Transformar hobby em carreira? Dicas para apaixonados por games

Transformar hobby em carreira? Dicas para apaixonados por games

Você sabe o que é arte digital?
08/02/2018
5 principais filmes de animação japoneses que você precisa conhecer
08/24/2018
Exibir Tudo

Você sabia que é possível transformar hobby em carreira e ainda conquistar sucesso e reconhecimento por isso? Neste texto, vamos apresentar as principais profissões que oferecem essa possibilidade para os futuros profissionais.

As mudanças no mercado de trabalho acompanham o desenvolvimento de novas tecnologias e tendências. Dessa forma, é preciso que os jovens busquem as áreas que mais demandam profissionais para conquistarem bons empregos.

Em razão disso, os futuros profissionais descobriram a possibilidade de transformar o hobby em carreira, fazendo com que o trabalho se torne ainda mais produtivo e divertido. Quer saber como? Continue a leitura!

Imagem: Seamedu

Como um hobby pode se transformar em carreira?

Muitos jovens acabam se assustando quando se fala de mercado de trabalho. A razão desse medo na hora de escolher a profissão está relacionada à ligação que as pessoas fazem ao associar um emprego a uma atividade chata ou entediante.

No entanto, o mercado de trabalho evoluiu e novas profissões surgiram, passando a oferecer para os jovens profissionais diferentes oportunidades de empregos. Foi por isso que a ideia de transformar hobby em carreira se tornou possível para muita gente.

Hoje em dia é fácil encontrarmos pessoas que deixaram seus empregos para abrir uma microempresa e começar um negócio por conta própria. O motivo? As diversas possibilidades e facilidades para investir em áreas com grande procura do público atualmente.

Pintura Digital feita pelo Matheus Figueredo de Alencar, da SAGA Recife.

Imagem: F-Sport.

Quais carreiras oferecem essas vantagens?

Existem diversas áreas que possibilitam ao profissional a oportunidade de transformar o seu hobby em um trabalho. A seguir, separamos quais são esses principais segmentos e apresentamos as qualificações necessárias.

Game designer

Essa é uma das profissões mais procuradas pelo mercado do entretenimento atualmente. Os jogos estão por todas as partes e as empresas desenvolvedoras buscam profissionais especializados e criativos.

Um game designer é responsável por todo o processo de um jogo, desde a sua pré-produção até a hora de lançar o produto para os usuários. É ele o profissional que define temática, regras, personagens, níveis e ambientação de todo o game.

Artista gráfico

A sua ideia é transformar o seu hobby em carreira para trabalhar com criação? Essa pode ser a área ideal para você! O artista gráfico é responsável por definir toda a estética de um game.

O profissional que trabalha nessa área para desenvolver um jogo é responsável por criar a identidade e a comunicação visual do game, assim como formas, paletas de cores, ilustrações 2D ou modelagens 3D.

Game tester

Imagine construir a sua carreira testando os protótipos dos próximos jogos que estão sendo criados pelas grandes marcas? Esse é o trabalho de um game tester! Esses profissionais são responsáveis por experimentar as ideias das empresas e avaliar a qualidade dos produtos.

Os game testers avaliam jogabilidade e velocidade, além de procurarem falhas e defeitos que possam atrapalhar a diversão dos jogadores. A partir desse teste, eles realizam uma avaliação completa para que as empresas consigam ajustar e melhorar a qualidade do produto.

Desenvolvedor

Os desenvolvedores trabalham em conjunto com engenheiros e designers. Eles trabalham para criar mecanismos de jogos que estejam de acordo com as necessidades e desejos do público fiel dos games.

Um desenvolvedor precisa de conhecimento em temas, como Experiência do Usuário (UX), programação e linguagens de computação como Java Script.

As demandas para essa lista de profissões que citamos ao decorrer do texto são enormes. Os jovens que desejam transformar hobby em carreira nessas áreas conseguem empregos em produtoras de jogos, agências de mídia digital, escritórios de design e estúdios de animação.

Gostou da ideia de transformar o hobby em carreira? Então compartilhe este texto em suas redes sociais e apresente essa ideia aos seus amigos!

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso PLAYGAME!