush pelo artista Justin Bintz.

Usando o ZBrush para modelagem e esculturas

Este é daqueles softwares simples de utilizar, mas que podem entregar resultados impressionantes para quem se dedica. O principal uso hoje do ZBrush é para design de personagens e criação de esculturas. Por sua forma intuitiva e orgânica de trabalhar, o artista consegue passar a sua personalidade e criatividade para a peça até os menores detalhes.

E como você pode trabalhar nos detalhes! Assim como um escultor tradicional, talento e dedicação no ZBrush significam esculturas incríveis.Trabalho terminado, elas podem ser usadas tanto em jogos, filmes e animações como também podem se tornar realidade com o uso de impressoras 3D.

Fan art feita pelo Luiz Felipe Aroca. Imagem: Artstation

Usando o ZBrush em games e animações

Sim, com o ZBrush, você também pode realizar projetos de animações e games, em cinema ou trabalhar em empresas do ramo. O próprio software conta com ferramentas de rigging, o esqueleto de um modelo 3D para criar movimentos naturais e automáticos.

Mesmo que a empresa trabalhe com outros softwares, você pode exportar seus modelos sem perda de qualidade. O importante é que personagens criados com carisma e personalidade serão valorizados em qualquer mercado, e o ZBrush é a melhor plataforma para capturar estes detalhes do olhar de um artista.

Agora que você sabe o que é ZBrush, você pode aprender mais sobre a ferramenta e começar a soltar a sua criatividade. Se você quer investir seu talento sem investir dinheiro, a própria Pixologic tem uma versão grátis e limitada do programa chamada Sculptris.

Ficou interessado em saber mais sobre o ZBrush? Então, venha para a SAGA e domine essa ferramenta tão importante para os profissionais!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME