Com a concorrência cada vez maior e mais competitiva e com a explosão dos novos meios de comunicação online e móvel, oferecer o melhor produto ou serviço já não mais é suficiente para se destacar: é preciso também saber comunicar sua marca visualmente. Uma identidade visual, desenvolvida com um design gráfico fundamentado, pode atrair a preferência do cliente e consolidar sua posição no mercado.

Mas, afinal, quais são os itens essenciais que uma marca de sucesso precisa ter? Veja neste post.

Para começar: o que é design gráfico?

Existem inúmeras definições para o que é design gráfico. A ideia mais simples diz que se trata da disciplina que usa ferramentas de projeto e criação para transmitir conceitos, mensagens e ideias por meio da comunicação visual. Ou seja, design gráfico é o que faz uma mensagem textual ser “traduzida” para um meio não verbal.

Sua importância para as empresas está no fato de que uma boa comunicação atrai os clientes, tanto pelo aspecto estético como por detalhes técnicos. São os designers que decidirão, por exemplo, quais cores estão em sintonia com o público-alvo de seu negócio e que podem ser usadas em uma logomarca e materiais de divulgação.

Quais são os itens essenciais à identidade visual?

1. O logo

Um logo é o primeiro elemento que você deve considerar. Sabe esse história de que “a primeira impressão é a que fica”? Pois é. O logo é a primeira impressão que a sua empresa ou negócio deixam frente aos seus mais diversos públicos-alvo.

E os preceitos atuais do design recomendam que seja simples, concisa, com poucas cores e tipografia limpa.

2. A paleta de cores

Juntamente com a marca, deve-se pensar em uma boa paleta de cores, conjunto de tons que sua empresa usará em toda a comunicação visual. Recomenda-se ter uma ou duas cores principais, auxiliadas por três ou quatro secundárias.

A grande máxima do design de que “menos é mais” é especialmente importante aqui: o excesso de cores usadas causa confusão e pode até provocar afastamento de potenciais consumidores da marca.

3. Os materiais de divulgação

Com o logo e a paleta de cores definidas, o próximo passo é criar materiais promocionais e de divulgação que reforcem reforçar a imagem da empresa. Por ordem de prioridade, citamos cartão de visitas, cartazes, folders e flyers. Em alguns casos, mídias externas como painéis e outdoors podem ser considerados.

4. As mídias digitais

Não possuir uma presença online é quase equivalente a ser invisível no mundo atual. Invista no desenvolvimento de um site, de preferência simples, responsivo (preparado para todos os tipos de telas e dispositivos) ou que seja até mesmo mobile-first (projetados com funcionalidades específicas para dispositivos móveis).

5. As redes sociais: um elemento à parte

Tenha também presença em redes sociais, como o Facebook e Twitter. Desenvolva fotos de perfil e outros materiais web seguindo o padrão dos materiais tradicionais, garantindo uma coerência entre mídias. O mesmo padrão pode ser utilizado como fundo de apresentações corporativas: saia da mesmice dos fundos brancos e veja o resultado!

Neste post, vimos o quanto criar uma boa identidade visual é importante para seu negócio, e demos dicas de quais itens priorizar na criação ou renovação de sua marca.

Caso se sinta inseguro ou com dúvidas para avançar, contrate um profissional freelancer ou uma agência de design, que certamente irão lhe ajudar a criar uma identidade visual perfeita!

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