Deseja trabalhar com ilustração 3D? Saiba mais sobre o mercado agora mesmo! - Escola SAGA

Deseja trabalhar com ilustração 3D? Saiba mais sobre o mercado agora mesmo!

Você já ouviu falar em renderização em tempo real? Saiba mais aqui!
06/25/2020
História em quadrinhos e animação: entenda como é o mercado e a carreira nessa área
07/13/2020
Exibir Tudo

Deseja trabalhar com ilustração 3D? Saiba mais sobre o mercado agora mesmo!

As mudanças constantes no mercado de trabalho influenciaram no surgimento de novas profissões, proporcionando para a nova geração a chance de sair do óbvio e de alcançar diferentes objetivos. Esse é o caso de quem escolhe se dedicar à área da ilustração 3D!

Há algum tempo o entretenimento, marketing e publicidade trabalham juntos quando se fala em desenvolvimento de campanhas, ações e estratégias para alcançar seus públicos. Com a chegada das novas gerações essa demanda cresceu e foi aperfeiçoada.

Hoje vamos explicar tudo o que você precisa saber para ser um ilustrador especializado em 3D. Quer entender mais? Continue a leitura e prepare-se para o futuro!

O que faz um profissional de ilustração 3D?

Os avanços da tecnologia permitiram o desenvolvimento de ferramentas de animação, desenho e criação que facilitaram a vida dos profissionais de design. A partir da utilização desses softwares foi possível iniciar trabalhos de ilustração e, posteriormente, trabalhar com desenhos tridimensionais.

Um profissional de ilustração 3D é responsável por desenvolver, em forma de desenhos, uma solução para determinado problema, personagens animados e, inclusive, peças digitais em campanhas de marketing nas redes sociais.

Tudo o que um ilustrador precisa é de um computador, acesso à internet, mesa digitalizadora e muita criatividade para se destacar em um mercado que cresce a cada dia.

Qual é o perfil de um ilustrador?

Você provavelmente já escutou alguém falando a respeito de uma criança e citando que ela tinha a cara de um jogador de futebol ou que seria a próxima sensação das novelas de horário nobre. Contudo, ninguém comenta a respeito da descrição de algum profissional da área do design.

Isso acontece porque qualquer pessoa que queira trabalhar com ilustração 3D é capaz de alcançar os seus objetivos. Com muita dedicação, trabalho e estudo, é possível conquistar uma carreira de sucesso entre tantos profissionais que se dedicam à área.

Um ilustrador precisa aprender a contar uma história a partir da sua criação, independentemente de qual for o trabalho realizado. Um bom profissional é aquele que utiliza a sua criatividade para transmitir a mensagem desejada a partir de uma imagem de qualidade para o público-alvo.

A tecnologia está cada vez mais avançada e as plataformas de criação aparecem com novas tendências todos os dias. Portanto, um especialista de ilustração 3D precisa ter a disposição de sempre estudar e se atualizando para garantir que o seu trabalho continue à frente da concorrência.

Como é o mercado da ilustração 3D?

Apesar de ser considerado um trabalho novo quando comparado a outras profissões, os ilustradores encontram inúmeras possibilidades de emprego na área que escolheram, principalmente nas grandes cidades.

Para que você consiga compreender um pouco mais a respeito do mercado de trabalho, áreas de atuação e tudo o que envolve a ilustração 3D, separamos as principais informações para ajudar na escolha da sua profissão. Vamos começar?

Dificuldades

Assim como em qualquer outra área, também existem problemas e desavenças quando se fala em ilustração 3D. Alguns profissionais sentem a pressão do mercado que exige trabalhos cada vez mais elaborados e feitos com as últimas ferramentas desenvolvidas. Logo, absorver tanto conhecimento pode parecer difícil para quem não se dedica integralmente a um trabalho.

Outra dificuldade é o famoso bloqueio criativo que tantos profissionais afirmam sofrer em certos períodos, quando a capacidade de invenção parece desaparecer. Inovar o tempo inteiro exige muito de um profissional de criação, por isso, algumas pessoas sentem que o rendimento é prejudicado quando precisam trabalhar durante várias horas seguidas.

Existem novos computadores que oferecem inúmeras funcionalidades e memórias gigantescas para elaborar diferentes trabalhos ao mesmo tempo, o que deixa os olhos dos ilustradores brilhando. Contudo, esses produtos são caros, principalmente no Brasil, e adquirir uma máquina de qualidade pode exigir alto investimento.

Muita gente que pretende começar a trabalhar com ilustração 3D acredita que precisa iniciar a carreira utilizando o último computador e uma mesa digitalizadora de alta qualidade. Na verdade, é preciso apenas muita vontade de aprender e paciência para colher os frutos do trabalho no futuro.

Áreas de atuação

Uma das principais vantagens da ilustração 3D é que existem diversas maneiras de aplicar seu conhecimento no mercado de trabalho. O motivo dessa demanda de serviços é que um ilustrador com conhecimentos em criação tridimensional pode atuar em quase todos os setores do design.

É possível trabalhar em agências de publicidade, setores de marketing dentro de uma grande marca, emissoras de televisão, desenvolvedores de games, produtoras de filmes, escritórios de design de interiores e arquitetura etc. Ou seja, trabalho para um ilustrador é o que não falta nos dias atuais!

Aplicações

Como vimos nas áreas de atuação, a ilustração 3D oferece aos profissionais diversas possibilidades de carreira. É possível trabalhar em quase todos os setores do mercado,  desde comunicação visual até engenharia, utilizando a sua habilidade de criação para desenvolver imagens tridimensionais que representem um objeto, layout ou desenho.

Um ilustrador pode, inclusive, trabalhar com ilustração técnica 3D. Esse termo é utilizado para definir projetos que são criados para explicar processos e produtos que não podem ser entendidos apenas por meio da fala. Com um bom design uma empresa é capaz de conseguir o investimento necessário para desenvolver um novo item a ser produzido nas fábricas ou para aprovar uma campanha na qual os responsáveis ainda não haviam compreendido a importância.

A partir de um material elaborado utilizando a ilustração 3D é possível realizar apresentações em 360º com os mínimos detalhes a respeito do projeto criado. Dessa forma, a empresa consegue atingir seus objetivos, priorizando a compreensão clara das suas finalidades e transmitindo a maior quantidade de informações possíveis ao público-alvo.

Esperar pelo mercado de trabalho já não é mais uma opção. É preciso muito estudo para se destacar com a ilustração 3D. A boa notícia é que existem diferentes cursos de alta qualidade que proporcionam aos alunos o conhecimento necessário para alcançar seus objetivos profissionais. Não perca tempo e comece a sua preparação agora mesmo!

O que acha da ideia de se especializar em ilustração 3D? Entre em contato com a nossa empresa e conheça os cursos profissionalizantes que oferecemos para pessoas como você!