O segmento dos games não para de crescer, atraindo a atenção de milhares de pessoas ao redor do mundo. Por isso, os jogadores aprenderam a unir o útil ao agradável e passaram a disponibilizar vídeos de games no YouTube, fazendo dessa divertida prática uma profissão capaz de render bastante dinheiro!

Pensando no assunto, criamos o texto a seguir para mostrar o funcionamento do mercado e ajudar quem pretende iniciar o desenvolvimento do próprio conteúdo! Então, se o seu sonho é trabalhar com o que gosta e ainda receber o reconhecimento do mundo dos gamers, este post é para você! Continue a leitura e entenda como ser um youtuber gamer!

Como funciona o mercado de games?

Há algum tempo, poucas pessoas acreditavam que os jogos poderiam crescer tanto a ponto de ditarem uma transformação na indústria do entretenimento voltada para o setor.

O que aconteceu, na verdade, é que o surgimento de novas tecnologias e softwares de produção permitiram o desenvolvimento de superproduções que ganharam o mundo.

Os games são criados por produtoras que elaboram versões ultrarrealistas de competições de futebol, corrida, lutas e também jogos inspirados em filmes de sucesso, como é o caso de Toy Story e Homem-Aranha.

A criação dos games que fazem sucesso a nível global é demorada e demanda pesquisa, desenvolvimento e testes. Como consequência disso, o processo movimenta muitos profissionais e gamers até que a última versão seja lançada.

Quais são os primeiros passos para ser um youtuber gamer?

Conforme mencionamos, com a expansão do mercado de games e o avanço dos meios de comunicação digitais, surgiu uma nova possibilidade. O YouTube se transformou em uma ferramenta de trabalho para os jogadores, que publicam seus vídeos online na plataforma.

O crescimento dos influenciadores digitais também chegou ao mundo dos games. Atualmente, existem diversas personalidades que são reconhecidas no ramo por criarem conteúdos voltados aos jogos no ambiente virtual.

Você quer saber como ser um youtuber gamer para compartilhar seus vídeos e seu hobby com milhares de pessoas? Na sequência, separamos algumas dicas essenciais para começar com o pé direito.

Defina o estilo do seu canal

Quais são os seus jogos preferidos? Pois, a escolha do segmento de game que mais combina com o seu perfil é um passo essencial no aprendizado sobre como ser youtuber gamer.

Essa definição auxilia na hora de criar o conteúdo a ser divulgado e identificar quais são os usuários que tendem a manifestar interesse pelo material no seu canal.

Portanto, analise se o seu estilo está mais ligado, por exemplo, a jogos de futebol, luta, filmes, guerra etc. Em seguida, escolha de que maneira esses conteúdos serão abordados durante os vídeos, tanto por meio de tutoriais quanto de apresentações de ferramentas, demonstrações de técnicas e dicas.

Conheça todas as ferramentas necessárias para ser um youtuber

Trabalhar com produção de vídeos é bastante divertido e garante uma imensidão de possibilidades para quem se aventura nesse meio. Contudo, vale a pena traçar uma ideia de como opera a ferramenta do YouTube e do que é preciso para ao menos começar a criar os materiais.

O primeiro passo consiste em entender o funcionamento dos games que você pensa em apresentar aos espectadores. Ter o conhecimento avançado a respeito dos jogos é essencial para transmitir autoridade no assunto.

Depois, é preciso conhecer um pouco sobre produção e edição de vídeo para que o seu canal ganhe visibilidade e admiração do público.

Não se faz necessário investir em uma supergravação logo nos primeiros vídeos, mas os seguidores gostam de notar evolução crescente na qualidade dos materiais. Portanto, é interessante buscar a melhora contínua.

Crie um relacionamento com a sua audiência

A internet permitiu uma aproximação muito interessante entre pessoas do mundo inteiro. O melhor: tudo isso a partir de apenas alguns cliques ou palavras.

Hoje em dia, é possível conversar com qualquer pessoa em outro país sem precisar sair de casa. Essa troca de informações e culturas ajuda bastante quem quer saber como ser um youtuber gamer.

Priorizar a interação com o público que dedica tempo para assistir aos seus vídeos e comentar lançamentos nas redes sociais é uma ótima maneira de gerar engajamento.

Além disso, quanto mais as pessoas se identificarem com o seu perfil e criarem uma imagem positiva do trabalho, mais chances você tem de garantir que os usuários promovam o canal.

Escolha jogos interessantes

Quais são os seus games favoritos? O que está crescendo sem parar no gosto do público? E as produtoras mais valiosas do mercado atual? Ter a resposta para essas perguntas auxilia no processo de escolha das produções abordadas no seu canal.

Divulgar dicas sobre lançamentos, apresentar tutoriais de jogos e revelar segredos para obter melhores resultados nos games do momento representam ótimas estratégias para atrair novas visualizações.

Quanto mais relevante para a audiência for o jogo escolhido, junto de um conteúdo de qualidade e uma edição atraente, melhores tendem a ser os resultados alcançados. Isso também eleva as suas chances de conseguir parcerias futuras para atividades como game tester e divulgação de novos lançamentos das produtoras.

