Você Sabia? Kojima usou LEGOS para criar Metal Gear Solid!

Você Sabia? Kojima usou LEGOS para criar Metal Gear Solid!

SAGA na BGS – Relembrando o evento
09/16/2016
Dica do Mestre Raul Sales: Espelhamento de Animação no Graph Editor – Autodesk Maya
09/20/2016
Exibir Tudo

Você Sabia? Kojima usou LEGOS para criar Metal Gear Solid!

Metal Gear Solid - LEGO

KOJIMA & LEGOS

Lembra do jogo Metal Gear Solid para Playstation 1? É um dos games mais lendários da plataforma e não é à toa, porque conseguiu surpreender na ação, na trama, no stealth e até no humor, e causou o sucesso que permitiu que a franquia Metal Gear se tornasse o gigante dos jogos que é hoje.

Arte oficial do Metal Gear Solid

Arte oficial do Metal Gear Solid (Crédito da imagem : Site meups4.com.br)

Foi graças à equipe, que era extremamente dedicada ao trabalho, que o sucesso do game foi tão explosivo, e Hideo Kojima se destacava quando se tratava de esforço, ele era um verdadeiro viciado no trabalho, até mesmo ao ponto dele ter uma média de apenas quatro horas de sono por noite, e essa dedicação toda até deixou problemas para ele com a patroa!

E apesar de tanta história por trás da franquia, pouca gente sabe que Hideo Kojima utilizava peças de LEGO na hora de estruturar os mapas do jogo. Aí está uma técnica de design de jogos que não se acha em todo lugar! O_O

Há uma história de um dia em que Kojima levou seu filho para o escritório enquanto planejava os cenários com LEGO e que acabou deixando o criador em “saia justa” com a esposa, já que o garoto disse para mãe, que o pai passava do dia brincando de LEGO.

Ao contrário do que a esposa pensou, o processo de criação do jogo não era brincadeira. Kojima utilizava os LEGOS para testar e ajustar as diferentes posições de câmera, passando por diversos processos até achar um ponto de vista mais adequado para o jogo 3D.

Peças LEGO

Peças LEGO (Crédito da imagem: wikipedia)

O perfeccionismo de Kojima exigiu muito da equipe, pois o game tinha que ter um layout coerente com a história do jogo: A segurança tinha que ser pesada, pegadas na neve deixavam marcas, câmeras de segurança, cartões com diferentes níveis de acesso e chaves especiais bloqueavam áreas importantes, incontáveis inimigos bem armados vigiavam a base com armadilhas em todo lugar. Essas coisas eram apenas algumas das muitas dificuldades que esperavam pelo jogador ao longo do game, lembrando ainda que os desenvolvedores também tinham que criar uma brecha pela qual o Snake poderia driblar a segurança. Se imaginar isso já é complicado, imagina construir isso com pecinhas de LEGO.

Hideo Kojima

Hideo Kojima (Crédito da imagem: site xboxmedia.de)

Podemos dizer que usar LEGO para estruturar os mapas é considerada uma técnica ultrapassada, mas ainda não tem como dizer que não foi efetiva, mesmo sendo um jogo de PS1, ainda consegue ser uma experiência mais memorável do que outros jogos de gráficos muito melhores de gerações posteriores.

Agora que o Kojima está fora da Konami, talvez ele cogite utilizar essa técnica novamente ou até outra mais estranha ainda, afinal ele está livre para fazer suas próprias decisões e recentemente até criou um canal no YouTube para a Kojima Productions que ele nomeou como HideoTube. O primeiro vídeo, sobre os 10 melhores filmes de 2015, em apenas 5 horas, trouxe mais de 6 mil inscritos. Depois de tanto que ele fez, o nome “Kojima” já atraí sucesso como se fosse um imã.

Kojima ganhou reconhecimento pela inovação e criatividade, utilizando os recursos que tinha em mãos da melhor forma possível para construir uma obra prima.

escola SAGA oferece o treinamento nas mais avançadas ferramentas digitais do mundo para que você consiga expressar a sua criatividade ao máximo enquanto cria o seu próprio jogo.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME