O que faz um designer gráfico?
SAGA no Anime Friends 2016
07/21/2016
5 jogos de realidade virtual que você precisa experimentar!
07/28/2016
Exibir Tudo

O que faz um designer gráfico?

Você conhece aquele cara supercriativo? Que sabe desenhar e pintar tudo o que o cliente pede?  Aquele que está sempre de camisa xadrez e ligado ao mundo das artes? Com certeza, estamos falando do designer gráfico. Certo?

Esse é um tipo de profissional que, com a popularização da web, dos aplicativos para celulares e até dos jogos independentes, tem sido cada vez mais procurado por grandes e até pequenas empresas.

No entanto, nem todo mundo sabe ao certo o que ele realmente faz para ganhar a vida. Não é mesmo? Por isso, preparamos este post para explicar melhor o que o designer gráfico faz e quanto ele ganha em média no mercado de trabalho.

Quer saber mais? Então vamos lá!

Artist drawing something on graphic tablet at office

Crédito da legenda: Animator.Company

O QUE FAZ UM DESIGNER GRÁFICO

Ao contrário do que muita gente pensa, apesar de ser muitas vezes considerado um artista, o trabalho do designer gráfico é bem diferente do que o senso comum acredita. Artistas criam trabalhos pessoais que dependem do olhar da audiência para ser interpretados. Já o designer gráfico não tem essa liberdade toda!
O seu trabalho é criar peças visuais que passem uma determinada mensagem e resolvam o problema de seus clientes. Ou seja: apesar de também produzirem trabalhos visuais (como os artistas), aqui suas produções são direcionadas pela intenção do cliente e não apenas por aquilo que eles pensam e sentem sobre algo.

Agora, se ainda ficar com alguma dúvida, lembre-se sempre que o design representa forma e função. Portanto, todo trabalho do designer gráfico deve ser não apenas bonito, mas também útil para alguma coisa — seja ela dentro ou fora do mundo digital.

best-creative-ideas-communication-design-graphic-designer-inspiration-1

Crédito da imagem: Uiconstock

FORA DO MUNDO DIGITAL

Nessa esfera, podemos destacar os seguintes trabalhos de um designer gráfico:

  • Criação de anúncios para jornais;
  • Criação de anúncios para revistas;
  • Editoração de livros;
  • Desenvolvimento de vinhetas para TV;
  • Elaboração de identidade visual para empresas;
  • Criação da marca e suas aplicações, uniformes, cartões de visitas e outros materiais impressos, além de sinalização.
120811_BC_00066_SP_685x520

Crédito da imagem: Becker

DENTRO DO MUNDO DIGITAL

Já no mundo digital, o designer gráfico pode produzir vários outros projetos, como esses:

  • Criação dos layouts para portais, sites e blogs para a internet;
  • Criação dos layouts para aplicativos de celulares;
  • Desenvolvimento visual de games (dos cenários até os personagens);
  • Criação de anúncios para sites e redes sociais;
  • Elaboração de campanhas publicitárias para e-mails;
  • Elaboração de animações para empresas.

Para realizar todos esses serviços, o designer precisa, além da criatividade, conhecer as ferramentas para edição de imagens e criação de artes gráficas, como o Photoshop, o Illustrator, o Fireworks ou qualquer outra ferramenta que o auxilie na criação das demandas.

Uma boa dica para ampliar seus conhecimentos técnicos é realizar cursos que te ensinam a lidar com essas ferramentas de desenvolvimento de jogos, arte digital, design e efeitos visuais. Como os oferecidos pela Escola SAGA.

TJ-Insite-August-2

Crédito da imagem: Content.timesjobs

QUE TIPO DE EMPRESA CONTRATA ESSE PROFISSIONAL?

Achou bacana o trabalho do designer gráfico? Ótimo! Agora, se você estiver em dúvida sobre qual tipo de empresa costuma contratar esse profissional, listamos alguns segmentos para você ficar ainda mais por dentro desse universo. Aqui, vão alguns:

  • Agências de publicidade;
  • Estúdios de design;
  • Startups de tecnologia;
  • Empresas que precisem de comunicação interna;
  • Redes de televisão;
  • Estúdios especializados em vídeos para o YouTube;
  • Shoppings;
  • Redes de supermercado;
  • Produtoras de games
  • Produtoras de animações.

Viu como praticamente todo segmento de mercado pode precisar dos trabalhos de um designer gráfico? E olha que ainda existem os designers freelancers que podem trabalhar sem vínculo com uma empresa, de projeto em projeto, em um estúdio próprio para atender seus clientes.

Computer-Money-1280x640

Crédito da imagem: Letsdoit.club

QUANTO EM MÉDIA GANHA UM DESIGNER?

Alguns anos atrás, o pessoal do estúdio Design & Chimarrão elaborou uma tabela de preços se baseando no tanto que os designers gráficos poderiam cobrar ou ganhar dependendo de seus trabalhos.

Só que essa tabela acabou gerando muita polêmica, virando até mesmo pauta para alguns podcasts por aí, já que ela não levava em conta o fato de que, para cada estado, cada cidade e até cada empresa, o valor do trabalho pode ser diferente.

Graphic-Designer-Newry1

Crédito da imagem: Oininterative

OFERTA, DEMANDA E QUALIDADE DO TRABALHO

Assim como a variação do salário, a oferta e a demanda de trabalho para os designers gráficos também é bem grande, no entanto, é bom lembrar que o seu salário normalmente vai variar com a sua experiência de mercado e também com qualidade do resultado entregue.

Pronto! Descobriu o que faz um designer gráfico? Então, agora que você já sabe o que esse cara faz, cole em sites como o Behance, descubra quais são seus designers favoritos e comece a estudar a fundo essa profissão.

Curtiu o post? Conta pra gente o que você achou e aproveite para tirar as dúvidas sobre design gráfico aqui mesmo nos comentários.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START