Descubra agora como escolher o melhor programa de edição de vídeo Escola SAGA
Afinal, o que é Rigging e como ajuda na criação de personagens?
06/28/2019
O crescimento do mercado de games no Brasil
08/14/2019
Exibir Tudo

Independente do nicho de atuação, cada produtor de conteúdo tem um processo próprio para criar um vídeo, que começa na elaboração do roteiro e finaliza com a publicação. Por isso, se você é um iniciante na área, não acredite em uma fórmula pronta para o sucesso, nem um programa de edição de vídeos melhor ou pior.

No entanto, a escolha do software é uma dúvida muito comum, afinal, existe uma grande variedade de editores no mercado. Cada um com sua interface, funcionalidade e preço.

Por isso, é comum ter dúvidas na hora de escolher o melhor programa de edição de vídeo para começar a criar conteúdos. Mas, não se preocupe, o post de hoje vai te ensinar tudo que você precisar para fazer a escolha certa!

A importância de escolher o programa de edição de vídeo

Os conteúdos em vídeos vêm ganhando força em praticamente todas as redes sociais, por conseguir retratar com maior precisão as informações e sentimentos. E quem faz parte do segmento audiovisual já conhece a importância da edição de vídeos para garantir o sucesso do seu conteúdo.

A grande variedade de ferramentas de edição pode tornar a tarefa de encontrar o melhor programa de edição de vídeos complicada. Mas, tenha em mente que de nada adiantará contratar o software mais caro, se você não dominar as funcionalidades do programa.

Por isso, é muito importante encontrar um editor de vídeos que seja ideal para as suas necessidades e conhecimentos.

Cada ferramenta oferece suas funcionalidades, nível de dificuldade e limitações. Avaliar esses aspectos é imprescindível na hora de escolher. Mas quais são os outros aspectos a se considerar?

Como escolher o melhor programa de edição de vídeos?

No geral, o nível de complexidade do software costuma indicar o grau de limitação de suas funcionalidades. Sendo assim, ferramentas mais simples são indicadas para quem está começando, mas possuem limitações quando comparada às mais complexas.

Além disso, existem outros fatores importantes que podem pesar na hora da decisão. Conheça-os nos tópicos a seguir.

Custo-benefício

O custo-benefício do programa de edição de vídeo é o primeiro aspecto que deve ser levado em consideração na hora de escolher a ferramenta adequada. Mas como avaliar o preço de um software?

Para isso, é importante observar a quantidade de funcionalidades do programa, suas exclusividades e principalmente o desempenho. Quanto mais complexa for a sua demanda, maior será a necessidade por um programa mais completo.

Processador do computador

Quando o assunto é programa de edição de vídeos, o processador ou CPU, é um dos fatores mais decisivos no desempenho da ferramenta. Afinal, durante as renderizações, ele não para de trabalhar.

O processador é a peça responsável por preparar, endereçar e otimizar as solicitações de dados. E isso acontece por dois fatores: o número de núcleos e a velocidade de processamento, quanto mais, maior será o desempenho da máquina para edição de vídeos.

Para contar com um bom desempenho, o mais recomendado certamente será um Intel® Core® i7:

  • i7-8700K – 4.5 GHz (8º Geração);
  • i7-7700 – 3.6 GHz (7ª geração);

No entanto, os dois modelos apresentam um custo elevado, o que faz com que muitos profissionais optem pelos processadores Intel® Core® i5.

Memória RAM

Outro aspecto de extrema importância na hora de escolher o melhor programa de edição, é a memória RAM da sua máquina.

Essa é a peça que determina a performance do seu computador para executar diferentes tarefas, possibilitando o uso de vários programas simultaneamente. Ou seja, quanto maior for a sua memória RAM, melhor será a performance para editar sem comprometer o desempenho.

É possível começar com 8GB, mas se o seu objetivo é um desempenho liso, o mais recomendado pode ser 16GB de RAM (em alguns casos será necessário, até mesmo, 32GB.)

Monitor

Por último, mas não menos importante, temos o monitor, que pode não ser a parte mais importante, mas é preciso considerar que o conteúdo será visualizado nele. Os modelos básicos devem ser utilizados para o cotidiano, já na edição de vídeos, as cores vivas e formas são fundamentais.

Por isso, também é importante pensar no monitor que será utilizado, além disso, optar por duas telas pode facilitar consideravelmente o seu trabalho. Lembrando sempre de priorizar uma boa resolução e, com certeza, os monitores 4K são os mais recomendados.

No entanto, também é possível alcançar bons resultados em modelos intermediários, tudo depende do seu budget para os equipamentos de trabalho.

Agora que você já sabe os principais pontos para nortear a sua escolha, confira o que oferecem alguns deles nos tópicos a seguir.

 

Qual programa de edição de vídeos escolher?

Não existe o melhor programa, mas sim o mais adequado para você. Para facilitar a sua procura, verifique os que listaremos abaixo.

Adobe Premiere Pro

Uma das opções mais populares comercialmente, o Adobe Premiere Pro é o programa de edição de vídeos profissionais do pacote Adobe. Sendo compatível tanto para MAC quanto para Windows, além de vários aplicativos gráficos.

Possui uma série de recursos avançados, como a ferramenta que identifica faces, objetos e elimina espaços vazios de forma automática. Por se tratar de uma ferramenta profissional, conta com uma enorme variedade de efeitos.

iMovie

O iMovie é a ferramenta de edição de vídeos da Apple, que tem uma interface bastante intuitiva, porém com funcionalidades mais básicas. Por exemplo: cortes, inserir áudio e, até mesmo, alguns efeitos. No entanto, tem certas limitações referentes aos formatos de vídeos suportados na importação.

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é o programa de edição de vídeos nativo do Windows. Assim como o iMovie, tem funções limitadas, sendo indicado apenas para trabalhos simples.

Independente da ferramenta escolhida por você, é importante entender que não existe o melhor programa de edição de vídeos. Mas sim o mais indicado para você, seu nível de conhecimento e necessidades. Um vídeo de qualidade não necessita de uma ferramenta super completa e cara, tudo depende da sua criatividade e capacidade de produção.

 

 

Chegamos ao fim de mais um post, mas você não precisa parar de aprender sobre o mundo do audiovisual! Confira o nosso post com 7 dicas para criar o design de personagens de games.