Fique por dentro dos principais bancos de vetores pagos e gratuitos - Escola SAGA

Fique por dentro dos principais bancos de vetores pagos e gratuitos

14 easter eggs incríveis em filmes e animações famosas
03/02/2020
Veja quais são os 7 personagens nerds mais conhecidos no mundo
03/02/2020
Exibir Tudo

Fique por dentro dos principais bancos de vetores pagos e gratuitos

Se você está em busca de um local que armazena imagens free para usar em diversos tamanhos, então, você precisa de um banco de vetores gratuitos. Mas também existem bancos pagos com uma infinidade de opções e recursos.

Sabe aquela imagem que nunca estoura, mesmo você usando num outdoor ou num cartão de visitas? O segredo para fugir dos temíveis pixels, identificados naqueles pequenos quadradinhos de cor, são os vetores. Eles são utilizados na criação de desenhos vetoriais e podem ser criados em programas como Adobe Illustrator e CorelDRAW.

Sabemos o quanto eles podem fazer uma grande diferença no resultado do seu job e, neste artigo, trouxemos várias opções de bancos de vetores. Esses recursos vão enriquecer ainda mais seu processo criativo, sem sombra de dúvida. Então, vamos lá?

Confira 4 bancos de vetores gratuitos

A principal característica dos bancos free é que você pode fazer download gratuito dos vetores. Eles são ótimos para designers iniciantes na carreira, que ainda não têm tanta verba para investir em recursos pagos. Abaixo, listamos 4 bancos de vetores gratuitos que você pode confiar. Então, aproveita e já salva logo nos seus favoritos.

1. Vexels

Vexels oferece diversas imagens organizadas de acordo com as categorias. Você pode baixar tanto vetores quanto gráficos prontos. Além disso, o site oferece a possibilidade de fazer edições ainda online. Assim, você faz download do vetor já com os elementos customizados.

Você pode filtrar suas opções clicando em “descobrir”. No entanto, as primeiras opções da plataforma serão sempre as versões premium. Para visualizar as gratuitas, basta rolar a página para baixo.

2. Stockio

Com o Stockio, você ganha um banco repleto de opções gratuitas sem aqueles incansáveis pop-ups desesperados para você assinar a versão paga. O que já era bom fica ainda melhor, pois você também não precisa criar login para fazer download.

Para encontrar seu vetor, faça uma busca no campo de pesquisas e selecione o formato desejado na seta ao lado. Mas como nem tudo são flores, deixamos a má notícia para o final: o material é livre apenas para uso pessoal.

3. Freepik

Freepik tem uma versão premium, mas também há ótimas opções na versão gratuita. Nesta, além de vetores, você também pode encontrar ilustrações e arquivos em formatos como “.ai, .eps, .svg”, entre outros. Também existem artes prontas que podem acelerar ainda mais sua produção.

Para encontrar os vetores no site, basta filtrar logo na tela inicial. Você clica em “todos os recursos”, escolhe a opção “vetores” e “grátis” e escreve seu objeto de pesquisa no campo de busca. Depois, é só clicar na lupa e baixar aquela que tem tudo a ver com sua arte.

4. Flaticon

Flaticon é um site incrível para encontrar elementos que vão deixar seu design impecável. É claro que eles se dividem entre versões free e pagas, mas também têm ótimas opções gratuitas para dar um up na sua arte digital.

A plataforma ainda não tem idioma em português, então, será preciso digitar o termo de busca em inglês. O mais legal do Flaticon é que as opções aparecem tanto unitárias quanto em packs, ou seja, pacotes semelhantes. Isso é ótimo para padronizar ícones, por exemplo.

Conheça também 4 bancos de vetores pagos

A qualidade das imagens é o primeiro ponto a ser considerado num trabalho de design. Afinal, isso compromete toda a sua arte e demonstra o quanto você manda bem no que faz. E, nesse quesito, confessamos que um banco de vetores pago oferece um leque de recursos. Conheça 4 opções com o melhor custo-benefício

1. VectorFresh

VectorFresh é um banco com uma proposta inusitada. Em vez de vender — por exemplo, cada vetor ou um pack —, ele oferece 55% de desconto no valor dos vetores, mediante a assinatura da plataforma.

O plano é anual e você pode fazer 100 downloads por mês. Com isso, há arquivos que podem ser adquiridos por U$0,04. São quase 2 milhões de vetores de altíssima qualidade à sua escolha.

2. iStockPhotos

iStockPhotos oferece uma opção mais flexível, quando comparadas com as demais. Você pode comprar créditos para adquirir os vetores do site ou fazer uma assinatura que garante de 10 a 750 imagens mensais, de acordo com o plano escolhido.

O banco de vetores é muito rico, separado por categorias. Além disso, você pode fazer edições ainda online, direto no iStock Editor. Para acessar a versão em português, basta alterar o idioma no rodapé do site.

3. GraphicRiver

Se você busca um site que possa ordenar a busca por preço, com o GraphicRiver isso é possível. Assim, você pode encontrar vetores de acordo com o valor que está disposto a pagar.

Esse banco oferece diversas opções vetorizadas, como logotipos, templates prontos e ícones. As imagens são a partir de U$10 e o site também tem vários tutoriais para ajudar a enriquecer seu trabalho.

4. Adobe Stock

Por fim, a nossa lista termina com um site muito conhecido pelos designers, a Adobe Stock. Esse banco é recheado de opções, como vetores editáveis, ilustrações digitalizadas e feitas à mão livre.

Você consegue adquirir as imagens por meio da compra de pacotes de crédito ou no modelo assinatura, que pode ser mensal ou anual. O legal é que a Adobe Stock oferece uma avaliação gratuita de 1 mês para testar os recursos da plataforma.

Saiba como escolher o melhor banco de vetores

Os sites que oferecem imagens vetoriais têm uma gama de opções feitas por designers e ilustradores profissionais. É um ótimo recurso para incrementar seu projeto por meio de artes com elementos gráficos bem distribuídos e combinação de cores na mais perfeita harmonia.

A maior vantagem dessas plataformas é, sem dúvida, usar imagens livres de direitos autorais. No entanto, alguns bancos gratuitos, apesar de liberar o uso, solicitam os créditos do autor — o que nem sempre é possível fazer, dependendo do projeto. Então, os bancos pagos, também, são melhores quando a arte for para uso comercial.

Outra desvantagem dos bancos gratuitos é o aumento da chance de encontrar outra arte parecida com a sua. Por serem frees, muitas pessoas utilizam essas plataformas, perdendo um pouco a originalidade do seu projeto.

Os bancos pagos, por sua vez, têm mais recursos e exclusividade. Então, considere os seguintes aspectos antes de optar por um:

  • escolher sites com alta demanda de recursos e opções;
  • testar a qualidade das imagens antes de fazer uma assinatura anual;
  • avaliar o custo unitário em relação à compra de pacotes, créditos e mensalidades.

A melhor maneira de garantir a qualidade do seu design, ao trabalhá-lo em diferentes tamanhos, é investindo em vetores. Por serem feitos de cálculos matemáticos, eles têm a proporção que você precisa para esticar e diminuir o tanto que for necessário.

Nesse quesito, você pode optar por um banco de vetores gratuitos, que têm várias opções para download free, ou investir em um pago, com diversas alternativas mais específicas. Assim, você ganha tempo ao encontrar vetores de qualidade, além de dispor de outras opções, como ilustrações, logotipos e templates.

Gostou da nossa lista de vetores? Se você tem outros para indicar, responde aqui nos comentários e ajude outros designers também!