Quais as possibilidades de atuação na carreira em design?

Quais as possibilidades de atuação na carreira em design?

Advergames: conheça 3 cases de sucesso de empresas
07/05/2018
Exibir Tudo

Para aqueles que são criativos, procurar uma profissão onde possam exercitar essa habilidade é um desafio. Exercitar a imaginação e encarar novos desafios é o que torna o trabalho divertido. Você deseja isso para sua jornada profissional? A carreira em design pode ser a certa para você criar e inovar!

A cartela de possibilidades de trabalho para o profissional de design é extremamente ampla. Existem muitas áreas onde o designer pode desenvolver seus projetos e fazer suas criações. Desde desenhar peças industriais a desenvolver games digitais.

Conheça 4 opções de carreira para design

Cada vez mais nichos precisam contar com um designer. O que amplia a gama de possibilidades para o profissional trabalhar. Conheça as possibilidades para empregar seu talento e criatividade abaixo!

Design de Games

O design de um jogo envolve a concepção, criação e coordenação do game. O game designer tem como função desenvolver todo o projeto de interface, elementos de interatividade, entretenimento para o jogo, a fim de diferenciar a experiência do usuário.

Em outras palavras, é o profissional que está a frente do projeto do game. Dele surgem desde a idealização da mecânica até a determinação do visual. A partir do planejamento, toda a criação do jogo é feita pelos demais profissionais. Posteriormente, suas ideias são repassadas para a equipe e o jogo começa a ser desenvolvido.

No entanto, é preciso ficar atento para não se confundir. O designer de games não é o responsável por criar as artes gráficas dos jogos. Essa tarefa é função do designer gráfico.

Imagem: Coletiva

Design Gráfico

O designer gráfico formula toda a parte visual e artística de logotipos, outdoors, publicações de revistas, jornais, jogos, etc. A principal função é, de maneira resumida, desenvolver a identidade visual e o conceito de uma publicação.

É possível atuar em agências de publicidade, revistas, jornais, editoras e até mesmo desenvolver seu trabalho de maneira autônoma ou freelancer. Ou seja, há um enorme mercado para desenvolver essa atividade.

Imagem: Otakumode

Designer Digital

O especialista atua na criação de animações digitais, utilizando-se de vídeos. Basicamente, sua tarefa é desenvolver a concepção artística e audiovisual de filmes, propagandas, animações, sites, aplicativos e uma infinidade de layouts referentes ao mundo digital. O designer digital também pode atuar como videografista!

Imagem: Yanko Design

Designer Industrial

Todos os itens produzidos precisam ser idealizados, tendo suas funções e usabilidade para o consumidor bem estabelecidas. Esse é um dos principais papéis do designer industrial. Seu conhecimento é aplicado de modo a conceber um produto útil e interativo.

Além disso, objetos do nosso cotidiano, como móveis, eletroeletrônicos, ferramentas etc também passam por um designer para ter sua aparência transformada e melhorada. Assim, os consumidores ficam atraídos tanto visualmente, como por sua usabilidade e ergonomia. Aumentando o índice de venda dos itens.

As possibilidades de atuação neste nicho são muitas, podendo o profissional escolher entre diversos segmentos da indústria. As opções vão do desenvolvimento das funcionalidades do produto à projetar peças ou utensílios domésticos.

A carreira em design possibilita diversos nichos para o profissional explorar sua criatividade e habilidade. Escolher essa profissão é o caminho certo para quem quer utilizar-se da imagem para encantar e entreter. Fazendo o curso certo, todo o seu potencial pode ser utilizado para desenvolver belos trabalhos!

Tem vontade de usar a sua criatividade como designer atuando no ramo cinematográfico? Leia o nosso artigo, saiba mais sobre essa carreira e qual o papel do design nesse segmento! Também temos o curso ideal para você que quer começar a aprender sobre o mundo das artes digitais. Confira o START!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no curso START!