Invista em novos equipamentos

Não é necessário comprar instrumentos caros antes mesmo de começar a produzir os seus vídeos. No entanto, como citamos acima, os espectadores gostam de acompanhar o crescimento dos youtubers gamers e isso se nota a partir da qualidade das produções.

Depois de alcançar as suas primeiras metas, comece a fazer planos de investimentos capazes de proporcionar qualificações reais nos seus resultados.

Por exemplo, adquira câmeras que gravem com eficiência superior, microfones, novos monitores para transmitir os jogos e quaisquer outros equipamentos que aprimorem o seu trabalho.

Publique com frequência

Nada de criar um canal para publicar vídeos a cada seis meses, sem planejamento ou programação alguma. Outro passo essencial na caminhada de como ser um youtuber gamer consiste em elaborar e seguir uma rotina junto dos espectadores.

O desenvolvimento de um calendário de publicações é primordial para fixar o seu canal na memória dos usuários e assegurar que o público lembre que, pelo menos uma vez por semana, ou a cada quinze dias, um novo material será divulgado.

Mesmo que às vezes pareça que não há conteúdo suficiente à disposição para pautar uma rotina consistente de gravação, tenha certeza de que, com criatividade e estudo a respeito de novos jogos, curiosidades e parcerias, os materiais não vão parar de chegar.

E os erros mais comuns nessa carreira?

Os primeiros passos servem, entre outras coisas, como aprendizado para qualquer profissional. Nesse estágio da carreira, erros são naturais, e você deve aprender com eles. De qualquer modo, listamos abaixo alguns dos mais comuns para facilitar sua trajetória inicial. Veja!

Não delimitar um nicho

Por mais que se tente agradar a diferentes públicos, não adianta lutar contra fatos, a produção de conteúdo na internet é voltada para nichos. Cada um encontra o seu e consome os materiais com os quais mais se identifica.

Desta maneira, jamais esqueça de definir o seu nicho. A clareza nesse sentido pode tornar o começo do canal mais difícil no sentido da cativação de audiência, mas, por outro lado, atrai usuários com probabilidade muito maior de fidelização.

No YouTube, canais que não esclarecem sua especialização, publicando vídeos de temas incoerentes entre si, retém menos público. Mesmo dentro do universo gamer, por exemplo, existem diversos nichos específicos. Pense nisso.

Esquecer da qualidade dos vídeos

Som, cenário, iluminação, enquadramento: tudo isso afeta a qualidade do vídeo. É impossível ser bem-sucedido no YouTube sem dar total prioridade a esses aspectos que, em conjunto, definem o poder de impacto do conteúdo.

A ideia principal, claro, costuma estar na mensagem transmitida, ou seja, na ideia do material. No entanto, se o vídeo apresentar luminosidade escura, ruídos ou falta de clareza no áudio, formato desproporcional à tela da plataforma e um cenário cheio de distrações, a intenção do conteúdo se perde.

Produções audiovisuais carregam sempre essa necessidade, mas você não precisa ser um mestre no assunto. Afinal de contas, é tudo bem simples e objetivo:

  • use uma câmera eficiente e bem posicionada, com estabilidade;
  • selecione um local iluminado e organizado para gravar;
  • caso sofra pela falta de equipamentos, seja criativo e improvise;
  • na dúvida, faça o enquadramento mais simples, com o foco no centro, ou pesquise sobre a chamada regra dos terços;
  • invista em um microfone de lapela para qualificar o áudio.

Ignorar o poder das CTAs

Produção de conteúdo na internet é, entre outras coisas, geração de engajamento. Você precisa manter a audiência conectada ao seu canal, assistindo a novos vídeos, deixando o famoso like e compartilhando o material com amigos nas redes sociais.

Para isso entram em cena as Call To Action, ou CTAs. No bom português, as chamadas para ação são espécies de ”convites” para que os usuários continuem interagindo com o seu canal de diferentes maneiras. Além dos exemplos já citados acima, você pode apostar em qualquer tipo de ação que alimente um ciclo positivo.

No YouTube, CTAs desempenham função vital para a evolução constante do canal. Indo mais adiante, essa conexão criada entre os próprios conteúdos transmite uma sensação de profissionalismo ao público, fomentando ainda mais o engajamento.

Não seguir um roteiro

Calma! Roteiro não necessariamente tem algo a ver com cinema, novela ou outra produção audiovisual de proporções chiques e gigantescas. Muito menos orientações técnicas, na verdade.

A ideia de seguir um roteiro para gravar vídeos para YouTube se fortalece pela simplicidade e consequentes benefícios que essa prática garante ao longo do processo de criação de conteúdo:

  • ganho de tempo;
  • estimativa precisa da duração do vídeo antes do início da gravação;
  • mais objetividade, sem esquecimentos ou fugas do tema;
  • menos cortes, o que facilita a edição.

Aprender como ser um youtuber gamer pode parecer uma missão quase impossível, mas nada fica totalmente fora de alcance quando você é um expert em jogos e deseja transmitir o seu conhecimento para novos jogadores.

Sendo assim, não perca tempo e invista em seu futuro como influencer digital. A sua trajetória de sucesso está prestes a começar!

Quer saber mais sobre como alcançar o sucesso com um canal no YouTube? Então, aproveite a visita ao blog e, para conferir outros conteúdos de valor, curta a página da Escola SAGA no Facebook!

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