Aprenda a melhorar o desempenho de jogos no PC

Aprenda a melhorar o desempenho de jogos no PC

Profissional de Audiovisual: como escolher um curso e quais habilidades desenvolver?
10/18/2017
Pintura digital: qual o melhor curso para investir nesse ramo?
11/02/2017
Exibir Tudo

Aprenda a melhorar o desempenho de jogos no PC

Todo computador voltado para games precisa de certos cuidados. Afinal, os novos jogos exigem cada vez mais desempenho, tanto do hardware quanto do software. Ainda assim, é comum que surjam dúvidas sobre como deixá-lo em boas condições para jogar.

Não se preocupe! Não há grande segredo. Mostraremos aqui algumas dicas que vão ajudá-lo a melhorar o desempenho dos jogos no PC que você usa. Confira!

Imagem: Adrenaline

Imagem: Wisegeek

1. Limpe o hardware

Assim como qualquer equipamento eletrônico, o PC precisa de uma limpeza periódica. Caso contrário, ele pode sofrer com mau contato ou aquecer demais, prejudicando o funcionamento do processador. Para não sofrer com isso, basta eliminar a sujeira.

Se você usa um computador de gabinete (ou desktop), abra a tampa para ter acesso aos componentes eletrônicos. Limpe as ventoinhas do processador do chipset e da placa de vídeo com um pincel ou pano seco. Retire também a sujeira acumulada nos componentes e na placa mãe, com cuidado para não desconectar nenhum fio.

Ar comprimido pode ser bastante útil para retirar a poeira da fonte, mas tome cuidado para não aproximá-lo demais dos fios. E não se esqueça do teclado e do mouse! Além de causar mau contato, a poeira pode prejudicar a sua própria saúde, já que colocamos as mãos no rosto o tempo todo.

No caso de notebooks, tome bastante cuidado ao desencaixar as peças para não desconectar os cabos internamente.

Imagem: Childwatch

2. Deixe o HD mais leve

Evite a todo custo ocupar todo o espaço do HD e do SSD. Seu PC precisa de espaço para focar no desempenho dos jogos! O ideal é manter, no mínimo, 20% ou 30% dos drives disponíveis.

Clique com o botão direito sobre cada drive — por exemplo, o C: — e selecione o menu Propriedades para verificar o espaço disponível. Utilize um HD externo ou um servidor em nuvem para guardar arquivos que não estão relacionados aos jogos.

Imagem: Tecla TI

3. Faça uma desfragmentação do disco

Na prática, desfragmentar o disco é como fazer uma verdadeira faxina, pois faz com que o PC encontre os arquivos que precisa com mais facilidade. Em um jogo online, por exemplo, finalize aplicações que pesam na conexão, como o Skype ou o Spotify.

Para desfragmentar, feche todos os programas abertos. Em seguida, abra o menu “Iniciar” e pesquise por “Desfragmentador”. Abra essa aplicação e clique na opção “Analisar disco”.

O computador mostrará a porcentagem de fragmentação dos arquivos. Apenas se ele indicar mais de 20% vale a pena realizar a ação. Clique em “Desfragmentar”, mas esteja ciente de que o processo demora um pouco.

Screenshot do Razer Game Booster. Imagem: Kotaku Australia

4. Utilize softwares para turbinar o sistema

Alguns programas podem ajudá-lo a dar aquela turbinada no desempenho do seu PC. Alguns deles são específicos para gamers, como o Razer Game Booster. Enquanto você joga, ele fecha alguns aplicativos desnecessários que o computador roda em segundo plano.

É uma forma bastante eficiente e simples de melhorar o desempenho do processador.

Imagem: Smart Launch

5. Invista em uma placa de vídeo

A placa de vídeo tem um funcionamento bastante similar ao do processador. Entretanto, ela foca especificamente nas informações relacionadas à tela, que ocupa boa parte da capacidade de processamento do PC.

Sua maior vantagem é que ela exige um investimento bem mais baixo do que um processador novo. Além disso, ela melhora o desempenho de uma parte fundamental do jogo: a renderização de imagens — em outras palavras, do gráfico dos jogos.

O retorno sobre o investimento é garantido. Não é à toa que gamers profissionais investem muito em placas de vídeo poderosas.

Ter essas dicas em mente é a melhor maneira de garantir bom desempenho para jogos no PC. Coloque-as em prática e veja você mesmo o resultado!

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos gamers nas redes sociais!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME