Conheça 5 curiosidades interessantes sobre Street Fighter

Conheça 5 curiosidades sobre Street Fighter

Game Engine: como escolher um motor de jogo 2D
Game Engine: como escolher um motor de jogo 2D
05/27/2017
Por que os Oculus Rift são uma revolução no universo gamer?
06/19/2017
Exibir Tudo

Street Fighter é uma franquia que dispensa apresentações. No mercado há 30 anos, seus personagens têm muita história para contar. Então, fique por dentro das curiosidades de Street Fighter com essa lista superbacana que preparamos para você!

Akuma em Street Fighter 4. Fonte da imagem: stopremedial.blogspot

1. O significado dos kanjis

Quem é fã de cultura japonesa sabe que os caracteres nos uniformes dos personagens trazem muitos significados. O “Obi” de Ryu, por exemplo, tem as inscrições Vento, Floresta, Fogo e Montanha, e faz referência ao guerreiro e senhor feudal Takeda Shingen.

A roupa de Akuma, por sua vez, tem o ideograma “Ten”, que significa céu e representa poder, objetivo maior do personagem nessa fase da série. Já o kanji em Capcom vs. SNK 2 significa Homem de Deus, e é uma referência ao Shin Akuma, que tem sangue Oroshi.

Fonte da imagem: Comics Alliance

2. G.I. Joe Street Fighter

Os primeiros action figures (bonecos de ação) faziam parte da coleção Hasbro G.I. Joe e não foram bem comercialmente. O modelo padrão da franquia de brinquedos não combinou com as características dos personagens da Capcom, o que tornou alguns lançamentos bem bizarros.

As inovações também passaram dos limites, com um Blanka azul e um Ken ninja. Após o fracasso, a linha deu origem a outras marcas como a Resaurus, de 1999, e a Sota Toys em 2000.

Fonte da imagem: Kotaku

3. O mistério de Sheng Long

Sheng Long era um misterioso personagem que o segundo jogo da franquia dizia para você derrotar se quisesse ter uma chance. Ele nunca foi encontrado, até que a revista especializada EGM publicou uma matéria com as instruções para revelar o adversário: não sofrer nenhum dano em nenhuma luta, inclusive por dez rounds contra o último chefe, M. Bison.

Claro que não passava de uma tradicional brincadeira de 1º de Abril, mas depois de alguns anos foi revelado que Sheng Long na verdade era o golpe “Punho do Dragão” (o famoso Shoryuken) que deveria ser suportado pelo lutador, e tudo não passou de um erro de tradução para o inglês.

Para complicar a história e definitivamente criar uma lenda, a Capcom fez com que Akuma aparecesse de maneira muito semelhante à do suposto Sheng Long em Super Street Fighter II Turbo, desde de que o jogador atingisse uma série de condições. Akuma aparecia na tela e derrotava Mr. Bison, se tornando o novo adversário, com poderes semelhantes aos de Ryu e Ken. Mais tarde, a empresa ainda utilizou a história como marketing no lançamento de Street Fighter IV.

Mortal Kombat VS. Street Fighter | Duelo de Titãs. Fonte: 7minutos

4. Mortal Kombat vs. Street Fighter

Um desejo antigo dos fãs de game se tornou realidade, pelo menos em card game. A Epic Battles TGC misturou os dois universos e conquistou os fãs das duas franquias, que sonhavam com o crossover de personagens há tempos.

Nos consoles, a mistura é mais complicada devido a questões de licenciamento e cruzamento de histórias, mas a imaginação é a grande arma da vez nas cartas. O sucesso foi tanto que a franquia Tekken também foi introduzida nesse universo, criando possibilidades incríveis de batalha.

Screenshot de Street Fighter 2. Fonte: counterhit.com.br

5. O bug que se transformou em combo

O que seria dos jogos de luta se não fosse a possibilidade de amarrar os golpes em uma sequência? Pouca gente sabe, mas os combos nasceram de um erro de programação em Street Fighter II que fazia que os golpes saíssem duplicados ou até mesmo triplicados, causando mais danos ao adversário.

Inicialmente, os programadores fizeram um levantamento dos personagens com o erro para corrigi-lo, alegando que seria um recurso muito difícil para ser utilizado pelos jogadores, mas os testes comprovaram que o público adorava a possibilidade de fazer combos, conquistando também os chefes da equipe e convencendo-os a manter e aprimorar o bug.

E aí, gostou das curiosidades de Street Fighter? Conte para gente nos comentários as curiosidades que você conhece e não estão na lista, suas melhores lembranças do jogo e o que você gostaria de ver no blog!

Quer ficar por dentro do mundo dos games? Assine nossa Newsletter e não perca nenhuma novidade!

Momento épico em torneio

O vencedor fez a defesa perfeita, dando os PARRYs na hora certa pra neutralizar o especial da Chun Li mandar o combo final pra virar a partida. Uma cena lendária pra quem curte games de luta!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME