esde que foram lançados, os Oculus Rift se tornaram objeto de desejo da maioria dos fãs de tecnologia.

A promessa de um acessório que mudaria completamente as experiências interativas fez com que sua desenvolvedora conseguisse arrecadar mais de 2 milhões de dólares por meio do site de financiamento coletivo Kickstarter. E agora eles vêm com tudo para trazer ao universo dos games a revolução da realidade virtual.

Vale lembrar que, por muito tempo, os videogames geravam uma experiência passiva, sendo controlados quase exclusivamente pelos joysticks. Até que o Nintendo Wii trouxe aos jogadores a possibilidade de usar os controles não apenas para apertar botões, mas também para jogar por meio de movimentos.

Não demorou para que o Xbox chegasse com outra novidade: o Kinect, que revolucionou ainda mais essa indústria ao descartar o uso de acessórios, proporcionando aos usuários a possibilidade de utilizarem apenas seus próprios corpos para executar qualquer ação no jogo.

Depois disso tudo, quem está entrando em cena para trazer a próxima grande novidade para os videogames são os Oculus Rift.

 

Oculus Rift desconstruído. Fonte:popsci.com

Como funcionam os Oculus Rift?

O grande segredo dos Oculus Rift é que seu visor não exibe uma imagem inteira, e sim uma imagem para cada olho, com uma leve diferença entre elas. E, graças aos seus magnetômetros, giroscópios e acelerômetros, os óculos seguem perfeitamente os movimentos da cabeça do usuário, causando assim uma experiência incrivelmente interativa e imersiva em 3D.

 

Como os Oculus Rift podem revolucionar os games?

Imersão é, sem dúvidas, a principal ideia quando se começa a discutir a importância da realidade virtual no mundo dos games. Com gráficos que impressionam por seu realismo, os Oculus Rift conseguem fazer o jogador se sentir realmente estando em outro universo, como se fizesse parte do jogo, em vez de apenas controlar um personagem.

Com óculos mais acessíveis chegando ao mercado, o interesse das desenvolvedoras por essa tecnologia vem aumentando e novas possibilidades estão surgindo. Alguns jogos já foram lançados, como Left 4 Dead, Dear Esther, Portal, Elder Scrolls V: Skyrim e, ao que tudo indica, muitos outros ainda vêm por aí.

Fonte da imagem:Oculus.com

Como a realidade virtual é usada em outras áreas?

Apesar das enormes possibilidades que ela gera para os games, é sempre bom ressaltar que a realidade virtual não é algo voltado somente para jogos. A medicina também vem se beneficiando dessa tecnologia para simular cirurgias e até para tratamento de pacientes.

A indústria cinematográfica também está de olho na realidade virtual. Em breve assistir filmes deixará de ser algo feito passivamente e os espectadores poderão se sentir parte deles por meio dessa tecnologia. A tendência é que, muito em breve, cinema e games acabem se fundindo e tenhamos filmes interativos, com uma dinâmica de jogo.

Enfim, é fato que a realidade virtual será responsável por grandes e positivas mudanças no setor de entretenimento, especialmente dos games. Com os Oculus Rift, muitas possibilidades se abrem para desenvolvedores e podemos esperar novas experiências enquanto jogamos.

Se você se animou com o que vem por aí, compartilhe esse post no Facebook! E aproveite para se preparar com o Playgame, o curso de desenvolvimento de jogos da SAGA!

Pin It on Pinterest

Share This