As 5 melhores dicas de Photoshop que você precisa conhecer!

As 5 melhores dicas de Photoshop que você precisa conhecer!

SAGA no Globonews: Novamente referência nacional no ensino de games
08/24/2016
Entenda o que faz um game designer
09/01/2016
Exibir Tudo

As 5 melhores dicas de Photoshop que você precisa conhecer!

Ao utilizar o Photoshop para um trabalho específico, procuramos sempre o modo mais rápido, fácil e eficiente de exercer uma determinada tarefa. Duas características são essenciais na otimização desse processo: velocidade e qualidade.

Para adquirir tais atributos, preparamos algumas dicas de Photoshop que vão ajudar você a melhorar suas habilidades e, consequentemente, o seu fluxo de trabalho. Vamos a elas:

Imagem-Gramut (1)

1. USE O GAMUT WARNING PARA IDENTIFICAR CORES FORA DA IMPRESSÃO

Um gamut é uma paleta de cores exibidas (RGB) ou impressas (CMYK) por determinada tecnologia. Para imprimir uma cor em modo RGB, é preciso convertê-la em um perfil CMYK. No entanto, algumas cores podem ficar fora do gamut e não serem impressas. Você pode resolver esse problema visualizando essas cores e fazendo a correção.

Para isso, selecione o menu Visualizar > Configuração de Prova, ou View > Proof Setup, e escolha o perfil de prova desejado;

Selecione Visualizar > Aviso de Gamut, ou View > Gamut Warning, para destacar (em cinza) as cores fora do gamut. O comando também pode ser acessado por meio dos atalhos: Ctrl + Shift+ Y (Windows) e Cmd + Shift + Y (Mac).

Assim, é possível fazer a correção dessas cores para que fiquem equivalentes ao que se vê no monitor.

code-keyboard-4

Crédito da imagem: arstechnica.com

2. UTILIZE ATALHOS

O uso de atalhos no Photoshop possibilita ao usuário um bom ganho de tempo e, consequentemente, uma melhora relevante no rendimento. Separamos alguns atalhos essenciais para o trabalho:

  • D: Restaura as cores originais da paleta;
  • Ctrl +: Zoom In;
  • Ctrl – : Zoom Out;
  • Ctrl + 0: Ajusta a imagem à tela;
  • Tab: Esconde/revela paletas e menus abertos, possibilitando uma visualização em tela cheia;
  • Ctrl + Tab: Caso tenha vários arquivos abertos, este atalho traz o próximo documento para o primeiro plano;
  • Ctrl + Alt + Shift + N: Cria uma nova camada (layer), sem caixas de diálogo.

Você ainda pode criar atalhos personalizados teclando Ctrl + Alt + Shift + K e inserindo seu atalho no menu pretendido. Nesta mesma janela, é possível ainda consultar todos os atalhos disponíveis no Photoshop.

Imagem-Camadas

3. DUPLIQUE CAMADAS E GRUPOS ENTRE DOCUMENTOS

Uma alternativa interessante no Photoshop e muito útil na criação de layouts de sites é a opção de copiar uma camada (layer) ou grupo para outro documento aberto no programa.

Para isso, clique com o botão direito do mouse no grupo ou camada que deseja duplicar e escolha Duplicar Camadas (Duplicate Layers) ou Duplicar Grupos (Duplicate Groups).

photoshop_guides_02

Crédito da imagem: tipsquirrel

4. ORGANIZE AS INFORMAÇÕES COM O USO DE GRADES

Essa é a principal finalidade para o uso de grades (grids): organizar informações.

Existe um recurso muito simples no Photoshop chamado Novo Guia de Layout (New Guide Layout) que é usado para a criação de grades. Para utilizá-lo, vá em Visualização > Novo Guia de Layout (View > New Guide Layout).

A grade pode ser configurada no menu Editar > Preferências > Guias, Grade e Fatias (Edit > Preferences > Guides, Grids & Slices).

Imagem-Visualizar

5. VISUALIZE UM GRUPO OU UMA CAMADA ISOLADAMENTE

É comum no Photoshop nos depararmos com diversos grupos e camadas no documento. Muitas vezes, surge a necessidade de “isolar” um determinado grupo ou camada com que queremos trabalhar.

Se este for o caso, você pode exibir apenas um grupo ou uma camada segurando a tecla Alt + Click (Windows) ou Option + Click (Mac) no ícone do olho, ao lado da miniatura da camada, para ocultar o restante das camadas e grupos. Use a mesma combinação para revelar novamente os outros grupos e camadas.

Seguindo as dicas de Photoshop acima, você será capaz de melhorar drasticamente o seu rendimento, conseguindo melhores resultados com menos esforço e ainda com tempo de sobra para deixar fluir a sua criatividade.

Interessou-se em aprender mais? Na SAGA, são oferecidos cursos para iniciantes em computação gráfica. No START, por exemplo, você aprende técnicas que vão desde noções de computação gráfica à modelagem 3D, animação e efeitos visuais (VFX).

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START