Entenda a importância da experiência do usuário em jogos

Entenda a importância da experiência do usuário em jogos

O que é gamificação e como ela é vantajosa para as empresas?
06/04/2018
Advergames: conheça 3 cases de sucesso de empresas
07/05/2018
Exibir Tudo

Existem diversos fatores que são decisivos para o sucesso de jogos eletrônicos. Alguns se destacam pela jogabilidade ágil e casual, outros pelo enredo denso e imersivo. Mas em todos eles, é fundamental investir na experiência do usuário em jogos.

Para ser eficiente em sua proposta, um game precisa proporcionar uma experiência suave e sem atritos. E é responsabilidade do UX designer construir junto do restante da equipe os elementos que vão formar uma jogo envolvente.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é a experiência do usuário em jogos, qual a sua importância e o que fazer para aprimorá-la em seus games. Boa leitura!

Imagem: fee.org

O que é UX?

O termo UX é uma abreviação de User Experience, que pode ser traduzido ao português como experiência de usuário. O conceito nasceu no desenvolvimento de softwares como uma forma de unificar os diversos elementos que afetam a relação de um usuário com o produto, incluindo a interface visual, a usabilidade e o fluxo de navegação.

Nos jogos eletrônicos, a UX é constituída por todos os elementos que estão relacionadas à interação de um jogador. Entre eles, a game user interface (GUI), a jogabilidade e até a forma que o cenário e os personagens são apresentados.

Isso significa que tanto as escolhas de posicionamento dos botões no menu inicial como os comandos no joystick afetam a experiência do usuário. Tudo isso pode ser decisivo para a satisfação do cliente com o produto.

Nicolas Kraj é um famoso game designer expert em UX que já trabalhou em games como “Assassin’s Creed Origins”, “The Crew” e está trabalhando em “Beyond Good & Evil 2”.

Qual a importância da experiência do usuário em jogos?

A experiência do usuário é determinante para o sucesso de qualquer jogo eletrônico. Praticamente todos os grandes sucessos da história dos games, de Super Mario Bros. a League of Legends, foram jogos que apresentaram uma experiência de usuário agradável, combinando jogabilidade, ambientação e interatividade na medida certa.

Mas isso não quer dizer que muitos jogos não cometam erros nesse aspecto. É até comum ler na crítica especializada de games análises que enfatizam os gráficos ou a história de um título, mas acabam avaliando o resultado final negativamente por problemas de usabilidade ou baixa imersão.

Portanto, é fundamental que exista uma visão clara da importância da UX em um jogo eletrônico. Além disso, idealmente, um UX designer competente deve trabalhar em parceria com o game designer e o restante da equipe para desenvolver uma experiência de usuário excelente.

A fase de testes é uma das etapas mais importantes para a produção de um jogo! Imagem: John Academy.

Como aprimorar a experiência do usuário em seus jogos?

O desenvolvimento de uma experiência de usuário satisfatória pode ser árduo. Além de pesquisar bem o perfil dos usuários e se inspirar em jogos similares, é muito importante que o UX designer teste suas ideias e conceitos para saber o que funciona melhor no jogo.

Isso significa disponibilizar versões beta e avaliar o comportamento dos usuários para entender se a experiência deles é conduzida sem atritos e se os objetivos imaginados pelo UX designer estão sendo atingidos.

Jogos de sucesso no mobile como Clash of Clans e Candy Crash fazem isso muito bem. Mesmo após o lançamento, avaliam constantemente as interações dos usuários e realizam ajustes finos no produto para aprimorar a experiência cada vez mais.

Agora que você já sabe a importância da experiência do usuário em jogos, que tal descobrir na prática mais sobre essa área? Entre em contato com a SAGA e conheça nossos cursos de desenvolvimento de jogos digitais!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no curso PLAYGAME!