3 dicas para produzir vídeos de gameplay
Dica do Mestre Raul Sales: Espelhamento de Animação no Graph Editor – Autodesk Maya
09/20/2016
O que é VFX
O que é VFX
09/26/2016
Exibir Tudo

3 dicas para produzir vídeos de gameplay

Gameplays são vídeos com uma premissa relativamente simples: jogadores experientes exibem as mecânicas e o funcionamento geral de um jogo. Esse tipo de vídeo também pode mostrar uma jogada ou uma estratégia especifica dentro daquele game, como por exemplo, dicas de como passar de uma parte que seja mais difícil. Ou seja, trata-se da gravação da tela enquanto o gamer está jogando.

Há anos que os gameplays se mantêm como queridinhos dos usuários do YouTube. O número de pessoas produzindo esse tipo de conteúdo para a internet aumenta a cada dia, o que atrai cada vez mais fãs e entusiastas de videogames para o ramo.

Está pensando em gravar um gameplay épico e quer a rota pra fazer acontecer? Nos próximos parágrafos iremos passar as coordenadas para produzir vídeos desse tipo, que são responsáveis por um grande número de pesquisas na internet!

Justin Speed laughs as he plays Mario Kart in front of a live audience on the Nickelodean Arcade Stage at VidCon 2015 at the Anaheim Convention Center Thursday. ///ADDITIONAL INFO: vidcon.0725.kjs --- Photo by KEVIN SULLIVAN / Orange County Register -- 7/23/15 Come watch Alli Speed & Justin Speed (PrinceYeti) play some video games live at THE NICKELODEON ARCADE STAGE at Vidcon 7/23/15

Crédito da imagem: ocregister

1. ENTENDA O PÚBLICO

O mercado de games é enorme e muito significativo: ele movimenta um número expressivo de pessoas e empresas que aprenderam a viver de jogos! Os gameplays são uma parte importante do engajamento do público e da atenção das empresas, mas com tantas alternativas à disposição pode ser um pouco difícil definir que tipo de abordagem seus vídeos devem ter.

Há alguns modelos consolidados entre youtubers brasileiros quando o assunto é gameplay, mas também vale a pena conhecer canais internacionais para saber como atingir o público de maneiras diferentes. Com tantas opções, torna-se muito importante conhecer os games e os jogadores, além de ter muita criatividade para sair da zona do senso comum!

maxresdefault

Crédito da imagem: Kwebbelkop

vjRFt4j

Crédito da imagem: Obsproject.com

2. DÊ ATENÇÃO AOS EQUIPAMENTOS

Mesmo com toda essa importância que o conteúdo e a originalidade têm nos gameplays, ainda é necessário ter as ferramentas pra fazer a gravação.

Os equipamentos podem variar muito: gameplays feitos diretamente do computador necessitam apenas de um headset e de um programa que grave a tela do monitor, enquanto produções mais elaboradas podem fazer uso de câmeras, microfones e até mesmo uma conexão à internet mais potente.

Abaixo iremos mostrar algumas opções de programas para gravar seus vídeos no computador:

OBS (Open Broadcaster Software)

Esse é um dos mais respeitados programas de gravação, e para muitos é o melhor software disparado. O OBS é gratuito e possui várias funcionalidades, além de compactar seu vídeo em um formato que deixa o arquivo final mais leve. E de quebra permite que você transmita ao vivo suas jogadas por YouTube, Twitch ou Daily Motion, por exemplo.

Fraps

O Fraps foi um dos primeiros softwares desse tipo e continua sendo o mais famoso. Ele é um programa mais pesado e que consome memória do seu computador, mas a sua interface simples facilita a vida de quem está começando.

Bandicam

Por último decidimos citar um programa que não está entre os mais populares, mas que vai ser muito útil pra quem gosta de games antigos como as primeiras versões de Diablo e Warcraft. Isso porque a maioria dos programas de gravação é criado para reconhecer as novas tecnologias de games, e o Bandicam consegue reconhecer as antigas. Apesar de ser um programa pago, ele vale a pena para quem gosta desse universo.

SonyVegas

Crédito da imagem: Digitaltextuality

3. DÊ A SUA CARA AOS VÍDEOS NA EDIÇÃO

Os melhores softwares para edição de vídeo são o Sony Vegas e o Adobe Premiere. Com eles você terá as mesmas ferramentas que os profissionais do mercado de vídeo utilizam, mas é claro que isso custa caro. Pelo site oficial dos fabricantes desses dois softwares você pode conferir que é um valor de investimento que só quem vive disso pode fazer.

Outra opção que você tem é do Windows Movie Maker, que é um programa limitado se você o compara com os programas profissionais, mas que vai permitir que você dê aquela polida final no seu vídeo.

Afinal de contas, como falamos no inicio do texto, o que faz um canal ou produtor de gameplays ficar conhecido é a sua criatividade em pensar vídeos originais e relevantes. Outras coisas como bom humor, comentários inteligentes e uma narração bem feita (quando for o caso de narrar a jogada) também contam muito!

Curtiu as dicas? Então, compartilhe esse post com seus amigos e comece a jogada!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START