5 filmes que marcaram época pelos seus efeitos especiais

5 filmes que marcaram época pelos seus efeitos especiais

Cuphead: conheça o jogo que está entre os mais populares atualmente
07/20/2018
Você sabe o que é arte digital?
08/02/2018
Exibir Tudo

Em algum momento, você já parou para pensar em quais são os filmes com melhores efeitos especiais e como eles contribuíram para a evolução do cinema como conhecemos?

Talvez você não saiba, mas os efeitos especiais são utilizados nas filmagens desde os primórdios da sétima arte. Ao longo dos anos, eles melhoraram e ganharam destaque com o avanço da tecnologia.

Portanto, se você pensa em ser um profissional de audiovisual, confira esta lista com cinco filmes que marcaram época nesse quesito!

Imagem: starwars.com

1. Star Wars: Uma nova esperança [1977]

O episódio IV de uma das séries mais emblemáticas do cinema foi um divisor de águas entre os filmes de ficção científica. Com uso inteligente dos efeitos especiais, Star Wars revolucionou o gênero e conquistou diversos prêmios técnicos, tal como o Oscar de Efeitos Visuais.

Muitas partes do longa foram feitas em estúdio, sendo que as naves eram reproduzidas em várias escalas e as batalhas intergalácticas utilizavam chroma key, a popular tela verde. Outra curiosidade interessante é que o sabre de luz não passava de um bastão de madeira e o seu visual foi produzido por meio de rotoscopia, uma técnica para transformar filmagens em animações.

Imagem: konbini

2. Jurassic Park [1993]

Baseado no livro escrito por Michael Crichton, Jurassic Park foi um projeto bem ousado, afinal, como seria possível retratar animais que nenhum ser humano pode ver pessoalmente? O diretor Steven Spielberg contou com uma equipe de especialistas em stop motion e no desenvolvimento de bonecos que pudessem trazer à vida essas espécies extintas.

Muitos dos animais foram construídos por meio da técnica animatrônica, ou seja, uma mescla de eletrônica com robótica. Em diversas cenas, a computação gráfica foi necessária para complementar os movimentos dos bonecos em tamanho real e dar a impressão de que animais de verdade estavam interagindo com os atores.

3. Matrix [1999]

No final da década de 90, a internet ainda não era o sucesso que é hoje e as pessoas não faziam ideia do que poderiam esperar de Matrix nos cinemas. Porém, mal sabiam que o filme se tornaria uma baita referência para a cultura pop e até no desenvolvimento de jogos.

A cena do ator Keanu Reeves desviando das balas de uma pistola, por exemplo, é uma das mais memoráveis, pois influenciou muitas produções que vieram depois. Basicamente, a equipe de efeitos especiais utilizou da técnica bullet time, isto é, uma mistura de câmera lenta com filmagens em sequência por diversos ângulos, além de cabos de aço para manter o equilíbrio de Reeves no cenário.

Imagem: Avatar Wiki

4. Avatar [2009]

O filme dirigido por James Cameron foi outro grande marco na indústria dos cinemas e, não à toa, detém a maior arrecadação de bilheteria da história, com mais de 2 bilhões de dólares. Avatar entrou na nossa lista dos filmes com melhores efeitos especiais por trazer novas perspectivas para os cineastas, principalmente no que se refere à modelagem 3D.

Com mais de 2000 cortes de efeitos especiais, a equipe de Cameron trabalhou muito com a captura de movimento dos atores, algo que contribuiu consideravelmente para as cenas serem tão reais. A arte digital produzida pelas empresas Weta e ILM fez com que o filme levasse a maioria dos prêmios técnicos do Oscar em 2010.

Imagem: whosthanny

5. A Origem [2010]

Por último, mas não menos importante que os demais filmes, temos uma obra que carrega uma percepção estranha e alucinante do mundo dos sonhos. O diretor Christopher Nolan, popular por roteiros intrigantes e cheios de criatividade, trouxe nesse filme um olhar diferente para os efeitos especiais.

O longa explora bastante a utilização da pós-produção, ao inserir imagens que complementam o enredo, tal como os prédios dobrando feito folhas de papel. Além disso, um eixo rotativo foi colocado no cenário para simular as cenas de antigravidade que os personagens de Leonardo DiCaprio e Joseph Gordon-Levitt protagonizaram.

Para concluirmos, perceba que cada filme teve a sua importância na história do cinema e colaborou para que tantas outras produções tivessem efeitos tão impressionantes quanto estes abordados no texto.

E aí, curtiu esta lista sobre filmes com melhores efeitos especiais? Quer entender um pouco mais do assunto? Então, aproveite a visita ao blog e veja como um designer gráfico pode trabalhar no mercado cinematográfico!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no curso START!