Conheça a versatilidade e as principais utilizações do Photoshop Escola SAGA

Conheça a versatilidade e as principais utilizações do Photoshop

Jogos na educação: 4 motivos para se especializar nesse mercado
05/13/2019
Tudo o que você queria saber sobre Pintura Digital. Confira!
05/20/2019
Exibir Tudo

Os usos do Photoshop variam conforme as áreas que utilizam as suas funcionalidades para exercer diferentes atividades. Contudo, o software se faz cada vez mais presente para a criação de materiais e sempre promove atualizações interessantes para os seus usuários.

O programa já está presente na vida de muitos profissionais há anos e busca a inovação instantânea para acompanhar as novas necessidades do público. Sendo assim, preparamos este texto para você entender um pouco mais sobre os diferentes usos do Photoshop no mercado!

Quer saber mais? Confira o material que preparamos especialmente para você conhecer mais da ferramenta!

Qual é a história do Photoshop?

O software começou a ser trabalhado em 1987, com uma versão de teste e depois foi promovido oficialmente em 1990 pela Adobe com o seu modelo 1.0, que inicialmente era apenas voltado para computadores Mac OS. Sendo assim, é uma das plataformas mais antigas para a edição de imagens.

Embora naquela época não existissem muitas tecnologias para fotografias de alta qualidade ou computadores preparados para comportar grandes arquivos, o Photoshop já foi um passo significativo nessa evolução.

Depois disso, os seus desenvolvedores continuaram trabalhando para aprimorar a qualidade do software, mas só em 1994 quando a Apple lançou o Macintosh Quadra é que foi possível iniciar os trabalhos com imagens coloridas e em 300 dpi, mas ainda assim era difícil editar alguns projetos que exigiam muitas ferramentas de tratamento para fotos e mídias de transporte dos arquivos.

Atualmente, na versão CC 2018, lançada em outubro de 2017, muitos profissionais e usuários que usam o software como hobby já conseguem desempenhar centenas de atividades e compartilhar os seus trabalhos com o mundo em segundos.

Quais são os principais usos desse software de edição?

Agora que você já sabe um pouco mais da história do Photoshop, vamos focar em quais são as principais ações que você pode realizar ao contar com o auxílio da ferramenta no seu dia a dia. Olha quanta coisa legal e interessante!

Modelagem 3D

Imagens tridimensionais, projetos para construções e decoração interna fazem parte da rotina de quem trabalha com o uso do Photoshop. Sendo assim, a possibilidade de desenhar objetos em três dimensões e ainda fazer com que essa criação fique animada para que os clientes possam ter uma ideia mais realística dos trabalhos transformou o mercado.

A partir da modelagem 3D, as construtoras conseguiram, por exemplo, elaborar tours virtuais para construções que ainda nem saíram do papel, oferecendo uma experiência cada vez mais completa aos clientes, além de mostrar uma imagem mais atual de como o consumidor está buscando soluções imediatas e práticas.

Edição de fotos

O tratamento de imagens é uma polêmica que envolve o uso do Photoshop há alguns anos. Isso acontece porque muitas empresas usam a ferramenta para alterar os corpos dos seus modelos, transmitindo mensagens que nem sempre estão de acordo com a realidade da sociedade.

Esse assunto já foi debatido até mesmo com uma proposta de Projeto de Lei (6853/10), que exigia que todas as imagens que fossem tratadas apresentassem uma mensagem de aviso para o consumidor. Contudo, esse tema ainda não foi aprovado pela Câmara.

No entanto, a edição de fotos vai além de manipular os corpos dos modelos, pois esse trabalho também inclui a melhoria na iluminação, a correção de manchas na fotografia e o alinhamento de cores. Sendo assim, quando se trata do uso do Photoshop para inovar nos retratos, as opções são quase infinitas e dependem apenas da sua criatividade.

 

Criação de peças publicitárias

A publicidade tem grande participação nos diferentes usos do Photoshop, pois a maioria das empresas e marcas utilizam esse software para criar as suas peças, como folders, anúncios de display, publicações nas redes sociais etc.

O Photoshop oferece a possibilidade de incluir e desenhar diferentes tipografias, além de desenhos de objetos, mistura de cores e quaisquer outras ideias que surjam na equipe de criação para adequar o arquivo às expectativas dos clientes.

A possibilidade de criar artes em RGB (difundido no meio digital) e CMYK (usado para impressão) também auxilia os designers que podem preparar os seus trabalhos de acordo com o objetivo do cliente, seja imprimir, seja publicar a peça na internet.

Restauração de imagens

Sabe aquelas fotografias antigas da família que os seus pais ficam com dó de jogar fora, mas que já estão danificadas com o tempo? O Photoshop também é utilizado nesses casos, pois as suas ferramentas de restauração são capazes de transformar uma imagem antiga e sem cores em um retrato que parece ter sido registrado com uma câmera de última geração.

Essa função permite que as fotografias possam durar para sempre, junto com as suas memórias de bons momentos.

 

Quais mudanças podemos esperar para o Photoshop?

As novas tecnologias estão aparecendo em uma velocidade surpreendente, além disso, essas mudanças exigem que as ferramentas sejam aprimoradas cada vez mais. Sendo assim, os desenvolvedores do software trabalham com uma grande equipe para conseguir atender todas as demandas.

Algumas novas possibilidades estão a caminho, como é o caso das versões de Photoshop para iPads, que facilitarão as atividades de quem deseja trabalhar de qualquer lugar do mundo sem precisar carregar um notebook. Além disso, a inteligência artificial é uma das principais metas dos desenvolvedores na busca por oferecer um software que reconheça as ações dos designers de maneira automática.

Sem dúvidas, os designers ainda têm muito o que criar usando essa plataforma e o futuro está cada vez mais perto com os avanços das ferramentas e o empenho dos seus criadores em proporcionar diferentes funcionalidades de maneira simples e interativa.

Podemos concluir que, independentemente do setor no qual você atua, seja com fotografia, nas diferentes possibilidades de carreira em design, criação de games, edição de imagens e uma infinidade de possibilidades, os diferentes usos do Photoshop contam com uma vantagem para facilitar o seu trabalho. Por isso é tão importante sempre buscar novos cursos e oportunidades para expandir o seu conhecimento e desenvolver trabalhos mais relevantes!

O que você achou deste texto? Gostou e quer aprender mais sobre o Photoshop? Para ser um profissional de qualidade, é essencial buscar conhecimento. Então conheça o nosso curso e saiba como se tornar um artista digital completo!

 

Gostou das dicas? Agora é só preparar a pipoca e fazer uma maratona.

Start seu Futuro!

Vá até a escola SAGA mais próxima e matricule-se no Curso START!