Você sabe a diferença entre efeitos visuais e efeitos especiais?

Você sabe a diferença entre efeitos visuais e efeitos especiais?

O que faz o Game Tester? Saiba tudo sobre essa profissão
02/01/2018
Como um designer gráfico pode trabalhar no mercado cinematográfico?
02/16/2018
Exibir Tudo

Após um ótimo filme no cinema, não é incomum escutar pessoas dizendo “Eu adorei os efeitos visuais”. Mas, será que quem diz isso sabe o que são os efeitos visuais? Sabe qual é a diferença entre os efeitos visuais e especiais? E, você, acha que existe diferença?

Saiba que efeitos visuais e efeitos especiais não são a mesma coisa. Se você quer conhecer as diferenças entre ambos os efeitos, você está no lugar certo. Neste post, explicamos o que você precisa saber sobre essas técnicas cinematográficas. Boa leitura!

Cena icônica do Coringa em “Batman: O Cavaleiro das Trevas” antes dos efeitos visuais da Chroma Key. Imagem: hdemiurge

O que são efeitos visuais?

Os efeitos visuais surgiram como uma parte primordial do cinema moderno. Você dificilmente vai assistir a filmes sem efeitos visuais. Basicamente, tratam-se de técnicas, como reproduzir imagens em uma tela verde, produzir imagens computadorizadas (CGI) ou mesmo renderização e animação 3D, usadas para inserir novos elementos às cenas.

O responsável por essa técnica, o supervisor de efeitos visuais, faz decisões criativas e trabalha após as gravações filme. Ele também é responsável por calcular e gerenciar os custos dos trabalhos relacionados aos efeitos visuais, para que não ultrapassem o orçamento da produção.

Gravações de Star Wars em 1975, mostrando os efeitos práticos usados no voo da Millennium Falcon. Imagem: CNET

O que são efeitos especiais?

Efeitos especiais podem ser divididos em duas categorias: ópticos e mecânicos. Os efeitos especiais ópticos utilizam a manipulação da câmera e da iluminação para provocar modificações na cena.

Colocar esses efeitos em prática exigem trabalhos com lentes da câmera, tipos de luzes ou movimentos que desenvolvem certo efeito para a cena. O supervisor de efeitos especiais é encarregado de fazer as decisões criativas e trabalha diretamente com o diretor no set de filmagem, para que as cenas expressem o resultado ideal durante as gravações.

Os efeitos especiais mecânicos envolvem o trabalho também durante a gravação. São usadas para manipular condições climáticas (sol forte, nevoeiro, ventanias, etc), por exemplo.

Quais são as famosas cenas que utilizaram efeitos visuais e efeitos especiais?

Um exemplo bastante claro de utilização de efeitos especiais é do filme Mad Max: Estrada da Fúria. O filme também conta com efeitos visuais, mas as cenas com carros capotando, por exemplo, são provenientes de efeitos especiais, pois, na gravação, usou-se várias rampas para construir a cena.

Sobre os efeitos visuais, também podemos citar alguns exemplos. Em uma famosa cena da Game of Thrones, Daenerys, personagem da série, está sentada enquanto acaricia a cabeça de um dragão, que, na realidade, não passava de um bloco gigante. Ou seja, já que a imagem do dragão foi inserida após a filmagem, trata-se de um efeito visual.

A maioria dos filmes fazem uma ótima combinação de efeitos especiais e visuais. Um ótimo exemplo vem da sequência de filmes Harry Potter. Na cena do primeiro filme da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, os personagens Harry, Rony e Hermione precisam achar a chave correta da porta em meio a várias outras voando.

Harry decide usar a sua vassoura para voar atrás da chave. Para chegar a essa cena, foi utilizado técnicas de efeitos especiais, já que vassouras e seres humanos não voam sozinhos. As chaves voando, por outro lado, são fruto de técnicas de efeitos visuais, pois foram inseridas na cena após as gravações.

Notou que existe uma grande diferença entre efeitos visuais e efeitos especiais? Essas duas técnicas tornam a experiência de assistir a um filme ainda mais divertida e intensa. Elas permitem que, de fato, a Daenerys acaricie um dragão ou que o Harry realmente voe atrás de uma chave voadora. Tudo graças a computação gráfica.

E aí, gostou do post e quer saber mais sobre efeitos visuais e especiais? Então, conheça nosso curso START e saiba tudo sobre computação gráfica.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no curso START!