Cuphead: conheça o jogo que está entre os mais populares atualmente

Cuphead: conheça o jogo que está entre os mais populares atualmente

Quais as possibilidades de atuação na carreira em design?
07/13/2018
5 filmes que marcaram época pelos seus efeitos especiais
07/27/2018
Exibir Tudo

Cuphead: conheça o jogo que está entre os mais populares atualmente

Um dos principais lançamentos de 2017, o Cuphead é um side-scrolling shooter desenvolvido pelo Studio MDHR, que surpreende pelos visuais inspirados em cartoons dos anos 30, como Betty Boop e as primeiras animações do Mickey.

Cuphead é o nome do protagonista do jogo, uma espécie de homem-xícara que, junto do seu irmão Mugman, perde uma aposta para o diabo em um cassino e acaba pagando com sua própria alma. A partir desse momento, os dois personagens embarcam em uma aventura atrás da alma de outros para não perder a deles.

Cuphead foi lançado no dia 29 de setembro de 2017 para Xbox One e PC. Neste artigo, explicaremos uma pouco mais do jogo e porque ele se tornou um sucesso tão grande.

Imagem: Xbox

Imagem: overloadr

Arte a 24 quadros por segundo

Cuphead já era um sucesso muito antes do seu lançamento oficial. Quando os primeiros vídeos do jogo foram divulgados durante a E3 de 2014, toda a imprensa especializada e o público ficaram de queixo caído com a arte do game.

O estilo visual que remete aos cartoons clássicos era muito claro e extremamente bem executado. Com animações fluidas e cores de aquarela, muitos até duvidaram que o Cuphead conseguiria ter toda essa qualidade em uma versão jogável.

Mas o Studio MDHR conseguiu cumprir sua promessa com o lançamento em 2017. Enquanto o jogo roda em 60 quadros por segundo (FPS) para garantir uma boa experiência de jogabilidade, a arte fica nos 24 quadros por segundo, o padrão do cinema que contribui para a atmosfera retrô das animações.

E para quem gosta das animações da primeira metade do século, Cuphead é um prato cheio de referências. Cada um dos chefões do jogo faz referência a um personagem de cartoons clássicos e o próprio Cuphead remete a uma animação que foi utilizada como propaganda em 1936, na época da segunda guerra mundial, chamada Evil Mickey attacks Japan.

Imagem: wccftech

Imagem: indiefaq

Perfeição também na jogabilidade

E não é só a arte de Cuphead que é feita com esmero e muita técnica. A experiência do usuário se completa com uma jogabilidade bem envolvente e um game design repleto de desafios intensos.

Inspirado especialmente na série Metal Slug, Cuphead é o tipo de jogo com uma curva de dificuldade acentuada que demanda muita agilidade dos jogadores nos controles.

Para superar os múltiplos inimigos do jogo, os personagens podem equipar dois tipos de armamento por vez, montando uma infinidade de combinações. Dependendo da fase, pode ser mais interessante utilizar um conjunto específico de armas.

A criatividade do Studio MDHR também se destaca nos chefões do jogo. Assim como em Metal Slug e na série Megaman, os boss são o último desafio das fases e uma quebra na jogabilidade padrão.

Para derrotar os chefões, é preciso aprender seus padrões de ataque, seus pontos fracos e, com isso, mover-se agilmente pela tela para superar cada um dos seus estágios ou formas.

A dificuldade é um elemento definitivo em Cuphead: o jogo sempre leva o jogador ao seu limite e, apesar de para alguns ser frustrante ter que perder várias vezes antes de uma vitória, a sensação de recompensa quando o desafio é superado é muito boa.

Você tem ideias para jogos criativos como Cuphead? Conheça o curso Playgame, da Saga!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no curso PLAYGAME!