Entenda o que faz um game designer
As 5 melhores dicas de Photoshop que você precisa conhecer!
08/25/2016
BGS confirma o crescimento do mercado de games
09/06/2016
Exibir Tudo

Entenda o que faz um game designer

A expansão do mercado de games no Brasil tem despertado a atenção dos jovens para uma nova possibilidade de carreira no setor. O mercado é amplo: é possível trabalhar no desenvolvimento de jogos para consoles, computadores e até dispositivos móveis como tablets e smartphones.

Neste artigo, apresentamos a profissão de game designer para quem tem interesse em conhecer mais sobre um dos setores do mercado que mais se desenvolve no Brasil. Confira!

1bf7ddee-9e78-4048-9838-5486662733c0

Crédito da imagem: Emaze

FUNÇÕES DO GAME DESIGNER

A área de desenvolvimento de jogos eletrônicos está ganhando espaço no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames), o mercado cresceu em média 12% nos últimos cinco anos. Além disso, o Ministério da Cultura tem impulsionado o setor para aumentar a visibilidade do Brasil em outros países.

Se você pretende ser um game designer, o primeiro passo é entender melhor a atuação desse profissional. Ele é o responsável por desenvolver os diversos aspectos do jogo como a história central, a aparência, a mecânica e a jogabilidade. E Isso inclui conhecimentos em tópicos como roteiro, ilustração, modelagem, programação, etc.

Portanto, o game designer precisa ser capaz de orientar o desenvolvimento do jogo desde a concepção inicial e o roteiro até a funcionalidade e experiência do usuário. Esse perfil generalista pode ajudar e muito a destacar-se no mercado.

videogame-myths-orig

Crédito da imagem: eletronics.howstuffworks

PERFIL

O profissional de desenvolvimento de games deve conhecer e gostar muito de jogos de entretenimento. Isso pode parecer óbvio, mas é fundamental para entender as necessidades do setor e crescer na área desenvolvendo bons produtos. Outra característica importante é a criatividade, pois o game designer está envolvido nas principais etapas do desenvolvimento de jogos e, por isso, precisa ter uma visão criativa para ser bem-sucedido na carreira.

Ele também deve ser comunicativo e saber trabalhar em equipe, já que o processo de criação e desenvolvimento de jogos exige engajamento de profissionais de diversas áreas.

Industrial-Design_Hong-Kong_5311

Crédito da imagem: scad.edu

QUALIFICAÇÃO

Para ser um game designer, é preciso se qualificar. Pessoas formadas em Design e até mesmo em Ciências da Computação também podem atuar no mercado de games, ainda carente de mão de obra qualificada. Quem já possui graduação ou curso de nível técnico pode apostar nos cursos livres, de curta e média duração, com foco no mercado de games que são importantes para que o jovem profissional conheça melhor as diversas funções que pode desempenhar em uma empresa.

ZF1Oh

Crédito da imagem: cgmeetup

MERCADO DE TRABALHO

O game designer pode atuar em diversos setores como agências de publicidade, produtoras de vídeo e cinema, desenvolvimento de software, soluções web e, claro, as empresas de desenvolvimento de jogos.

A presença cada vez maior dos games para além do entretenimento se traduz em novas oportunidades para o game designer no mercado de trabalho. Existe a possibilidade de trabalhar com jogos educacionais e de treinamento profissional, como simuladores de voo e direção, por exemplo.

Além disso, em muitos casos o game designer pode atuar remotamente e prestar serviço para várias empresas trabalhando em casa.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas redes sociais com seus amigos que também se interessam pelo trabalho do game designer!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME